Compartilhe

Casa Familiar Rural

A partir desta quinta-feira, 30, já podem ser efetuadas as matrículas na rede de ensino estadual. Uma das escolas da Regional de Quilombo conta com uma novidade para 2018: a Casa Familiar Rural Santo Agostinho, em Quilombo, oferecerá o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária.

Segundo a supervisora de gestão escolar da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo, Olga Casagrande, o curso será oferecido na modalidade de pedagogia de alternância, em que o estudante fica uma semana internado na escola com aula em tempo integral e, na outra, desenvolve uma série de atividades de integração de teoria e prática fora da escola, por exemplo, na propriedade da família.

O gerente regional de Educação Jackson Smiderle explica que o curso não é exclusivo para agricultores familiares rurais e quem não possui propriedade rural pode desempenhar as atividades de outras formas.

“Um Curso Técnico em Agropecuária na Regional de Quilombo é muito importante, pois muitos dos alunos que procuram esta formação deslocam-se para outras localidades mais distantes e, assim, a partir de 2018, poderão estudar em um local próximo das residências, num curso voltado à realidade local. Com certeza, a sociedade irá ganhar, e o trabalho com a pedagogia da alternância será fortalecido”, diz Jackson.

O curso dura três anos, tem um total de 4.872 horas/aula e segue o eixo tecnológico de Recursos Naturais, que compreende tecnologias relacionadas à extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange a prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias e de máquinas e implementos.

A organização curricular contempla conhecimentos relacionados à leitura e produção de textos técnicos, raciocínio lógico, ciência, tecnologia e inovação, investigação tecnológica, tecnologias sociais, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo, tecnologias de comunicação e informação, desenvolvimento interpessoal, legislação e políticas públicas, normas técnicas, saúde e segurança no trabalho, gestão da qualidade, responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental, qualidade de vida e ética profissional.

A matrícula pode ser feita diretamente na Casa Familiar Rural Santo Agostinho até 11/12/2017. O telefone é 3346-2771. Quem já concluiu o Ensino Médio também pode se inscrever. 

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo