Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, o prefeito de Rio Rufino, Thiago Costa, e o gerente de Administração da ADR de São Joaquim, Mauro César Souza, assinaram na quarta-feira, 18, a ordem de serviço para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio Rufino. O ato foi realizado no Centro Administrativo, em Florianópolis, com a assinatura de ordens de serviço para a construção de 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os recursos, no total de R$ 6,8 milhões, serão disponibilizados por meio do Programa Pacto pela Proteção Social.

“É uma ação emblemática para o Estado atender as pessoas que mais precisam. Um programa de alto alcance social que vai atender a população mais carente nas comunidades menos desenvolvidas de Santa Catarina, prestando um serviço de assistência, psicologia e proteção”, destacou o governador.

Cada equipamento terá 171 metros quadrados. A construção atende aos padrões de acessibilidade, com um espaço físico compatível com o trabalho social. Os municípios contemplados vão receber, além dessas unidades, a mobília que, somada, chega a R$ 300 mil de investimentos.

Colombo afirmou que o serviço será estendido para todo o Estado. “Nós vamos universalizar o atendimento em todos os municípios catarinenses. Ainda neste ano, completaremos com as outras que faltam de tal forma que, em pouco tempo, esse serviço funcionará de forma essencial na proteção das pessoas mais carentes de Santa Catarina”, disse.

O Cras é uma unidade pública responsável pela organização e pela oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. O objetivo é de prevenir a ocorrência dessas situações, dando ampliação do acesso aos direitos e cidadania.

“É um equipamento extremamente importante e pertinente, principalmente para aquelas famílias de graus de vulnerabilidade extrema. Um simples detalhe com equipamento a altura, com conforto, qualidade e com serviço social capacitado com gestores da assistência social faz, e muito, a diferença na vida das pessoas”, enfatizou Comin.

Os municípios contemplados são Agrolândia, Alto Bela Vista, Apiúna, Dona Emma, Presidente Nereu, Erval Velho, Imaruí, Jaraguá do Sul, Schroeder, Maracajá, Sombrio, Pomerode, Rio do Oeste, Rio Rufino, Timbó, Rodeio, São Ludgero, Serra Alta, Vargeão e Vidal Ramos.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Epagri forma jovens rurais em Gestão, Liderança e Empreendedorismo
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

Foi realizada nesta quinta-feira, 19, a formatura de 21 jovens no Curso Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais, no Centro de Treinamento de São Joaquim (Cetrejo). O evento contou também com a presença de autoridades, colaboradores da Epagri e familiares dos formandos.

Epagri forma jovens rurais em Gestão, Liderança e Empreendedorismo

Promovido pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina das regiões de São Joaquim e Lages, com recursos do SC Rural, o curso realizado no Centro de Treinamento de São Joaquim (Cetrejo) envolveu alunos de 10 municípios das ADRs de São Joaquim: São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bom Jardim da Serra, Lages, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, Correia Pinto e Ponte Alta.

Esta é a quinta turma do curso, que neste ano ao invés de ter enfoque em uma área produtiva, como nos anos anteriores, desta vez, foi aberto a diversas cadeias produtivas como pecuária de corte e de leite, olericultura, apicultura, fruticultura e produção orgânica, entre outros.

O curso teve como objetivo formar lideranças rurais, desenvolver o espírito empreendedor dos jovens agricultores e incentivar a discussão sobre sucessão familiar nas propriedades agrícolas da região. Temas como liderança, empreendedorismo, inclusão digital, práticas integradoras de lazer e autoconhecimento; novas oportunidades econômicas e ambientais, voltadas ao emprego, à renda e a produção agrícola e ainda a gestão de negócios, da propriedade e do ambiente, considerando as potencialidades regionais foram alguns dos pontos discutidos.

Epagri forma jovens rurais em Gestão, Liderança e Empreendedorismo

O jovem formando Diego Borgueson, de Rio Rufino, destaca a importância do curso para seu futuro. “É uma oportunidade muito valiosa, adquirir conhecimento técnico e aplicar na gestão da propriedade, e com isso, melhorar a renda da família que permanece no campo com mais qualidade de vida”, afirmou.  

Informações adicionais para Imprensa:                  
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8310 – 991025054 - 991481016

Urubici - Festival Dança Catarina movimentou a Serra Catarinense
Fotos: Mauro Souza/ADR São Joaquim 

Um espetáculo de cores, movimento e alegria emocionou o público que participou da etapa microrregional da 18ª edição do Festival Escolar Dança Catarina, realizada nesta terça-feira, 3, no Ginásio Municipal Noé da Costa Ribeiro, em Urubici. O Festival reuniu grupos de danças das ADRs São Joaquim e Lages.

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival está em sua 18º edição. Ele envolveu alunos, entre 7 e 15 anos, de grupos de dança de escolas estaduais, municipais e particulares, nas categorias: mirim livre, infantil livre, infantil dança popular, infantil dança de salão, juvenil livre e juvenil dança de salão.

Para garantir a beleza dos espetáculos, foi montada uma mega estrutura com palco, iluminação e som de qualidade. Além disso, a avaliação ficou por conta de uma banca de jurados qualificados.

Urubici - Festival Dança Catarina movimentou a Serra Catarinense

Anualmente o Dança Catarina percorre todo o Estado levando cultura, dança e educação. Em 2017 são 24 festivais; 20 etapas classificatórias selecionam os destaques que seguem com todas as despesas custeados pelo Governo do Estado para as Fases Finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Agências de Desenvolvimento Regional e prefeituras.

Resultados:

Categoria Mirim Livre

1º - Colégio Santa Rosa de Lima – Lages - coreografia: Transição

Categoria Infantil Dança Livre

1º - EMEB Aline Giovana Schimitt - Lages – coreografia: Malandragem no Beco

Categoria Infantil Dança Popular

1º - EEB Araújo Figueiredo - Urubici – coreografia: A Rosa Branca

Categoria Juvenil Dança Livre

1º - CEDUP Renato Ramos da Silva – Lages – coreografia: Uma viagem aos Clássicos do cinema

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º - EEB Araújo Figueiredo - Urubici – Soliere Martins e Jeferson Borges

Categoria Juvenil Dança de Salão

1º - EEB Araújo Figueiredo – Urubici – Douglas Torres e Ana Paula de Lima

 

Informações adicionais: 
Elenise Melo Nunes
Agência de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 – 991481016 - 991025054

 

 

São Joaquim - Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

Mais de 950 pessoas, entre estudantes, professores e convidados visitaram a 5ª Feira Regional de Ciências, Cultura e Tecnologia, realizada pela Gerência Regional de São Joaquim no Hall da Agência de Desenvolvimento Regional, em São Joaquim. O evento foi nesta sexta-feira, 15 e contou com a participação de 10 escolas da rede estadual de ensino.

Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR São Joaquim

Foram premiados os primeiros colocados nas categorias Ensino Profissionalizante, Médio e Fundamental. O trabalho “Ar Condicionado caseiro”, desenvolvido pela EEM Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro venceu na categoria Ensino Profissionalizante. O trabalho “Higiene e Saúde”, da EEB Manoel Dutra Bessa venceu na categoria Ensino Fundamental e o trabalho “Composteira Orgânica”, da EEB Djalma Bento de Rio Rufino conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Médio.

Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR São Joaquim

O gerente Regional de Educação Murilo Fontanella Vieira destaca o empenho e a participação dos alunos e professores, independente de resultados. Ele explica ainda que a comissão avaliou diversos critérios como criatividade e inovação; conhecimento científico do problema elaborado; metodologia científica; profundidade da pesquisa; e clareza e objetividade na apresentação do trabalho. “A Feira tem o objetivo de despertar o interesse científico dos alunos ao mesmo tempo que chama a atenção dos mesmos para ações voltadas a preservação do meio ambiente, qualidade de vida e ao desenvolvimento regional como responsabilidade do todos os cidadãos”, afirmou.

Participaram as escolas Ary de Souza Borges, Manoel Cruz, Martinho de Haro e São José de São Joaquim, Araújo Figueiredo e Manoel Dutra Bessa de Urubici, Alexandre de Gusmão e Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro, Adolfo José Martins de Bom Jardim da Serra, e Djalma Bento de Rio Rufino.

Todos os participantes receberam o certificado de participação na Feira e os primeiros colocados em cada categoria receberam medalhas e irão expor na Feira Estadual de Ciências, Cultura e Tecnologia, que será realizada no mês de outubro em Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim
E-mail: imprensa@sjq.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (49) 3233-8301 / 99102-5054 / 99148-1016
Site:sc.gov.br/regionais/saojoaquim