Compartilhe

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Xanxerê, inaugurado na última sexta-feria, 9, abrange sua totalidade 20 municípios, incluindo os sete compreendidos pela ADR São Lourenço do Oeste. Para o secretário executivo da ADR, Walmor José Pederssetti, o Cigerd representa uma verdadeira revolução no sistema de gerenciamento de sinistros. “Esta ação evidencia o quanto nosso Estado está evoluído no que diz respeito a Defesa Civil, e preocupado com a segurança e bem estar dos cidadãos”, diz. O secretário Pederssetti e o gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Marcos Cezar Pozzer, estiveram na inauguração.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Morateli. Ele explicou que o Cigerd de Xanxerê integra uma verdadeira rede de proteção e defesa civil à disposição dos catarinenses.

Segundo Moratelli, o Cigerd é muito mais que uma ferramenta de gestão. "Mapeamos o território catarinense e constatamos que teríamos que melhorar a Defesa Civil criando procedimentos nos municípios. O Centro converge em um local de debate em época de normalidade, e em situações de crise, no local onde as decisões serão tomadas”,  diz.

Sobre a Estrutura

A estrutura possui cerca de 160 metros quadrados e foi construída com nove módulos de ferro galvanizado. O Cigerd é autossuficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. Foram investidos cerca de R$ 853.082,57.  O projeto foi colocado em prática graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Xanxerê que cedeu o terreno.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Luciano Peri, o Centro regional busca justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios abrangentes. "Com isso podemos melhorar e preparar as cidades para o enfrentamento das situações de crise",  disse Peri.

O Centro Regional é parte de um projeto inovador onde referências internacionais em funcionalidade foram utilizadas para que exista praticidade na construção de uma defesa civil assertiva. Para a elaboração do conceito foram utilizadas  referencias adquiridas através de trocas de experiências com outros países, a exemplo do Japão.

O Cigerd Regional de Xanxerê atende os 20 municípios das Associações dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNOROESTE) São eles: Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lajeado Grande, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Vargeão, Xanxerê, Xaxim

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional de Lages, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

Informações adicionais para a imprensa

Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação ADR
São Lourenço do Oeste – SC
Fone: (49) 3372-1002 / (49) 98837-9273