3. Geral
  5. Transição de gestão do...

Transição de gestão do Hospital Regional de Araranguá deve ocorrer nos próximos dias

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, participou de audiência nesta quinta-feira, 1º, na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis, junto ao secretário Acélio Casagrande, sobre o Hospital Regional de Araranguá, cuja transição de gestão deverá ocorrer nos próximos dias.

Heriberto Schmidt demonstrou a preocupação da região com a possível troca de gestão, de que o atendimento na unidade hospitalar não seja prejudicado. A preocupação se dá porque o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), administrador desde o mês de janeiro de 2018 (inicialmente de forma emergencial), informou que deixará a gestão do HRA, com base em decisão tomada em Assembleia Geral do seu Conselho de Administração no dia 10 de outubro.

O segundo colocado na licitação foi o Instituto Maria Schmitt (Imas), que deverá assumir os trabalhos frente à administração da unidade hospitalar nos próximos dias. O Contrato de Gestão 001/SES/SC/2018 com o Governo do Estado é de cinco anos, podendo ser renovado. O Imas já é gestor do Hospital Santo Antônio, de Timbé do Sul, o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera, em Criciúma; e o Hospital Florianópolis.

De acordo com Heriberto Afonso Schmidt, é aguardado o parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado), solicitado pela comissão de licitação da Secretaria de Estado da Saúde, para que seja realizada ou não a rescisão do contrato com o Ideas e oficializada (caso a decisão da PGE seja favorável) a posse do Imas.

O Secretário de Estado da Saúde Acélio Casagrande confirmou ainda que todos os contratos em andamento com o Hospital serão sub-rogados, inclusive com os profissionais, ou seja, acontecerá a transferência dos mesmos de uma para outra Organização Social, para que que não haja perda de serviço. “Nosso objetivo é de que a transição seja feita de forma rápida, sem demissões e sem prejudicar os atendimentos”.

Heriberto Schmidt conta que a abertura da Policlínica regional será em breve, com início gradativo do atendimento das especialidades. “Os equipamentos já estão na SES para serem entregues na Policlínica. A Região deverá ser referência no Sul em serviços de oftalmologia, para atender os 44 municípios do sul de Santa Catarina, através de cirurgias de retina, de glaucoma, catarata, além de consultas e exames. Esta ação no Extremo Sul faz parte de um projeto de regularização da integralização da saúde nas regiões, reduzindo as filas de espera pelos procedimentos, que muitas vezes são realizados apenas na capital”. Ele lembrou ao secretário Acélio Casagrande que das 11 Policlínicas lançadas no Estado pelo Governo, apenas a de Araranguá foi construída, graças à agilidade da equipe da Secretaria Regional, que providenciou rapidamente toda documentação necessária, incluindo terreno e projetos, e fez a licitação na própria SDR.

O secretário da ADR agradeceu pela atenção dada pelo Governo do Estado à saúde da Região. “Quero agradecer ao secretário da Saúde, Acélio Casagrande e ao Governador Eduardo Moreira, por estas ações realizadas em favor da saúde do Extremo Sul”, concluiu Heriberto.

Informações adicionais para a imprensa

Leneza Della Krás

Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá