Compartilhe

O que é o Conselho de Desenvolvimento Regional

O principal papel do Conselho de Desenvolvimento Regional é servir de elo entre o Governo e a sociedade e permite aos atores regionais ajudarem a discutir os rumos de Santa Catarina.

O conselho, parte integrante da estrutura de cada uma das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), reúne representantes dos mais diversos segmentos econômicos e sociais, estimulando discussões, ideias e encaminhamentos. Ele é presidido pelo secretário executivo.

Os prefeitos e os presidentes das Câmaras de Vereadores são membros natos dos conselhos. Além disso, cada município elege e designa dois representantes da sociedade civil organizada dos mais variados segmentos. O grupo se reúne de forma itinerante, em sistema de rodízio entre os municípios integrantes da região de cada ADR, pelo menos uma vez a cada trimestre. Em cada cidade por onde passa, a comunidade pode acompanhar as discussões.

A esse colegiado regional de alto nível compete discutir, de forma participativa, os rumos, potencialidades e vocações de cada região de Santa Catarina, articulando todos os atores regionais para a construção de estratégias e planos que possam, não só reduzir as desigualdades regionais, mas elevar os padrões socioeconômicos na busca da equidade entre pessoas e entre regiões.

Conselheiros

Presidente

Lúcia Steinheuser Gorges – Secretária Executiva da ADR Timbó


ASCURRA

Membros Natos:
Lairton Antônio Possamai - Prefeito Municipal
Marcio da Costa - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Maurício Kuenen
Jucimar Sávio Chiarelli


BENEDITO NOVO

Membros Natos:
Jean Michel Grundmann- Prefeito Municipal
Almir Butzke - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Marli Decker Zech
Oscar Baade


DOUTOR PEDRINHO

Membros Natos:
Simoni Mercia Mesch Nones - Prefeita Municipal
Tony Tadeu Nones - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Rogério Woitexen
Nilza Packer Borges


INDAIAL

Membros Natos:
André Luiz Moser - Prefeito Municipal
Anderson Luz dos Santos - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Ivo Benke
Cassandra Helena Faes


RIO DOS CEDROS

Membros Natos:
Marildo Domingos Felippi - Prefeito Municipal
Cássio Luiz Berri - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Pedro Claudino dos Santos
Luiz Carlos Maiola


RODEIO

Membros Natos:
Paulo Roberto Weiss - Prefeito Municipal
Paulo Sérgio Floriano - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Vitor Gadotti
Angelita Oliani Carulack


TIMBÓ

Membros Natos:
Jorge Augusto Kruger - Prefeito Municipal
Douglas Emanuel Marchetti - Presidente Câmara de Vereadores

Membros Representantes:
Adalberto Roeder
Alfeu José Anastácio

Órgãos de Governo:
Polícia Militar: Tenente Cristofer Tiemann
Polícia Civil: Renan Pellenz Scandolara / Eduardo Lacerda Boaretto
Bombeiro Militar: Tenente Filipe da Silva Daminelli

O que é o Colegiado Regional de Governo

O Colegiado Regional de Governo integra os gerentes das áreas finalísticas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e os chefes regionais dos órgãos da administração direta e indireta do Governo de Santa Catarina. Tem como objetivo planejar e executar os planos, programas e ações do Estado. Articula-se na análise e solução das demandas regionais, tendo como finalidade melhorar a qualidade e a celeridade na prestação dos serviços públicos à sociedade.

Cabe ao Colegiado Regional de Governo auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, além de dar suporte à Agência de Desenvolvimento Regional, com informações e estatísticas setoriais. As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, podendo o grupo se reunir extraordinariamente, mediante a convocação do presidente, sendo este o secretário executivo. Cada reunião é registrada em ata, bem como a lista de presença e relatório dos assuntos discutidos na reunião.

Participam do Colegiado Regional de Governo:

I) Os gerentes da Saúde; da Educação; da Infraestrutura; do Planejamento; de Projetos Especiais; de Políticas Sociais; de Políticas Econômicas Rurais Urbanas;

II) Os chefes regionais da: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc); da Fundação do Meio Ambiente (Fatma); da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri); da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc);

III) O representante regional da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF);

IV) Os representantes da segurança, através do delegado regional de Polícia Civil; do comandante local da Polícia Militar (PMSC) e do comandante local do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC);

V) O coordenador regional da Defesa Civil (COREDEC).

Calendário de Reuniões

Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) da ADR Timbó

27 de junho - Timbó
28 de setembro – 14h - Museu da Imigração de Rio dos Cedros
Pauta: Posse dos novos membros; encaminhamentos sobre a SC-477; verificar situação do Centro de Educação Ambiental do CIMVI

14 de dezembro – Indaial

Colegiado Regional de Governo (CGO)

27 de julho - 13h - Sala de reuniões da ADR Timbó
Pauta: Demandas específicas de cada órgão; ações que solucionaram problemas na região (trabalho conjunto das polícias Militar e Civil); ações a serem desenvolvidas em parcerias com todos os órgãos; e convite aos participantes do CGO para assistir a videoconferência coordenada pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

31 de agosto - ADR Timbó
Pauta: Explanação a respeito da necessidade de serem apresentados, durante as reuniões do CGO, os problemas e reivindicações de cada órgão; apresentação das ações da Polícia Civil na Comarca de Timbó; discussão das demandas de cada órgão e possíveis soluções e/ou encaminhamentos necessários; e ações a serem desenvolvidas em parcerias com todos os órgãos.

27 de setembro - 14h - Novo Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Timbó
Pauta: Apresentação das ações da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Timbó, pelo tenente Filipe da Silva Daminelli; verificar encaminhamentos da Polícia Civil; discussão das demandas de cada órgão e possíveis soluções e/ou encaminhamentos necessários; e ações a serem desenvolvidas em parcerias com todos os órgãos.

26 de outubro - 14h - Sede da PM de Timbó
Pauta: Apresentação das ações da Guarnição Especial da Polícia Militar de Indaial, pelo major Átila Tiago Royer; verificar encaminhamentos pendentes, conforme relatório da reunião anterior; discussão das demandas de cada órgão e possíveis soluções e/ou encaminhamentos necessários; definir data e local das reuniões do CGO de novembro de dezembro. 

29 de novembro - 14h - Casan Indaial
Pauta: Apresentação das ações da Casan, pelo gerente regional Antônio Carlos Fink; Discussão das demandas de cada órgão e possíveis soluções e/ou encaminhamentos necessários; Lembrete da reunião de dezembro (15/12/2017, às 14h, na ADR de Timbó); Repassar comunicado da Secom referente às reuniões do Colegiado e Conselho;