Compartilhe


Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

A Gerência de Educação realizou nesta semana um encontro com diretores e a equipe pedagógica das escolas estaduais que compreendem os municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR)  de Xanxerê. A reunião teve como pauta o repasse de informações sobre o planejamento e as ações para o ano letivo de 2018 e ainda a formação continuada dos professores que acontece de cinco a nove de fevereiro em cada unidade escolar.

Calendário escolar, planejamento pedagógico, feira de ciências, capacitações, relatórios, alimentação e transporte escolar, admissões, escolha de aulas, censo escolar, políticas e planejamento educacional, tecnologias e educação especial foram alguns dos temas abordados na reunião.

Na segunda-feira, 5, cerca de 1,1 mil servidores da educação retornam às atividades e passarão pela capacitação. A gerente de educação, Elaine Alberti, explica que neste ano as escolas irão trabalhar em sintonia durante a capacitação. “Repassamos um guia do que será trabalhado e as ações que deverão ser planejadas. Cada escola com a sua particularidade, mas é importante aliar a teoria e a prática já que deverão fazer todo o planejamento do ano”, explica.

Durante a capacitação as escolas deverão apresentar um relatório diário do debate e discussões que foram realizadas. “O objetivo é que depois a gente possa organizar um relatório único que será encaminhado à SED para que possamos identificar as peculiaridades e realidades de cada escola, sempre com a intenção de melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade escolar”, explica o integrador educacional, Dionísio Kohl.

O supervisor de redes, Volmir Lange, explica que o planejamento é uma forma de acompanhar o trabalho das escolas e ainda mensurar os resultados ao final do ano letivo. “Esta semana de formação irá subsidiar diretamente toda a equipe docente, pois são momentos para planejamento coletivo, individual, construção do plano de ações para 2018, atualização do Plano Político Pedagógico e Projetos Coletivos”.

As aulas iniciam na Rede Estadual de Ensino no próximo dia 15. Cerca de 15 mil alunos iniciam o ano letivo nas 48 escolas que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê.

Informação adicional para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere