Foto: Leneza Della Krás/ADR Araranguá

Representantes do poder público estadual e municipal e entidades representativas da sociedade civil dos municípios que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna e Braço Norte participaram na tarde desta quinta-feira, 17, do workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030, que aconteceu na sede da ACIC, em Criciúma. 

A construção do Plano é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com objetivo de construir uma visão de futuro para Santa Catarina; definir indicadores, metas e objetivos setoriais; traçar linhas de ação estratégicas para as regiões de Santa Catarina e identificar os desequilíbrios socioeconômicos.

Este foi o primeiro de oito workshops que serão realizados no estado. Foram apresentadas a metodologia do Plano de Desenvolvimento, Tendências e Cenários, e workshop "Construção da Visão de Futuro Santa Catarina 2030", além da apresentação de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados. Os participantes, divididos em grupos por dimensão e áreas temáticas de diversos setores, discutiram os obstáculos que dificultam o desenvolvimento macrorregional e propuseram ações estratégicas, que foram apresentadas em plenária.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, Fábio Murilo Botelho, destacou que o workshop é uma oportunidade para a construção de componentes que oferecerão informações que serão lapidadas para o desenvolvimento de Santa Catarina. "É essencial a participação dos agentes dos diversos setores nesta construção, já que somos responsáveis por pensarmos juntos no que é importante até 2030", disse.

Participaram do workshop macrorregional Sul os secretários executivos das ADRs de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt; Criciúma, João Fabris; Tubarão, Nilton Campos; Laguna, Luiz Felipe Remor; e Braço do Norte, Ricardo Medeiros.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Tubarão - Ciretran realiza mudança para o complexo da Polícia Civil
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O complexo da Polícia Civil de Tubarão, que fica na Rua Altamiro Guimarães, no Bairro Oficinas, receberá até sexta-feira, 18, a unidade da 5ª Ciretran. Devido à mudança, que se iniciou na última segunda-feira, o atendimento ocorre até às 18h desta quinta-feira, 17. “O complexo é realmente uma estrutura enorme e inovadora da nossa região. A mudança da 5ª Ciretran só não será mais complexa porque nós temos a Central de Plantão Policial (CPP), embora a Ciretran seja o departamento que gera maior fluxo de pessoas. Por isso, atendemos até quinta-feira às 18h no atual endereço, e vamos trabalhar no complexo para voltar com atendimento no dia 21 a partir das 9h”, explica a delegada regional Vivian Garcia Selig.

Tubarão - Ciretran realiza mudança para o complexo da Polícia Civil

Por atender diretamente o público com os serviços de documentação de veículo e carteira de habilitação (CNH), a movimentação é muito grande. Segundo a delegada Vivian, são atendidas mais de oito mil pessoas por mês. “A Ciretran de Tubarão tem uma movimentação de sete a dez mil pessoas por mês. Nós temos uma frota bastante grande. Muitos dos serviços prestados no complexo englobam a Ciretran, como documentos de veículos, CNH, impostação de penalidade e multas”, explica.

Hoje, já estão funcionando no complexo os demais departamentos da Polícia Civil de Tubarão. “Temos funcionando normalmente a Delegacia Regional, Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais e a Divisão de Investigação Criminal. Na próxima semana, inicia-se a mudança da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). O ritmo está bem acelerado e acredito que até o fim de setembro, com a mudança da CPP, nós estejamos com todos os departamentos no complexo", afirmou.

O atendimento de carteira de identidade, vinculado ao Instituto Geral de Perícia (IGP), continuará até a próxima semana funcionando em frente ao Angeloni. A mudança deste departamento será após a transferência da DPCAMI.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao


Foto: Cigerd Regional Tubarão

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd - Regional) foi instalado nesta segunda-feira, 14. O trabalho se iniciou pela manhã e, à tarde, os nove módulos já estavam montados. A estrutura contém cerca de 150m² e atenderá 18 municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

A empresa ainda trabalha na finalização, que está localizada na Rua Padre Roberto Landell de Moura, próximo ao 5°Batalhão de Polícia Militar. O próximo passo é mobiliar o centro, o que deve ocorrer nos próximos dias. Até agora já foram instalados em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos, Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e Tubarão. Os próximos serão implantados em Criciúma, Araranguá, Joinville e Jaraguá, Taio, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Caçador.

Os centros fazem parte da estruturação da Defesa Civil de Santa Catarina. Eles estarão interligados com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) em Florianópolis, por meio de videoconferência. Essa ferramenta poderá ser usada durante um desastre natural, por exemplo, para que os gestores locais possam conversar com o secretário ou o governador em Florianópolis sem precisar se deslocar. A estrutura regional também conta com gerador de energia próprio capaz de manter a atividade mesmo sem energia elétrica na cidade. Contém ainda garagem, depósito, recepção, sala do coordenador regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Cigerd Florianópolis

Em Florianópolis, o prédio do Cigerd vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

 

 

 

Na próxima quinta-feira, 17, em Criciúma estarão reunidas instituições públicas e privadas, órgãos do governo e as estruturas das Agências de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá para etapa regional do processo de construção participativa do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina 2030.

O workshopp regional terá como objetivo o envolvimento dos presentes no conhecimento dos indicadores, identificação de desafios e proposição de ações estratégicas para o desenvolvimento regional dos 47 municípios, que integram a macrorregião do Litoral Sul catarinense.

O evento é coordenado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, e possui apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira a programação:

13h às 13h:30min: Credenciamento e abertura

13h:30min às 13h:45min: Apresentação do Plano (metodologia, visão, valores, cenários e tendências)

13h45min. Às 14h:45min: Onde estamos? Estado e Mesorregião (resultados dos workshops setoriais e indicadores macrorregionais)

14h45min às 15h: Coffee break

15h às 17h: Atividades em salas por Dimensão (Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social) Desafios e ações estratégicas para o desenvolvimento regional.

17h às 18h: Plenária

18h às 18h30min: Encerramento

Serviço:

Quando? 17 de agosto, às 13h

Onde? Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), localizada na Rua Ernesto Biachini Goés, 91, bairro Próspera.

Mais informações para a imprensa
Maykon Adriano Flor
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento - SPG
Fone: (48) 3665-3319 / 99186-9740
E-mail: maykon@spg.sc.gov.br
www.spg.sc.gov.br