(Fotos: Ricardo Wolffebüttel/SECOM)
(Fotos: Ricardo Wolffebüttel/SECOM)
SALA DE AULA

A escola em casa

Diante do fechamento das unidades de ensino e cerca de 530 mil estudantes da rede estadual em casa, a Educação precisou encontrar maneiras de ir até os alunos. E foi com o trabalho de educadores como Eliane Bartz, diretora de escola, que em Santa Catarina o processo de aprendizagem não parou

Eliane Bartz é diretora de escola na rede estadual de ensino. A servidora acredita no poder da educação em transformar a vida das pessoas e o mundo em um lugar melhor. Essa convicção é o que a mantém firme no trabalho para garantir que 445 alunos continuem estudando durante o período de pandemia. Com disposição e cuidado, Eliane tem feito a diferença na rotina do colégio Eloisa Maria Prazeres de Faria, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, e na vida de estudantes e responsáveis.

Tem sido assim desde o dia 6 de abril, quando o sistema de atividades não presenciais foi implementado. O Governo do Estado adotou a plataforma on-line do Google Classroom e preparou atividades impressas para serem entregues. A alimentação escolar também foi até a casa dos estudantes e 400 mil kits já foram distribuídos.

Não tem sido fácil se adaptar ao que tem sido chamado de novo normal, mas a diretora conta que sempre teve como meta pessoal encontrar um lado positivo em meio aos desafios da vida. Não é diferente agora. Na pandemia da Covid-19, Eliane organizou o esquema de trabalho na escola para atender os alunos que dependem de material impresso para acompanhar as atividades de casa.

Quando percebe ausências, Eliane vai até a casa dos alunos para checar se está tudo bem
Quando percebe ausências, Eliane vai até a casa dos alunos para checar se está tudo bem

“A educação move o mundo e o conhecimento ninguém pode nos tirar. Somente através deles é que nós vamos conseguir construir uma sociedade diferente, uma comunidade diferente, uma escola melhor”, afirma a diretora.

Eliane ressalta que desde o início da pandemia ela e os professores têm reinventado suas rotinas com o uso da tecnologia e os cuidados com a prevenção para evitar a doença. Ao destacar o esforço coletivo, a diretora diz que a recompensa é saber que os alunos estão conseguindo fazer as atividades e os pais vendo a seriedade com que o trabalho está sendo conduzido.

Nos dias de entrega dos kits escolares, os cuidados com os protocolos de segurança sanitária são redobrados e, por mais que o tempo de permanência na escola seja breve, é sempre uma oportunidade de reforçar a importância de não desistir dos estudos. Quando percebe ausências, a diretora Eliane vai até a casa dos alunos para checar como estão as atividades e se aluno e família estão bem de saúde.

Nós estamos fazendo história e por que não fazer uma história bonita? Poderemos sair melhores desta pandemia como seres humanos, como escola e como sociedade"
Eliane Bartz,
diretora de escola da rede estadual

Na casa do Ademir Cardoso, as visitas da diretora têm um significado especial. “A gente se sente tão acolhido e importante, que a escola acaba sendo uma extensão da nossa casa e da nossa família. Isso nos estimula a continuar neste momento em que estamos longe dos professores e da sala de aula”. Essa é a constatação da família com filhos que estudam ou já estudaram na escola Eloisa Maria Prazeres de Faria. Para eles, o trabalho de Eliane e as constantes visitas dela trazem dignidade e esperança no futuro.

“Eu sempre digo para os meus filhos que o estudo é a chance de eles construírem uma vida melhor. Quando a escola, por meio de pessoas como a Eliane, confirma isso, eles se sentem motivados e a gente disposto a trabalhar pela escola também”, aponta Ademir, que está trabalhando em diversas funções para dar conta das despesas da casa, depois de ter reduzidas as atividades do emprego fixo na área de eventos.

Para Eliane, o momento de dificuldade trouxe reflexão e a chance de fazer o bem, ajudar quem precisa. “Nós estamos fazendo história e por que não fazermos uma história bonita? Se realmente quisermos, poderemos sair melhores desta pandemia como seres humanos, como escola e como sociedade”, conclui Eliane, catarinense que deseja estar ainda mais forte quando tudo isso passar.

Assim como Eliane, mais de 30 mil servidores da educação entre professores, diretores, técnicos-pedagógicos, estão mobilizados para garantir as aulas para todos os estudantes catarinenses. Além disso, educadores foram capacitados para manter a qualidade do ensino.

Escolas organizaram esquema de trabalho para atender alunos que dependem de material impresso para acompanhar as atividades de casa
Escolas organizaram esquema de trabalho para atender alunos que dependem de material impresso para acompanhar as atividades de casa

EDUCAÇÃO

- Mais de 2 milhões de máscaras e 43 mil frascos de álcool em gel 70% distribuídos para as escolas e coordenadorias regionais
- R$ 15 milhões para compra em andamento de máscaras, protetores faciais, luvas, álcool em gel, lixeiras, entre outros itens
- R$ 8,12 milhões em equipamentos de tecnologia, mobiliário e materiais entregues às escolas em agosto
- 97% dos alunos da rede estadual acompanham as atividades não presenciais pela plataforma online ou com os materiais impressos
- Conclusão do Plano de Contingência Estadual para preparar as escolas com segurança para um possível retorno das atividades presenciais

Conheça mais histórias

...
CAMPO

Mais de 500 mil produtores rurais se adaptam para garantir o cultivo

...
RECUPERADOS

Catarinenses superam a Covid-19 e fortalecem laços

...
NEGÓCIOS

Empreendedores se adaptam e Governo auxilia empresas a atravessarem momento desafiador

...
HOSPITAIS

A rotina de quem se dedica a salvar vidas em meio à pandemia