Reunião de encerramento com AES
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê realizou na segunda-feira, 11, reunião de encerramento com as assistentes de educação das unidades escolares de sua área de abrangência. Cerca de 50 profissionais participaram da atividade, que teve o objetivo de repassar informações referentes ao fechamento do ano letivo de 2017 e ainda fazer o encaminhamento para o início de 2018.

Entre os assuntos pautados estiverama a distribuição de aulas para servidores efetivos, vagas para professores admitidos em caráter temporário e cronograma de escolha de aulas do concurso de ingresso para educação regular e indígena.

“Também falamos sobre as matrículas e o sistema de atualização do Sistema Geral de Recursos Humanos (Sigesc). É um momento importante para encerrarmos o ano com todas as atividades em dia e iniciar 2018 já com tudo organizado. Além disso, é uma forma de nos integrarmos com os nossos colaboradores”, explica a Integradora educacional Salete Comin Guadagnin. Após a reunião, os servidores participaram de uma confraternização e revelação do amigo secreto.

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: sc.gov.br/regionais/xanxere

Assinatura Termo de Compromisso Dengue
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê está realizando visitas nos 17 municípios que compreendem a área de abrangência da Vigilância Epidemiológica. Fazem parte, além dos 14 da ADR de Xanxerê, Jupiá, Coronel Martins e Galvão. O objetivo é buscar o compromisso dos gestores municipais através da assinatura de um termo e alertá-los para o aumento expressivo do número de focos e municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

Na região, do total de 17 municípios atendidos pela Vigilância Epidemiológica, oito estão infestados: Bom Jesus, Ipuaçu, Coronel Martins, Jupiá, Galvão, São Domingos, Xaxim e Xanxerê. Conforme o gerente de saúde, Uilian Cavalheiros, outros municípios também estão em sinal de alerta.

“É importante chamarmos a atenção dos prefeitos para fortalecer a manutenção dos serviços já existentes. Em alguns casos, fazemos apontamentos relacionados às melhorias que devem ser feitas no controle da proliferação do mosquito. Por isso, estamos visitando todos os 17 municípios para assinatura do termo”, explica Uilian Cavalheiro.

Recentemente o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, passou pela região Oeste onde reforçou a importância das ações no combate ao mosquito. “Todos nós que trabalhamos com saúde pública estamos muito preocupados com relação ao aumento do número de focos do mosquito Aedes aegytpi em Santa Catarina este ano. Isso soou o alerta e nos obrigou a fazer algumas incursões pelo estado nos locais onde estão concentradas as piores estatísticas”, afirmou o secretário.

Dos 61 municípios considerados infestados em Santa Catarina, 40 estão localizados no Oeste. Na Regional de Xanxerê, os municípios com o maior número de focos são Xanxerê, com 771, e Xaxim, com 413. Já assinaram o termo de compromisso os municípios de Entre Rios, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, São Domingos, Passos Maia, Ponte Serrada, Xaxim e Xanxerê.  

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: sc.gov.br/regionais/xanxere

Dia de Ação Social em Passos Maia
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, através do Colegiado Regional de Governo, com o apoio da administração de Passos Maia e da Unoesc, realizou na sexta-feira, 8, a última edição do ano do Dia de Ação Social. O evento fez parte da programação que comemora nesta terça-feira, 12, o 26º aniversário do município e contou com ações diversificadas tanto recreativas quanto em promoção da saúde e segurança, além de apresentações culturais.

O prefeito Leomar Listoni considerou importante a parceria entre o município e a ADR, no sentido de proporcionar atividades diferentes para a população. “O que mais nos deixou satisfeito foi a presença do público. Numa sexta-feira, dia de semana, sem ponto facultativo, tivemos muita gente na praça. Mais de mil pessoas participaram das atividades”, explicou.

Durante o Dia de Ação Social, o secretário de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, acompanhado da equipe da Gerência de Educação, visitou a Escola de Educação Básica Prof. Corália Gevaerd Olinnger. “Aproveitamos o momento para acompanhar o trabalho que está sendo realizado na escola e ficamos muito felizes com a organização da unidade. Os alunos estão recebendo um atendimento de qualidade e eu parabenizo a equipe gestora, os professores e todos os colaboradores pela excelente gestão”, considera Gasparini. A escola conta com 500 alunos e atende desde as séries iniciais até o Ensino Médio.

Dia de Ação Social em Passos Maia
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê 

Envolvimento com a comunidade

O Dia de Ação Social surgiu com a ideia de aproximar o Estado dos municípios e proporcionar atividades em saúde, educação e lazer para a população. Aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre diversos assuntos, atividades em segurança, agricultura e outras, fizeram parte da programação do projeto.

Neste ano, foram contemplados Entre Rios, Ipuaçu, Marema, Ponte Serrada e Passos Maia. “Visitamos um município por mês. Por questões climáticas, transferimos alguns eventos, mas a expectativa é retomar no próximo ano. Percebemos a importância desta atividade e o resultado positivo que ela trouxe para a população”, afirma Ademir Gasparini.

Durante todo o ano, cerca de dez mil pessoas foram atendidas pelo projeto, que também contou com a parceria do Instituto Geral de Perícias na confecção do documento de identidade de forma gratuita.

Dia de Ação Social em Passos Maia
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

“Tivemos vários parceiros e queremos agradecer a todos por estarem com a gente no Dia de Ação Social. O Colegiado Regional através da Epagri, Cidasc, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros, Casan, Celesc, Fatma, Defesa Civil, Polícia Civil, os gerentes da ADR e ainda contamos com a parceria da Unoesc. Também agradecemos a todos os municípios que foram parceiros, pois sem eles não realizaríamos este evento tão importante e todos aqueles que contribuíram para que o Dia de Ação Social se tornasse realidade”, reitera Gasparini.

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: sc.gov.br/regionais/xanxere

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ademir Gasparini, e o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Perí, embarcam  nesta terça-feira, 28, para Havana em Cuba, onde participam do “1er Coloquio Latinoamericano de Estudios de Tornados”. O evento que é promovido pelo Colégio de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras do México, em parceria com a Universidade do México, acontece nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro.

Gasparini e Perí foram convidados para palestrar sobre as ações no gerenciamento de crise e recuperação do município de Xanxerê referente ao tornado de 2015. “Eles nos convidaram para apresentar a experiência sobre o evento e a experiência de reconstrução e a própria estruturação de Defesa Civil que está sendo feita em Santa Catarina e que chama a atenção em nível de América Latina”, explica Luciano Perí.

A efetividade da resposta já nos primeiros minutos, por parte das instituições públicas de forma ampla e efetiva no atendimento, o processo  de reconstrução que foi  incisivo, o envolvimento  das instituições públicas e privadas, da sociedade, dos voluntários são alguns dos diferenciais que tornam Xanxerê destaque no enfrentamento da crise gerada pelo tornado. “A resposta como um todo foi em um tempo reduzido se compararmos com outros eventos. Fomos muito ágeis e um ano para a recuperação não é muito tempo. Para quem conhece de desastres sabe que foi um tempo bem reduzido”, considera Perí.

O secretário executivo Ademir Gasparini, na época prefeito do município de Xanxerê, disse que este é um momento importante para a troca de experiências. “Vamos falar principalmente sobre o que diz respeito ao atendimento às pessoas atingidas, à humanização, à recuperação, ao planejamento, à reação das pessoas, à resposta imediata que foi dada à sociedade. É um momento importante não só para Xanxerê mas para o estado todo também, pois o governo também foi parceiro na recuperação da nossa região”, considera Gasparini.

 

Informação adicional para a imprensa: 
Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere