Compartilhe

Alfredo Wagner - Estudantes participam do 1º Seminário Municipal de Cebola
Foto: Divulgação Escola

Estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro, acompanhados pela professora Sibeli Weingartner e o professor Erivelton Pereira, participaram do 1º Seminário Municipal da Cebola, em Alfredo Wagner, evento organizado pela Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais no Parque de Exposições e que integrou as regiões da Serra catarinense e Alto Vale do Itajaí. O evento ocorreu no dia 31 de maio.

Os alunos participaram das palestras com os temas: Conhecimentos para produção de alimentos e Equipamentos de Proteção Individual, abordados por Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior da Epagri. O sistema de plantio direto da cebola e a preservação do solo por meio da adubação verde com plantio de forrageiras de inverno e verão foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Édio Zunino Sgrott e incluiu uma visita à propriedade modelo que aplica a referida técnica.

O tema Nutrição do solo e a química orgânica como processo da produção e por consequência aumento da rentabilidade nas propriedades rurais foi explicado pelo engenheiro agrônomo Claudinei Kurtz, da Estação Experimental de Ituporanga. Para encerrar a integração, os estudantes acompanharam uma aula com o engenheiro agrônomo da Epagri, Sérgio Adônis da Cruz, sobre O custo, o benefício, a qualidade e a rentabilidade através de técnicas sustentáveis de manejo do solo através do cooperativismo.

*Com informações da EEM Valmir Omarques Nunes