Videira - Regional realiza Conferência sobre Saúde da Mulher
FOTO: Josiane Zago /ADR Videira

Abordar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Esse foi um dos objetivos da Conferência Regional da Saúde da Mulher, desenvolvido nesta sexta-feira, 19, no Auditório do IFC Videira. O encontro foi organizado pelos municípios de Fraiburgo, Videira, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Pinheiro Preto, Tangará, Ibiam, Macieira, Timbó Grande, Caçador, Rio das Antas, Lebon Régis e Calmon.

A conferência começou às 8h com o credenciamento e prosseguiu com a abertura oficial. A vice-prefeita da cidade sede do evento, Claudete Vavassori, enalteceu a importância da discussão em prol do tema. A gerente de saúde da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional, Fabiana Moraes, destacou a retomada da discussão.

“Depois de mais de 30 anos, voltar a tratar, em conferência, a saúde da mulher é muito significativo. Nós da regional de saúde da ADR de Videira nos sentimos honrosos em integrar um evento dessa natureza, e, especialmente, trabalhar na articulação e realização deste evento” afirmou.

A conferência contou ainda com duas importantes palestras. A primeira abordando a “Implementação da Política Nacional de atenção integral à saúde das mulheres”, proferida pela mestre em educação, Clarinda da Luz Durigon. E a segunda abordando “Bem Estar –Conceito e Aplicação” ministrada pela mestranda em Biociências e Saúde, Magda Gemelli.

Com base nas palestras foram promovidos debates e elencadas as pautas principais da conferência, que serão levadas para a fase estadual. As delegadas que levarão os pleitos também foram eleitas.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira



Gerência de Saúde de Videira ganha laboratório de Entomologia que ajuda a identificar o mosquito Aedes aegypti.
A Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, por meio da Gerência de Saúde (Gersa), tem um novo espaço de prestação de serviço na área de saúde. Trata-se de um Laboratório de Entomologia, que tem como principal função a identificação do mosquito Aedes aegypti. O laboratório atende os 18 municípios da região.

Para a gerente de saúde, Fabiana Moraes, a unidade complementa o rol de serviços ofertados pela regional. “Anteriormente éramos atendidos pela unidade de Joaçaba, que acabava atendendo uma região muito grande, onerando e tornando o processo pouco célere. Com esse laboratório aqui, conseguimos maior efetividade e rapidez”, afirmou.

Gerência de Saúde de Videira ganha laboratório de Entomologia que ajuda a identificar o mosquito Aedes aegypti.

Para atuar nesse espaço, a Gerência também contratou uma bióloga, por meio de processo seletivo. A bióloga, Luciéli Zago, passou por um treinamento em Florianópolis, de 24 a 27 de abril. Na regional de Saúde de Videira, já foram notificados cinco focos de Aedes Aegypti, sendo três no município de Videira e outros dois no município de Curitibanos.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira

 

 

Tangará - Premiação concurso Tirolzinho transforma

A EEB João Jorge de Campos, de Tangará, recebeu, nesta terça-feira, dia 16, a premiação do concurso “Tirolzinho transforma” organizado pela empresa Laticínios Tirol e Sig Combibloc. O objetivo foi despertar a consciência ecológica, por meio do desenvolvimento e criação de brinquedos oriundos de materiais reciclados. O estudante Alexandre Chaves Marcondes, de nove anos, estudante do quarto ano, foi o ganhador. A premiação foi entregue nessa terça ao estudante, professor e a instituição escolar.

O secretário executivo da 9ª ADR, Euro Vieceli, parabenizou a iniciativa. Segundo ele, mais uma demonstração da qualidade da educação na região, e especialmente, da dedicação e comprometimento dos professores e direção. “Recebemos semana passada outro reconhecimento em um concurso nacional, nessa semana, temos essa informação, todos em uma sinergia clara de que a educação está em primeiro lugar”, disse.

Para a escola o prêmio consistiu na transformação de um dos ambientes escolares. De forma democrática, a escola optou por reformar o pátio, que recebeu nova pintura e ornamentação. A professora ainda foi contemplada com um notebook e o aluno com uma bicicleta e um tablet.

O concurso foi realizado em 2016, em mais de 100 unidades escolares dos três estados do sul do Brasil, abrangendo cerca de 22 mil estudantes.  Nele, a equipe da Tirol sensibilizou as escolas, apresentando instruções sobre meio ambiente e reaproveitamento. Na seqüencia, os alunos tinham como missão produzir brinquedos com base em material reciclado.

Alexandre, com a ajuda da professora de artes, Lucia Leidens Mayer, desenvolveu um boneco de marionete semelhante ao Tirolzinho, mascote do laticínio. Para a professora, o processo de criação foi muito interessante. Segundo ela, os alunos ficaram motivados e desafios. “O resultado foi super positivo”.

Tangará - Premiação concurso Tirolzinho transforma

Foram centenas de brinquedos inscritos no concurso e destes cinco foram selecionados para a segunda etapa, que consistiu na votação online. Mais de 15 mil votos foram computados, dando a EEB João Jorge de Campos a vitória. Como prêmio, o concurso investiu 18 mil reais na pintura do pátio da escola.

Para a gerente de educação da 9º ADR, Girlene Borsoi, as parcerias públicas privadas contribuem ainda mais para o desenvolvimento da nossa educação. “Queremos parabenizar os alunos, professores, direção, enfim, todos os organizadores pela iniciativa e engajamento. Ficamos muito contentes com o resultado”, afirmou.

A EEB João Jorge de Campos trabalha com o ensino fundamental, do primeiro ao nono ano. São cerca de 370 estudantes. A diretora Carmem Maria Thomé Bressan agradeceu a iniciativa. “A escola ficou com uma aparência ainda mais bonita, estimulando os estudantes. Só temos a agradecer”, finalizou.

Josiane Zago - SDR Videira

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira

Videira - ADR participa do Dia D da campanha de vacinação contra gripe
Foto: Josiane Zago/ADR VIdeira

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio da Gerência de Saúde, participou, no último sábado, dia 13, o desenvolvimento do Dia D da campanha de vacinação contra Influenza, no município de Arroio Trinta. A gerente Fabiana Moraes e a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Monica Vanz, acompanharam os trabalhos.

“O município de Arroio Trinta vem desenvolvendo de forma muito responsável a campanha de imunização. Mesmo antes do Dia D, já havia mais de 75% do público alvo protegido, e para nós, prestigiar a ação no sábado, foi com intuito de parabenizar e nos colocar a disposição”, afirmou a gerente.

Na regional de Saúde da ADR de Videira, que atende 18 municípios da região Meio-Oeste, a expectativa é imunizar 75.480 pessoas, dos seguintes grupos: crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos de idade), trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais.

O pequeno Artur Severo, de dois anos, foi um dos que aproveitou o dia D para se imunizar. Acompanhado do pai, ele foi até o posto de saúde de Arroio Trinta e recebeu a vacina. O secretário municipal de saúde, Tarcisio Lidani, destacou o trabalho executado “Estamos desde o início da campanha com ações a fim de se atingir o nosso objetivo que é imunizar o público alvo. Em ações, atendimentos diários, procuramos sempre colocar a caderneta de vacinação em dia” afirmou.

A enfermeira Mônica Vanz destaca que a vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Segundo ela, o trabalho da regional de saúde é dar o suporte e acompanhar, orientando sobre a prestação de informações, entre outras.

A campanha de vacinação seguirá até o dia 26 de maio, e, no estado, a meta é imunizar 1.8 milhão de pessoas. A meta é atingir e ultrapassar os 90% de cobertura na população-alvo até o encerramento da campanha.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira