Jogos Abertos da Terceira Idade
Foto: ADR Taió

Participando pelo segundo ano da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), da ADR Taió, dona Noemia Peters, de 91 anos, não se classificou para o estadual na modalidade de dominó que disputou em Salete, mas disse que é seu jogo preferido e se diverte todas as quintas-feiras no encontro da terceira idade. Dona Noemia, a filha Maria Marlene Soares que disputou na dança, e a nora Nair Peters na canastra, integram um grupo da terceira idade de Taió com o objetivo de fazer novas amizades e se manter em atividade.

Na abertura, a prefeita de Salete, Solange Bitencourt Schlichting deu as boas vindas e disse que ficou muito feliz em sediar o evento. “É uma alegria receber os competidores de toda região nesta atividade tão importante de lazer e confraternização. Meus pais também participam da competição e isto muito me orgulha”.

Jogos Abertos da Terceira IdadeA entrada do fogo simbólico foi um momento de emoção. O atleta Joseph Wilhelm, de Salete, conduziu a tocha até o acendimento da pira, em homenagem a sua esposa, dona Alvacir Wilhelm, que faleceu há cerca de um ano.

A integradora Educacional, Cleide das Neves comemorou o sucesso da 10ª edição da etapa microrregional dos Jasti. “Acompanho desde o início, a realização das etapas microrregionais da ADR. Alguns atletas já não estão mais conosco e outros vão entrando. Mas o que nos motiva estar à frente deste evento, é o sorriso da conquista de uma medalha, mesmo o atleta não tendo sido classificado para o estadual. Isto é um incentivo para que no próximo ano voltemos a realizar com entusiasmo os Jogos da Terceira Idade”, declarou a integradora.

Jogos Abertos da Terceira IdadeA competição contou com a participação de atletas com idades a partir de 60 anos dos municípios de Salete, Taió, Santa Terezinha, Rio do Campo e Mirim Doce. Os vencedores estão classificados para a etapa estadual que acontecerá em Blumenau, de 17 a 21 de maio. Os Jasti são uma promoção da Fesporte, em parceria com Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura Municipal de Salete.

Os prefeitos de Mirim Doce, Sergio Luiz Paisan; de Rio do Campo, Rodrigo Preis e a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwartz, também prestigiaram o evento.

Confira os classificados para a etapa estadual:

Bocha Masculino – Salete

Bocha Feminino – Taió

Canastra Masculino – Taió e Salete

Canastra Feminino – Santa Terezinha e Mirim Doce

Dominó Masculino – Mirim Doce e Salete

Dominó Feminino – Salete e Santa Terezinha

Truco Masculino – Taió e Rio do Campo

Dança Popular – Mirim Doce

Dança 70 anos acima – Santa Terezinha

Dança de Salão 60 a 69 anos – Salete

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió vai promover nesta quarta-feira, 19, a etapa microrregional da 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em Salete. Os atletas serão recepcionados no Clube Esportivo e Recreativo (CERS), a partir das 7h30 com café da manhã. A solenidade de abertura será realizada às 8h30 e logo após, inicia a competição. A primeira modalidade será a Dança de Salão em duas categorias: de 60 a 69 anos e acima de 70 anos.

Em seguida os competidores vão disputar as modalidades de Bocha, Canastra e Dominó no masculino e feminino. O truco terá apenas competidores no naipe masculino. No Bolão 23 masculino e feminino, as duas equipes inscritas de Salete vão direto para a etapa estadual. A competição deve reunir cerca de 150 atletas acima dos 60 anos representando os municípios de Mirim Doce, Taió, Santa Terezinha, Salete e Rio do Campo. As disputas serão realizadas no Clube Esportivo e Recreativo Salete (CERS) e na Sociedade Esportiva e Recreativa Rohden Artefatos (Serra).

Os Jasti são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras. A etapa estadual será realizada entre os dias 17 e 21 de maio, em Criciúma. Criados em 2008 os Jasti tem como finalidade estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas, visando ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida, contribuir para reverter a imagem do idoso na nossa sociedade, conquistando o respeito das demais gerações.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

Conselho de Desenvolvimento Regional

A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), de 2017, foi realizada nesta terça-feira, 18, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió. A reunião contou com a apresentação dos novos conselheiros, prefeitos, presidentes dos legislativos e dos representantes da sociedade civil organizada dos seis municípios da área de abrangência da ADR.

Na oportunidade, o presidente do CDR, secretário executivo Jardel Fronza, relatou para o grupo as ações e investimentos realizados em 2016 e 2017 na Regional. “Por intermédio da ADR, o Governo do Estado realizou investimentos importantes nos seis municípios. Junto com o Conselho vamos discutir, planejar e definir ações de interesse da região e concentrar nossas forças para concretizar ainda mais ações”, destacou.

O gerente de Educação, Moacir de Melo, também falou para os conselheiros sobre investimentos. “A Gered procura administrar da melhor forma os recursos destinados pelo Governo do Estado na área da Educação, procurando atender bem as escolas da rede estadual de ensino dos municípios da Regional”.  

O encontro contou com a apresentação do regimento interno do Conselho e com uma explanação dos projetos prioritários selecionados pelo Núcleo do Programa Crescendo Juntos. “É importante que todos conheçam os programas em andamento na ADR, que visam o crescimento e o desenvolvimento da região”, afirmou o analista administrativo Josimar Simonetti.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió realiza nesta terça-feira, 18, a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), de 2017. O encontro está marcado para as 14h, no auditório da ADR, onde serão apresentados e empossados os novos membros do Conselho, formado por prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e dois membros da sociedade civil organizada de cada município que integra a Regional.  

Conforme o secretário executivo Jardel Fronza, os representantes dos municípios vão tomar conhecimento quanto ao regimento interno, que teve mudanças estabelecidas pela Lei 16.795/2015 e o decreto 856, de 8 de setembro de 2016. “Vamos discutir sobre a finalidade do Conselho, e alinhar as ações visando o crescimento e o desenvolvimento da região”, disse Fronza.

Outra pauta da reunião será a apresentação dos projetos prioritários selecionados pelo Núcleo do Programa Crescendo Juntos, da ADR Taió. O programa foi instituído pelo Governo do Estado e é operacionalizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SPG). Voltado ao Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, o projeto contempla 12 regiões no Estado, que estão com o desenvolvimento abaixo da média.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642