A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira, realizou uma reunião descentralizada nesta segunda-feira, dia 14, em Salto Veloso. A pedido da prefeita, Ana Rosa Zanella, o secretário executivo, Euro Vieceli, e o gerente de Administração da ADR, Valcir Afonso Serighelli, participaram do encontro que visou apresentar as reivindicações municipais.

Salto Veloso - Reunião descentralizada para o encaminhamento de demandas dos municípios da região de Videira

Para o secretário Euro Vieceli, a aproximação é uma das metas da Agência. “Nosso objetivo enquanto ADR Videira é ser efetivamente um braço do Governo do Estado na região. Queremos essa proximidade ao ponto de definir prioridades, ouvir reivindicações e buscar trabalhar em parceria para que o desenvolvimento aconteça”, afirmou.

A reunião foi realizada no gabinete da prefeita Ana Rosa e contou com a presença do vice-prefeito, Mario Donadel, do secretário de obras, Claudemir Sartorel e do diretor de agricultura, Valdenir José Zamboni. Na oportunidade, foram apresentadas as melhorias necessárias, em especial, na área de infraestrutura.

A prefeita explanou a situação da rodovia estadual que corta o município. “Nosso pedido é no sentido de que o Estado colabore com uma operação de melhorias nesse trecho, ampliando a segurança e a comodidade dos usuários” afirmou. Além do pavimento, foi solicitado um reforço na sinalização.

Salto Veloso - Reunião descentralizada para o encaminhamento de demandas dos municípios da região de Videira

Buscando atender a demanda, a ADR Videira, em parceria com o Deinfra, por meio da superintendência de Joaçaba, e o supervisor Luiz Felipe Gemelli, foi implantada a sinalização na curva próximo a entrada do município de Macieira na SC 464. O reforço consiste na implantação de placas luminosas com a indicação numérica. Além dessa implantação, ajustes em placas caídas e substituição de algumas deterioradas no trecho também estão sendo executadas.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Mostra do Conhecimento seleciona trabalhos para etapa estadual

Foto: Josiane Zago/ ADR VIdeira

Definido os classificados para a fase estadual da Feira da Matemática e da Feira da Ciência e Tecnologia. A escolha foi efetuada na última sexta-feira, dia 11, durante a realização da Mostra Regional do Conhecimento, desenvolvida na EEB Frei Evaristo em Iomerê. Setenta e um projetos das 21 escolas da rede estadual e escolas da rede municipal de Iomerê, Pinheiro Preto, Fraiburgo e Videira foram apresentadas durante os três períodos escolares.

Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira, Euro Vieceli, que prestigiou a Mostra, a qualidade dos trabalhos superou a expectativa. “Todos os trabalhos foram muito bem desenvolvidos, em uma demonstração clara do compromisso e da qualidade da educação na região”, afirmou.

Na Feira da Matemática foram dez trabalhos destaques que seguirão para a etapa estadual que acontecerá de 27 a 29 de setembro, na cidade de Criciúma. Os selecionados foram: na categoria professor a EEB Esther Crema Marmentini, de Videira, com o projeto “Adaptando, jogando e criando uma parceria perfeita com a inclusão; na Educação Especial a Apae de Videira com o projeto “XBOX 360 – conceituando matemática através da tecnologia interativa na educação especial”.

Mostra do Conhecimento seleciona trabalhos para etapa estadual

Nas séries iniciais foi classificado a EEB Eurico Rauen, de Videira, com o projeto “Fantasiando operações e formas matemáticas a partir dos clássicos infantis”; Nas séries finais foram três escolas de Videira: EEB Anísio Rachadel de Oliveira com o projeto “A matemática e o supermercado”; a EEBM Fidélis Fantin com “A matemática dos calçados” e a EEB Padre Bruno Pokolm com o projeto “Quando a natureza nos ensina matemática”.

No ensino médio foram destaques a EEB Governador Bornhausen, de Arroio Trinta, com o projeto “Mutanmática” e a EBB Maura de Senna Pereira, de Pinheiro Preto, com o projeto “A matemática da evolução humana e demanda de alimentos”.

Na Feira da Ciência e Tecnologia foram classificados para a fase estadual que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis, a EEB 25 de maio, de Fraiburgo, com o projeto “O uso das caldas em sistema agroecológico” na educação profissional; a EEB Esther Crema Marmentini com o projeto “Preservar, Reciclar e Lucrar” no ensino fundamental e no ensino médio a EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso, com o projeto “Mecanismo para controle de odor de vaso de segregador de banheiro seco”.

Além dos trabalhos destaques selecionados para a etapa estadual, a Mostra Regional ainda premiou os trabalhos com menções honrosas, reconhecendo os projetos apresentados. Para a gerente de educação da ADR Videira, Girlene Borsoi, a Mostra foi um sucesso de público, participação e organização. “Ficamos extremamente satisfeitas com o resultado, tanto pela qualidade e beleza dos projetos apresentados, como pela participação da comunidade escolar. Queremos agradecer a todos os apoiadores, em especial a Prefeitura de Iomerê, Secretaria de Educação, a equipe da Gerência e todos os professores e alunos participantes”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Vistoria Cravi
Foto: ADR Videira

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio do secretário executivo, Euro Vieceli, bem como a gerente de saúde Fabiana Moraes e a equipe formada por um representante da Vigilância Sanitária e um da Equipe de Controle, Avaliação e Auditoria da Gerência, realizaram vistorias em dois centros de reabilitação: a comunidade Terapêutica São Francisco, em Videira, e a Casa de Recuperação Água da Vida, em Curitibanos.

A vistoria teve como foco a habilitação e pré-qualificação com vistas a celebração de um contrato de prestação de serviço de acolhimento as pessoas com dependência de substância psicoativa. O objetivo é liberar o atendimento para dez leitos destinados ao SUS. A vistoria seguiu termos previstos no edital da Chamada Pública 439/2017.

Para o secretário executivo Euro Vieceli, a visita foi de alinhamento. “Estivemos conferindo a estrutura das unidades, bem como, conhecendo um pouco mais o trabalho desenvolvido pelas instituições com essa finalidade”, afirmou o secretário, enaltecendo que a orientação técnica foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para a gerente de saúde Fabiana Moraes, a habilitação pelo estado é um importante aporte para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos nesses centros. Segundo ela, as vistorias tiveram parecer favorável, aguardando agora uma definição final por parte da Secretaria de Estado da Saúde para formalizar o contrato de prestação de serviço.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Videira - Reunião do Colegiado Regional de Governo
Foto: Josiane Zago / ADR  Videira

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Videira) apresentou seus indicadores na reunião do Colegiado Regional do Governo. Na oportunidade foram informados desde as ações até os indicadores de desempenho. A iniciativa faz parte de uma sugestão levantada pelo Colegiado, a fim de ampliar o conhecimento dos integrantes sobre as ações e iniciativas realizadas na regional. A reunião do Colegiado Regional foi realizada nesta terça-feira, dia 8, às 14 horas, no auditório da Epagri de Videira, com a presença dos representantes da Cidasc, Epagri, Fatma, Celesc, Casan, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Receita Estadual.

Segundo o secretário executivo, Euro Vieceli, a iniciativa foi muito positiva. “Temos uma gestão muito efetiva e eficiente. Na área da saúde e educação, por exemplo, são inúmeros os benefícios desse braço do Estado na região, bem como, na administração e demais setores da ADR que primam por alternativas e caminhos para o desenvolvimento, evidenciando a economia e uso consciente dos recursos públicos” afirmou.

Durante a apresentação foi evidenciado o trabalho continuo no contingenciamento de recursos. Somente neste ano de 2017, foi economizado mais de 58% dos recursos previstos com ações como dedetização escolar, manutenção veicular, roçadas e tapa buracos, entre outros. A economia também é perceptível no aluguel dos espaços, a exemplo do Ceja que estava em uma unidade que apresentava um custo mensal de 6600 reais de aluguel e que passou a custar com a locação, somente diurna, de uma sala no valor de R$ 1,5 mil.

A quantidade de recursos investidos em medicamentos disponibilizados para os municípios da regional também foram apresentados. O volume mensal já ultrapassa os R$ 450 mil. A viabilização de uma rede de frio, por meio do trabalho pro-ativo da equipe da Gerência de Saúde da ADR Videira também foi relatado. São mais de um milhão investidos pelo Governo Federal na construção dessa unidade que atenderá toda a macrorregional.

Para o gerente de Planejamento Regional e Apoio as Políticas Públicas, Alcidir Felchilcher, os números evidenciam a importância dessa unidade na regional, seja pelo resultado do seu trabalho, seja pela articulação e acompanhamento. “Há várias vertentes informando os altos custos para manutenção das ADRs, no entanto, o que é real é que os custos do Estado computados nesses critérios avaliam investimentos que existiriam, independente da estruturação das ADRs, como é o caso do transporte escolar, salário de professores, entre outros”, destacou Alcidir evidenciando que a regionalização do atendimento do Estado permite um acompanhamento, uma articulação e um resultado muito positivo.

A ADR Videira ainda apresentou o volume de recursos descentralizados mensalmente aos municípios da regional, bem como, o número de pessoas atendidas e processos que tramitam mensalmente. Em média, mensalmente são atendidas 45 pessoas na ADR Videira e mais de 200 processos tramitam por mês. “A ADR Videira está de portas abertas para atender todas as pessoas que queiram mais informações sobre a nossa gestão. No site também é possível saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos”, finalizou o secretário Euro Vieceli.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira