ADR e prefeitura de Tubarão celebram convênio de cessão de uso para salas de aula
Foto: Marcelo Becker/PMT

Foi assinado nesta quinta-feira, 14, o termo de cessão de uso de bem imóvel entre a ADR e a prefeitura de Tubarão. O documento assinado pelo secretário executivo, Nilton de Campos, o presidente da fundação de educação, Mário Cézar de Oliveira Cardoso, e o gerente regional de educação, Jaime Ondino Teixeira, estabelece que a prefeitura terá a disposição a partir de janeiro 11 salas de aula em oito escolas estaduais para atender a educação infantil.

“O objetivo deste convênio é claro, é o Estado apoiando ainda mais a educação na cidade, principalmente em se tratando de educação infantil. Este é um investimento onde o Estado, a prefeitura, as pessoas ganham”, afirma o secretário Nilton. Neste ano dois educandários do Estado, Professora Angélica Cabral e Visconde de Mauá, foram repassados para a prefeitura, que vai utilizar para o atendimento educacional na cidade.

Com o termo a prefeitura poderá utilizar o espaço e uma sala de aula da Escola Professor Arno Hübbe, duas salas na Escola Governador Aderbal Ramos da Silva, duas salas na Escola Martinho Ghizzo, uma sala na Escola Bertoldo Zimmermann, duas salas na Escola Noé Abati, uma sala na Escola João Teixeira Nunes, uma sala na Escola Célia Coelho Cruz e uma sala na Escola Senador Francisco Benjamin Gallotti.

Para o presidente da Fundação de educação do município essa uma grande oportunidade para reduzir a falta de vagas que tem na educação. “Nós temos uma demanda muito grande na educação infantil e poder utilizar estes espaços é poder ampliar nosso atendimento as famílias”, declara o professor Mário Cardoso. A vigência do termo é do dia 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2022.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471

A formatura de 404 soldados da Polícia Militar de Santa Catarina de 2017 será na manhã desta quarta-feira, 13, em Florianópolis com a presença do governador Raimundo Colombo; do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba e do comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm. A solenidade está programada para às 10h no Centro de Ensino da PMSC, no Bairro Trindade, em Florianópolis.

Os 404 formandos são das cidades de Florianópolis, Tubarão, Balneário Camboriú e Itajaí. Eles irão atuar em serviços operacionais e Operação Veraneio. O curso de formação de soldados começou em maio de 2017 com 1.284 horas com estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreende técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Evento sobre turismo destaca projetos para o Sul do Estado
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, incentivou e motivou nesta terça-feira, 5, durante a realização do 3º Meeting de Turismo, em Gravatal, no Sul do Estado, representantes do poder público e da iniciativa privada a investirem e a apostarem no setor do turismo. “É necessário ter atitude. É preciso definir, decidir e fazer” provocou o secretário Pavan.

O Meeting reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas, entre prefeitos, secretários regionais, secretários municipais e lideranças regionais reunidas no evento realizado ao longo da manhã e da tarde no Hotel Termas do Gravatal. Na exposição, o secretário ainda citou alguns projetos desenvolvidos pela secretaria como a plataforma de vidro, que será uma das maiores do mundo, prevista para a Serra do Rio do Rastro, ou o Geoparque, no município de Praia Grande, na região dos cânions, que será o segundo do Brasil e o terceiro do gênero na América do Sul.

Evento sobre turismo destaca projetos para o Sul do Estado

“São alguns projetos que estamos tocando, mas é preciso dizer que ainda falta atitude no setor público mas também na iniciativa privada. As entidades empresariais também precisam ter atitude no turismo”, destacou Pavan, lembrando que a plataforma, o geoparque e também o Centro de Eventos De Balneário Camboriú, empreendimento em fase final de construção, contarão com a parceria privada na gestão ou na edificação.

Além da palestra do secretário, que abriu a programação, o Meeting também contou, pela manhã, com palestras do secretário adjunto Francisco dos Anjos, que falou sobre Turismo e Desenvolvimento Regional; do diretor de Políticas Integradas do Lazer, Amarildo Kanitz, sobre Formalização dos Conselhos de Turismo; e do secretário de Turismo de Gravatal, Fabricio de Medeiros Medeiros, que apresentou a experiência do Sistema Municipal de Turismo. Na tarde, a programação teve sequência com a apresentação de cases do Projeto Geoparque, da Morada dos Cânions , da Pousada Vida Artesanal, do Hotel Internacional e da Rota da Baleia França.

Informações para a imprensa:
Eduardo Correia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)
Fone: (48) 3665-7436 / 99924-7590
E-mail: educorreia.sol@gmail.com
www.sol.sc.gov.br

 

 

 

Regional de saúde alerta para infestação do mosquito da dengue
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Nesta segunda-feira, 4, o gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, juntamente com as técnicas responsáveis pela zoonose realizaram um roteiro em todos os munícipios para sensibilizar prefeitos e secretários de saúde dos sete municípios da ADR de Tubarão, em relação às responsabilidades dos municípios no controle e vigilância do Aedes aegypti. Segundo a bióloga e coordenadora de zoonoses da regional de saúde, Sabrina Fernandes, esse alerta é em virtude a epidemia que houve em 2016 mo Estado.

“Este ano nós já temos 57% de focos a mais do que nos anos anteriores, o prognóstico para a próxima temporada não nada animador. Estamos prestes a vivenciar epidemias de dengue, chikungunya e zika, então houve um chamado por parte da secretaria de estado da saúde para realizar este trabalho e sensibilizar os gestores”, explica Sabrina.

Na região da regional de saúde todos os municípios já possuem um programa de controle e vigilância ao Aedes aegypti estruturado. Hoje o Litoral norte e Oeste de Santa Catarina são as regiões mais críticas em relação ao mosquito. “Em Tubarão nós temos três focos, em Jaguaruna um foco e na região da Amurel a situação mais crítica é em São Ludgero com 15 focos. Nós não temos transmissão das doenças pelo mosquito na nossa região, mas além dos órgãos públicos é preciso que o cidadão faça a sua parte e vistorie a casa onde mora e o trabalho, são 10 minutos por semana”, destaca Sabrina.

O gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, ressalta o trabalho que já é realizado pelas prefeituras. “Esse é um trabalho de reforço porque hoje os município já fazem uma vigilância, inclusive com armadilhas que trazem resultados contra o mosquito”, afirma.  

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471