Compartilhe

O Governo do Estado começou um Mutirão de Cirurgias de Catarata e as regiões Oeste e Extremo-Oeste foram as escolhidas para abrir a campanha. Desde a segunda-feira, 4, o Hospital Beneficente Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, está recebendo pacientes de 27 municípios para zerar as filas do procedimento oftalmológico.

Com a coordenação das Gerências Regionais de Saúde de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Maravilha, a previsão é que sejam realizadas cerca de 700 cirurgias até a próxima semana. Conforme a gerente de Saúde de São Miguel do Oeste, Paula Corrêa, a equipe de médicos é de São Paulo. “São cerca de 170 procedimentos realizados por dia em Iporã do Oeste. Custeada pelo governo estadual, a campanha atenderá todos os municípios do Extremo-Oeste”, afirma.

A gerente explica que três municípios da região, optaram por fazer as cirurgias no Hospital de São Lourenço do Oeste pela proximidade. Cerca de 1.200 procedimentos foram realizados do dia 25 de novembro a 2 de dezembro, beneficiando 53 municípios.

O Mutirão de Cirurgias de Catarata 2017 será realizado em todos os hospitais de Santa Catarina que aderiram à campanha, no período entre novembro/2017 e janeiro/2018. Serão investidos mais de R$ 6 milhões na realização de aproximadamente 6.000 cirurgias.

Estão aptos a fazer o procedimento, os pacientes com indicação cirúrgica que constam na lista de espera de seus municípios. A cirurgia de catarata é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente tem direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

 --
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste