Blumenau - Jasti termina com resultados importantes para Salete e Mirim Doce

Os atletas Aroldo Berlanda e Martinho Kniess, de Salete, que representaram a ADR Taió na 10ª etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), na modalidade de canastra, conquistaram a 4ª colocação. A competição terminou no último domingo, 21, em Blumenau. Outro município que se destacou foi Mirim Doce. As atletas da Companhia Municipal da Dança alcançaram o 5º lugar na modalidade dança coreográfica popular, com a apresentação “Cavalo Marinho”, comandada pela coreógrafa Jéssica Tonett.

Blumenau - Jasti termina com resultados importantes para Salete e Mirim Doce

As conquistas foram motivo de comemoração na ADR Taió. A integradora Educacional, Cleide das Neves, responsável pela etapa que classificou os municípios para o estadual, disse que ficou muito feliz com os resultados alcançados. “Nossos atletas não subiram ao pódio, mas representaram muito bem a Regional na competição. Parabéns a todos que participaram dos Jasti. O trabalho realizado com as pessoas da terceira idade nos municípios é muito importante, tanto para a qualidade de vida, quanto para o esforço e empenho nas disputas”.  

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

Florianópolis - Secretaria da Agricultura libera calcário do Programa Terra Boa para a Regional de Taió

Cumprindo agenda em Florianópolis na quinta-feira, 18, o secretário executivo da ADR Taió, Jardel Fronza e o gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Alcides Pivatto, estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura. Em pauta o pedido de liberação do aumento da cota de calcário do Programa Terra Boa, para municípios da Regional.

O secretário executivo falou que a solicitação será atendida e os municípios vão receber o incremento na quantidade, o que vai totalizar 11.400 toneladas de calcário para 2017. “Esse incentivo é fundamental para auxiliar nossos agricultores. O calcário melhora a qualidade do solo, aumentando a produtividade”.

Conforme Pivatto, Santa Terezinha vai receber 600 toneladas alem da cota; para Rio do Campo foram liberadas 630; Taió será beneficiado com mais 300 toneladas e Salete com 150. Os municípios de Pouso Redondo e Mirim Doce ainda estão utilizando o calcário da cota anual.

O secretário e o gerente foram atendidos pelo gerente Administrativo e Financeiro do Programa SC Rural, Valmor Fiametti. O secretário municipal de Agricultura de Santa Terezinha, Nelson Felippi, também participou do encontro.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

Pouso Redondo - Etapa microrregional dos Jesc de 12 a 14 anos
Foto: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, da ADR Taió, terminou na terça-feira, 16, em Pouso Redondo. Os jogos aconteceram no Ginásio Municipal Prefeito Benjamin Bini, no Ginásio da EEB Professora Anair Margarida Voltolini e no Centro de Treinamento de Tênis de Mesa.

O secretário executivo de Taió, Jardel Fronza, falou que as competições acontecem graças a um trabalho de união e parceria. “É um trabalho conjunto, executado por uma equipe da ADR, da prefeitura que sedia o evento e das escolas participantes. Teremos ainda diversas disputas no decorrer do ano e agradecemos antecipadamente o esforço de todos os envolvidos para que as competições esportivas sejam sempre um sucesso e, acima de tudo, somem positivamente na vida dos alunos/atletas participantes”.

A coordenadora da competição e integradora Educacional, Cleide das Neves, explicou que, conforme o regulamento, os campeões nas modalidades de badminton, tênis de mesa e xadrez garantiram vaga na etapa estadual dos Jesc, que acontece de 28 de junho a 2 de julho, em São Bento do Sul. O atletismo será realizado em outra data e também segue para o estadual. Os vencedores do futsal, handebol e voleibol vão disputar a etapa seletiva, com data a definir, que vai envolver as Regionais de Taió, Ituporanga e Rio do Sul.

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte, em parceria com as ADRs, prefeituras e Secretaria de Estado da Educação (SED).

Confira os classificados

Badminton Masculino - João Vicente Izidório - EEB Bruno Heidrich - Mirim Doce                       

Badminton Feminino - Maria Madalena Semann Blasius - EEB Bruno Heidrich - Mirim Doce                       

 

Tênis de Mesa Masculino - André Luiz Peron - EEB Prefeito Arno Siewerdt - Pouso Redondo                       

Tênis de Mesa Feminino - Maria Eduarda Magagnin - EEB Professora Anair Margarida Voltolini - Pouso Redondo                       

 

Xadrez Masculino - Ismael Felipe Rahn - EEF Prefeita Erna Heidrich - Taió                       

Xadrez Feminino - Tabita Gross Herbst - EEF Adolpho Ewald - Taió                       

 

Futsal Feminino - EEB Guilherme André Dalri - Salete                       

Futsal Masculino - EEB Leopoldo Jacobsen - Taió       

 

Handebol Masculino - EEF Bernardo Rohden - Salete                       

Handebol Feminino - EEF Prefeita Erna Heidrich - Taió               

            

Voleibol Masculino - EEB Professora Anair Margarida Voltolini - Pouso Redondo                        

Voleibol Feminino - EEB Professora Anair Margarida Voltolini - Pouso Redondo

 

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

Taió - Assessores e assistentes escolares participam de capacitação promovida pela Gerência de Educação
Foto: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

Com o objetivo de dar oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e realizar ações de fortalecimento na reconstrução do Projeto Político-Pedagógico (PPP), assessores de direção e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), que atuam nas escolas da rede estadual de ensino, foram convidados para participar de uma capacitação promovida pela Gerência de Educação da ADR Taió. O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira, 16, no auditório da Regional, com o tema “O Desafio de Articular e Mobilizar a Equipe Escolar nas Dimensões Pedagógicas”.  

“A capacitação vai trazer contribuições importantes, que vão possibilitar uma reflexão conjunta em torno do planejamento e das práticas cotidianas da escola. Os assessores e assistentes estão diretamente comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem e vão se tornar articuladores permanentes de novas ações educacionais em suas unidades de ensino”, afirmou o gerente de Educação, Moacir de Melo.

Os cursistas terão mais quatro aulas presenciais e 16 horas à distância, até o final da capacitação, em setembro. Os docentes que irão ministrar o curso são: Tarcisio Israel, supervisor de Políticas e Planejamento Educacional; Marcia Peters Busarello, Nadir Angelo da Silva e Osnildo Dalmarco, técnicos da Gered; Élcio Cechetti, doutor e técnico efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) e Viviane Vieira, psicóloga.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642