Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA realiza cadastro para...

IMA realiza cadastro para regularização fundiária das unidades de conservação estaduais

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) iniciou o processo para a regularização fundiária das Unidades de Conservação Estaduais. A primeira etapa é o cadastro dos proprietários de imóveis que estão no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Parque Estadual da Serra Furada, Reserva Biológica Estadual do Aguaí e a Reserva Biológica do Sassafrás. O cadastro deve ser feito neste site

A regularização fundiária é um trabalho a longo prazo que visa consolidar o domínio das Unidades de Conservação Estaduais, melhorando a preservação destas áreas e promovendo justiça social aos proprietários de terras. Estima-se que, somente no Parque da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação estadual, há mais de 700 imóveis privados. O cadastro é o primeiro passo do processo que tem por finalidade a indenização amigável.

Na primeira etapa ocorre o Cadastro dos Proprietários. Na sequência, o IMA irá fazer uma priorização dos proprietários com base em critérios legais como idade, portadores de doenças crônicas e também levando em conta critérios ambientais, publicados em portarias específicas para cada Unidade de Conservação.

Os recursos para a indenização são de compensações ambientais. À medida que forem entrando novos recursos de compensação ambiental, serão indenizados mais proprietários, sempre de acordo com critérios de priorização estabelecidos na Instrução Normativa.

Após os proprietários se cadastrarem, o IMA irá notificar o proprietários priorizados para a entrega da documentação dos imóveis. Estando esta documentação correta, será feita uma avaliação do preço das propriedades (com base em dados do mercado imobiliário) e proposto um valor justo de indenização. A desapropriação amigável se dará aos proprietários que aceitarem o valor proposto pelo IMA.

Informações adicionais à imprensa:
Claudia Xavier
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br
Fone: (48) 3665 4177 / (48) 99172 8277
Site: www.ima.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support