Compartilhe

A quinta-feira, 1º de março, entrou para a história de 100 estudantes do município de Novo Horizonte. Neste dia, a Agência Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste, deu início a mais uma edição do Projeto Sanitarista Júnior. É o quarto ano ininterrupto em que a ação é desenvolvida e desta vez, com um diferencial: contemplando estudantes da Rede Estadual de Ensino. A aula inaugural aconteceu no auditório do Sicoob em São Lourenço às 14 horas. Após, os alunos se dirigiram até a Agência de Desenvolvimento Regional em São Lourenço, onde conheceram as ações realizadas por este órgão governamental.

De acordo com o médico veterinário da Cidasc, Milton Kasper, que coordena o projeto na região, a parceria foi firmada com a EEB Santa Lúcia do município de Novo Horizonte. São quatro turmas de estudantes, duas do sexto e duas do oitavo ano, perfazendo um total de 100 alunos que receberão, durante todo o ano letivo, aulas teóricas e práticas a respeito da importância da Defesa Sanitária e Agropecuária.

O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Walmor José Pederssetti, participou da aula inaugural e posteriormente recebeu os estudantes na ADR. Na ocasião, ele expôs aos visitantes, a estrutura funcional da ADR, bem como seu papel na região. Sobre o Sanitarista Júnior, o secretário parabeniza a Cidasc e enaltece a ação que segundo ele, é de fundamental importância para conscientização acerca da fiscalização animal e vegetal. “Vejo a ação como de fundamental relevância, especialmente por trabalhar com os estudantes, que atuam como multiplicadores da informação que recebem”.

Para o gerente regional da Cidasc, Diogo Deoti, este trabalho gera uma mudança na imagem que a defesa agropecuária tem perante a sociedade, faz com que o produtor rural perceba através do que é repassado aos seus filhos, que a Cidasc é uma parceira do seu negócio e que trabalha visando o bem estar e o bom andamento da atividade agrícola e da saúde pública como um todo.

Saiba mais

O Projeto Sanitarista Júnior tem por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, tem a finalidade de possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária. Em todo o Estado, o projeto atende mais de 40 escolas distribuídas em 20 municípios, contemplando mais de 1,5 mil crianças.

Em São Lourenço

Em 2015 foi realizada a primeira edição do Projeto, em 2016 a segunda e no ano passado a terceira. Por conta do sucesso nos trabalhos realizados, a Agência Regional da Cidasc de São Lourenço ocupa uma posição de destaque em Santa Catarina e é vista como referência em Educação Sanitária. Por esta razão, a quarta edição será lançada. 

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste