Rede de Frio
Foto: Bruna Borges/SES

A regional de saúde de Videira receberá uma central da rede de frio. Trata-se de um local específico para armazenamento e posterior redistribuição de vacinas. O assunto foi tema de uma reunião em que participaram a secretária executiva da ADR Videira, Girlene Borsoi, e o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, na semana passada, em Florianópolis.

O valor previsto para a central da rede de frio é de aproximadamente R$ 1,1 milhão, através de um programa do Ministério da Saúde. O recurso já foi descentralizado e o edital para licitar a obra deve ser lançado em breve. O prédio, com área de 477 metros quadrados, será construído junto à ADR Videira.

 “Temos cada vez mais vacinas sendo disponibilizadas à população e esse espaço adequado é importante para garantir a qualidade e segurança no armazenamento das doses”, comenta a secretária da ADR, Girlene Borsoi.

O objetivo de ampliar a rede de frio no Estado é aumentar a capacidade de armazenamento de imunobiológicos ofertados pelo Sistema Único de Saúde, SUS. A regional de Videira é responsável pelo armazenamento e redistribuição de vacinas para 20 municípios.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Murilo Rosso
Agência de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br - muriloroso@gmail.com
Telefone: (49) 3533.5417 / (49) 9 8814 0731

 

 

EEB 30 de Outubro na Jornada de Plantas Medicinais
Fotos Divulgação EEB 30 de Outubro

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio e do 4º ano do Ensino Fundamental da EEB 30 de Outubro, de Lebon Régis, juntamente com professores, participaram nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, da VIII Jornada Catarinense de Plantas Medicinais e Fitoterapia, em Florianópolis. A viagem de estudos tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema que já vem sendo trabalhado na escola há dois anos.

Segundo a diretora Michele Carlin Padilha Silveira, a escola começou a desenvolver atividades na área de medicina alternativa em 2016. Em 2017 os alunos do 2º ano do Ensino Médio fizeram um estudo chamado Relógio Biológico do Corpo Humano, abordando elementos da medicina chinesa. Consiste na ideia de que a cada hora do dia determinado órgão do corpo humano está em seu ápice de funcionamento.

“Para implementar este trabalho em plantas medicinais é que a escola está buscando informações na Jornada. Assim, os estudantes poderão ampliar seus conhecimentos na farmácia da natureza, pois é nela, que encontramos uma solução sustentável para estas práticas integrativas da comunidade”, explica a diretora da EEB 30 de Outubro.

EEB 30 de Outubro na Jornada de Plantas Medicinais

A Jornada Catarinense de Plantas Medicinais e Fitoterapia reuniu especialistas, agentes públicos, instituições de pesquisa e diversas entidades, num dos principais espaços de debate e troca de experiências entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais, voltados ao cultivo e ao uso das plantas na saúde.

A participação dos alunos da EEB 30 de Outubro no evento contou com parceria com Prefeitura de Lebon Régis e deputados estaduais que ajudaram a custear o transporte, hospedagem e alimentação dos alunos e professores.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Murilo Rosso
Agência de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br - muriloroso@gmail.com
Telefone: (49) 3533.5417 / (49) 9 8814 0731

Etapa regional da Conae
Fotos: Divulgação Gered Videira e Unidade Caçador

A Gerência de Educação (Gered) de Videira e a Unidade de Atendimento de Caçador realizaram na última terça-feira, 12, a 3ª Conferência Regional de Educação/2018, etapa preparatória para a Conae Estadual. Participaram desta reunião representantes dos 14 municípios da área de abrangência da ADR Videira: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

A Conferência Regional objetiva definir os delegados para a etapa estadual e sistematizar as contribuições de cada região, feitas ao Documento Referência, emanado pelo Fórum Nacional de Educação.

“A participação dos delegados, neste evento, demonstrou o interesse de todos na discussão dos caminhos da educação dos municípios, Estado e país”, afirma a gerente regional de Educação, Rachel Calomeno Ribeiro.

Etapa regional da Conae

O tema da 3ª Conae é - A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Ao final do evento foram eleitos os 20 delegados que irão representar a região na conferência estadual, prevista para acontecer nos dias 23 e 34 de julho, em Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Murilo Rosso
Agência de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br - muriloroso@gmail.com
Telefone: (49) 3533.5417 / (49) 9 8814 0731

Jesc 2018

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Tufí Michereff, e o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, firmaram nesta quarta-feira, 13, em Florianópolis, o contrato de apoio financeiro para a realização dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudantes de 15 a 17 anos. Serão investidos no evento R$ 100 mil do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). “É muito importante apoiar e viabilizar um evento direcionado à juventude, porque o esporte é um instrumento para o desenvolvimento humano e construção de bases sólidas para o futuro”, destaca o secretário.

O município sede receberá cerca de 3,3 mil estudantes, de 22 a 29 de junho, que disputarão 10 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, tênis de Mesa, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, luta olímpica e xadrez. O prefeito Dorival Carlos Borga lembrou que será a segunda vez que o município será sede dos Jesc. “A primeira foi há 20 anos. É uma alegria voltar a sediar uma competição que envolve crianças e jovens de todas as regiões do estado. Os participantes serão muito bem recebidos”, salientou.

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, não poupou elogios à administração municipal na organização dos Jogos. “Nunca vi uma cidade se preparar tão bem para receber os Jesc. É muito bom ver gestores públicos mobilizados pela causa, que incentivam a área de esporte e que se empenham para fazer o melhor”, disse Natália.

Também participaram da audiência o presidente do Conselho Estadual de Esporte, Alexandre Monguilhott, a secretária de Turismo de Videira, Francine Lira de Oliveira, a assessora de Turismo de Videira, Gradis Ansilieiro e o vice-prefeito de Iomerê, Milto Luiz Borga.

Por questões de infraestrutura, algumas modalidades dos Jesc serão realizadas em outros municípios, como a ginástica rítmica, que terá como local a AABB de Blumenau, entre os dias 10 e 12 de agosto. Ainda no mês de agosto, dentro das competições dos Jesc 12 a 14 anos, em São José, ocorre a luta olímpica, dia, 4, e a natação, entre os dias de 6 e 8 no complexo aquático da Unisul em Palhoça.

Os Jesc em Videira são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio SOL e Fesporte, em parceria com a prefeitura.

Informações adicionais para a imprensa

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br