3. Educação
  5. Educação lança programa com...

Educação lança programa com cursos gratuitos para estimular iniciação profissional de jovens

Foto: Mauricio Vieira / Secom

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública estadual de Santa Catarina terão acesso a cursos gratuitos de iniciação profissional em 2020. A parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irá colocar em prática as formações do programa Aprendizagem Criativa, que serão realizadas no contraturno escolar. O acordo foi assinado nesta quarta-feira, 11, na SED, em Florianópolis.

O objetivo do programa Aprendizagem criativa é proporcionar oportunidades e fomentar, desde o Ensino Fundamental, a capacidade de escolha dos estudantes em todas as regiões catarinenses. Serão 2.160 vagas, 60 por regional de Educação de Santa Catarina. As turmas terão 30 alunos em cursos com até 120 horas de duração.

Para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, é preciso motivar o jovem a concluir os estudos como preparação para o futuro. Essa visão pode mudar o cenário atual, onde muitos alunos abandonam a escola para ingressar no mercado de trabalho e concluem os estudos mais tarde, o que leva a um aumento da taxa de distorção idade-série, acrescenta Uggioni. Em 2018, esse indicador entre os alunos do Ensino Médio da rede estadual foi de 21%.

“Estamos trabalhando para que o estudante veja na educação oferecida pelo Estado essa plataforma para construir a sua trajetória. Esperamos que ele não saia da escola antes do tempo, e sim, que se forme mais preparado”, explica o secretário.

Diretor Regional do Senai/SC, Fabrizio Machado Pereira, e o secretário da Educação, Natalino Uggioni. Foto: Divulgação / SED

Atividades priorizam atividades práticas em diversos setores

As atividades do programa Aprendizagem Criativa serão oferecidas a partir do início do próximo ano letivo e têm como foco áreas como tecnologia da informação, automação, elétrica, mecânica, segurança, inovação e empreendedorismo, priorizando atividades práticas.

O diretor regional do Senac/SC, Rudney Raulino, ressalta a importância da iniciativa. “Precisamos oferecer essa chance para os jovens entrarem nos processos da educação profissional”. O diretor Regional do Senai/SC, Fabrizio Machado Pereira, destaca que a oportunidade irá despertar o interesse pelas profissões. “Com a metodologia do Senai, os jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades e competências como empreendedorismo, criatividade, empatia, alinhados às demandas da nova indústria.”

Algumas das opções de atividades, de acordo com a região do estado, incluem desenvolvimento para a web, como aplicativos, games e webdesign; introdução em mecatrônica, automação e energias renováveis; introdução à construção civil, à moda e produção de alimentos.

500 vagas na área de tecnologia

No dia 2 de dezembro, o Governo de Santa Catarina, por meio das secretarias de Estado da Educação (SDE) e do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), assinou convênio com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), para a operacionalização do programa EDUtec. A iniciativa irá ofertar 500 vagas de iniciação profissional a estudantes da rede estadual na área de tecnologia.

Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Secretaria de Estado da Educação – SED