A abertura da etapa dos Jasti na ADR de Rio do Sul foi realizada na Casa dos Idosos de Rio do Oeste, na manhã desta quinta-feira, 20, e teve o juramento do atleta feito pela atleta Maria Pizetta - de Rio do Oeste. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessati e com os demais prefeitos e secretários de Educação dos municípios da ADR de Rio do Sul.  

O secretário regional Ítalo Goral, a Gerente Regional de Educação, Kátia Brasil e o presidente do Clube dos Idosos de Rio do Oeste, Odilo Vanderlinde também participaram da abertura. 
Em seu pronunciamento o secretário regional Ítalo Goral além de desejar boas vindas a todos, disse que em nosso país diminui o número de crianças e aumenta o de idosos e a tendência é o envelhecimento da população. Justamente para atender a população com mais de 60 anos, o Governo do Estado criou em 2008 os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que estimulam a participação de idosos em atividades esportivas e recreativas.

Os Jasti fortalecem a participação de idosos, o convívio social, a troca de experiências, valorizando a prática esportiva na terceira idade, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para melhor convívio social.

Após as competições nas diversas modalidades, os campeões que irão à etapa estadual em 15 de maio em  Blumenau, são os seguintes: 
Dança de salão categoria 60 a 69 anos: Gersib Dickow/Márcia Dickow de Agronômica, que classificou-se também na modalidade Canastra do naipe feminino; Dança de salão 70 anos ou mais o município de Trombudo Central está direto na etapa estadual; o mesmo acontecendo com a modalidade de Dança coreográfada, ambos os naipes de Dominó em que Agrolândia está classificada direto ao Jasti estadual; no Bolão 23 e no Vôley adaptado de ambos os naipes, em Canastra, Truco e Bocha Masculino os campeões foram as equipes de Rio do Sul, e Trombudo Central que venceu na modalidade Bocha do naipe feminino.

 Os Jasti são disputados nas etapas classificatórias microrregional e estadual tendo uma média de 8  mil participantes de 222 municípios catarinenses. Na etapa regional de Rio do Sul contou com a organização do integrador esportivo regional Ademar Podgaietzky e do professor Marco Antônio 'Cabelo' Prates.

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946

 

O secretário executivo da Agencia de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, participou da comemoração aos 86 anos de emancipação política de Rio do Sul.

A programação oficial do aniversário da Capital do Alto Vale do Itajaí contou com apresentações artísticas e culturais, corte do bolo de aniversário e distribuição de brindes. Foi feita inauguração de nova estrutura, de 920metros quadrados, do Centro de Educação Infantil Dóris Janke Stüpp, na Rua XV de Novembro, no Bairro Laranjeiras.

Foi entregue também o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, na Rua Rinaldo Mezadri, no Bairro Canoas, em estrutura doada pelo Governo do Estado. O Creas de Rio do Sul tem equipe multidisciplinar especializada em atender à população vulnerável, com encaminhamentos, visitas e acompanhamentos. Durante a tarde foram entregues pavimentações em diversas ruas, entre elas a Antônio Tonon, no Bairro Barragem, e a Lauro  Muller, no Bairro Budag, além da Estrada São Bento, no Bairro Progresso.

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946

Sábado, 8, foi promovida a 11ª Feijoada da EEB Paulo Zimmermann, no Centro, em Rio do Sul, como parte do Dia da Família na Escola, cujo objetivo é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S unificam uma programação para atrair familiares dos estudantes. A iniciativa foi do Movimento Santa Catarina pela Educação, em proposta aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, que a transformou o dia em lei. SC é o único do país com lei desta natureza.

 A feijoada do 'PZ' - como é carinhosamente chamada a escola, era sempre em maio, mas devido ao Dia da Família na Escola, a data foi antecipada para agora, 8 de abril.

 A aluna do 9º ano do ensino fundamental, Eduarda Amorim, veio com seu pai, Laudecir Amorim, prestigiar o evento, que acha interessante por aproximar pais de alunos da própria escola, tornando-os mais presentes na formação dos filhos e ao dia a dia do educandário centenário, tradicional no Alto Vale.   

Segundo o diretor Jaison Benting, o convívio familiar é reforçado nestes encontros que também servem para aumentar os estímulos dados aos alunos para que se esforcem nos estudos, melhorem a disciplina em casa e na escola, e entendam no que resultam ações. Além de buscar  maior  integração entre pais, alunos, professores, funcionários e mesmo moradores próximos da escola. Para ele, é uma forma para que se entenda que a formação de cidadãos é dever da família e da escola.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Imprensa ADR de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 9-8855-3946
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrriodosul 


Radar de Lontras / Foto de arquivo: Julio Cavalheiro / Secom 

O território catarinense terá 100% de cobertura por radares meteorológicos ainda neste ano, resultado da compra de dois novos equipamentos, um para a região Oeste do Estado e outro para o Sul. “É um grande avanço. Atingir 100% de cobertura em nosso território vai facilitar e intensificar o trabalho de emissão de alertas e de gestão de risco”, afirma o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está nos Estados Unidos em visita oficial à empresa fabricante do radar que vai operar no Sul de SC.