Formatura de policiais militares em Chapecó

O governador Raimundo Colombo e o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, participaram nesta quinta-feira, 14, na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Chapecó, da formatura de 120 novos policiais militares. Este foi o quarto de nove grupos que estão sendo formados durante a semana, em um total de 919 soldados.

Segundo o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, Jaksom Castelli, foram solicitados dois policiais militares para Quilombo, um para Irati e mais cinco para ficarem lotados na 5ª Companhia de São Lourenço do Oeste, mas que devem integrar uma Patrulha Agrícola nos treze municípios que compõem as regionais de Quilombo e São Lourenço do Oeste.

Colombo explica que os novos concursos são para suprir a saída de policiais aposentados. “As aposentadorias estão ocorrendo em um número bastante elevado. Então a gente tem um ingresso muito grande, mas o efetivo aumenta pouco”, informa. “É o maior número da história de Santa Catarina. Em novembro, nós chamamos 200 novos policiais civis, então é um ingresso bem expressivo e tem que continuar. Ano que vem deve haver um novo concurso, do porte deste. Também vamos continuar a investir em tecnologia e inteligência para poder se antecipar contra a criminalidade”, destacou.

“Esse reforço virá para que a gente possa promover segurança a todo o povo de Santa Catarina. Nós vamos reforçar efetivamente e procurar naquilo que compete a Polícia Militar dar a resposta”, disse o comandante-geral Paulo Henrique Hemm. “Definimos a distribuição dos nossos policiais para as cidades de forma técnica e observando vários critérios, como aumento populacional e da criminalidade, da demanda reprimida, dos policiais que foram embora, dentre outros”, explicou Hemm.

Os formados participaram do concurso público em 2015 e iniciaram o curso de formação que aconteceu de 2 de maio de 2017 até 15 de dezembro 2017 no Centro de Ensino da PMSC, em Florianópolis e em mais 15 batalhões pelo Estado.

Foram 1.284 horas compostas por estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreende técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Nesse grupo, 60 fizeram o curso de formação de soldados no 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, 30 no 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste e 30 no 20º Batalhão de Polícia Militar de Concórdia.

O soldado Claudinei Gheno disse que entrar na corporação é um sonho de longo prazo que hoje se concretiza. “Passa um filme na nossa cabeça em lembrar de tudo que passamos para chegar até aqui desde o concurso. Todas as etapas foram cumpridas e hoje estamos aqui”, comemorou.

Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos da PM escolhem um nome para serem identificadas. A turma que se forma no Estado escolheu homenagear o soldado PM Jaison Carniel. Ele foi morto em 2014 durante uma emboscada dentro de um estabelecimento comercial em Campos Novos.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo

Gerente de políticas socioeconômicas rurais e urbanas

Dezessete produtores rurais da regional de Quilombo já foram contemplados com o Programa Menos Juros, lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. O programa tem como objetivo incentivar o investimento rural e apoiar os agricultores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Quilombo, União do Oeste, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Irati e Jardinópolis tem R$ 2.979.037,00 à disposição para o programa. Este valor é proporcional ao número de habitantes e será destinado às atividades de piscicultura, turismo rural, avicultura, caprinocultura, suinocultura, produção de leite, fruticultura, aproveitamento de dejetos da produção intensiva de animais, energia alternativa, plantas ornamentais e equipamentos da mecanização agrícola (não incluindo tratores, veículos e calcário).

O prazo para quitar os financiamentos é de oito anos e o Governo irá contribuir com o pagamento de 2,5% dos juros ao ano. Segundo o gerente de políticas sócioeconômicas rurais e urbanas da ADR, Vilso Casagranda, para participar do programa o agricultor deve procurar a Epagri, cujo técnico fará o pré-enquadramento e encaminhará para a ADR.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo

 

Começa no próximo sábado, 9, a programação do Estação Cultural, projeto itinerante da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que levará oficinas e apresentações artísticas a até 50 cidades de Santa Catarina. Na primeira etapa, os municípios de Ituporanga, Quilombo, São Lourenço do Oeste e Lages vão receber os espetáculos que terão entrada gratuita.

Cada cidade terá uma apresentação artística, como teatro, música e circo e ocorrerá em praças e teatros. A FCC se encarrega da seleção dos projetos e contratação das atrações, tendo os municípios como parceiros na divulgação das ações e disponibilização de espaços, datas e horários para as apresentações. Das cinco ações iniciais, três se concentrarão no sábado, 9, e domingo, 10, ficando para Lages, no dia 16, o encerramento da primeira etapa.

Para a seleção das atrações, foram levadas em consideração aquelas com melhor classificação no edital promovido pela FCC, também, a disponibilidade dos municípios em receber as atividades. Os demais projetos que foram selecionados serão incluídos em agenda, que tem execução prevista para 2018. ”O Estação é um projeto de circulação, integração e de estímulo à produção cultural catarinense. São mais de 150 projetos selecionados, mobilizando todas as regiões catarinenses, levando as mais variadas formas de expressão artísticas e também de conhecimento, por meio de oficinas. O que o projeto busca é a valorização do nosso artista, da sua produção e também a formação de público no Estado”, explica o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

O projeto da Fundação Catarinense de Cultura ocorrerá em até 50 municípios de Santa Catarina. A iniciativa é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual. 

Inicialmente programado para ser executado em outubro deste ano, o Estação Cultural sofreu alterações em seu cronograma orçamentário, de seleção e qualificação dos projetos, culminando com o lançamento em dezembro de 2017 e realização ao longo de 2018. “Em virtude dessas alterações, trabalhamos com a construção de um novo calendário que concilie a disponibilidade de agenda de artistas, oficineiros e dos municípios a serem atendidos”, adianta o presidente da FCC.

O piloto do projeto, intitulado Verão Cultural, ocorreu no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, em janeiro e fevereiro de 2017. O projeto atingiu um público de aproximadamente 21 mil pessoas.

Programação Estação Cultural 2017

Cidade: Ituporanga
Data: 09/12/2017
Horário: Das 9h às 12h
Local: Praça Frei Gabriel - Centro
Atração: “Coisas que fazem o coração correr mais rápido”. Nesta intervenção artística, a atriz Paula Bittencourt oportuniza aos participantes – de forma confidencial – recordações importantes de suas vidas. Durante a performance, a atriz fica caracterizada com a personagem “Velha”, permanecendo por três horas dentro da casinha, onde o público é convidado a entrar, de forma individual, em seu mundo e compartilhar de um universo lúdico, sendo a única coisa que importa é dividir “o afeto e as coisas que fazem o coração correr mais rápido”. Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, o espetáculo estreou em dezembro de 2014 em Florianópolis e, desde então, já realizou mais de 34 apresentações em diferentes cidades catarinenses.

Cidade: Quilombo
Data: 10/12/2017
Horário: 20h
Local: Praça Municipal Helio Antônio Farezin - Centro
Atração: “La Conquista - A Conquista da Prima Vera”, da Cia Dalecirco. O casal de palhaços Pitucada Rosa e Chico Chan apresenta seu repertório repleto de habilidades circenses, mas isso é só um pretexto para uma sequência de situações raras e hilárias que parece não ter fim. As personalidades dos dois vão se modificando, renovando a atenção do espectador de tal maneira que parece que a apresentação acaba de começar. A participação ativa do público traz ao espetáculo a expansão do novo, mágico, e exclusivos momentos, vivenciados com intensidade e entrega. Com seus jogos cômicos, demonstram a bagagem adquirida pela dupla nesses seis anos de realizações, nos quais, sem querer contar uma historia, retratam a vida a partir do olhar do palhaço e sua lógica de fazer rir e refletir

Cidade: São Lourenço do Oeste
Data: 10/12/2017
Horário: 20h30
Local: Teatro Professor Arno Ignácio Etges - Anexo ao Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira
Atração: “A Mariana e a Benzedeira da Ilha”, da Cia Sandra Baron. Espetáculo de teatro de formas animadas inspirado nas narrativas de homens e mulheres sobre bruxas e benzedeiras, onde a cultura açoriana apresenta de um lado a mulher que faz o bem, que cura, que reza e de outro a mulher que faz o mal, que ameaça, tão poderosa quanto, mas também feminina. Duas versões do feminino, como se ressalta nas narrativas locais, demonstrando um poder de domínio das mulheres. A concepção do espetáculo apresenta Ana Francisca, uma benzedeira interpretada por uma boneca de espuma em tamanho natural; Mariana, neta de Ana Francisca; Suzana, melhor amiga de Mariana e Zecão, pretendente de Mariana; todos interpretados pela atriz manipuladora Sandra Baron.

Cidade: Lages
Data: 16/12/2017
Horário: 20h
Local: Teatro Marajoara - Rua Presidente Nereu Ramos, 64 - Centro
Atração: Espetáculo “Imagens de Ópera”, do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz. Alicia Cupani (soprano) e Eugênio Menegaz (piano) apresentam o espetáculo/recital de árias interpretadas numa perspectiva lúdica e imaginária. Em seus aposentos, um jovem pianista conversa diretamente com o público, revelando sua paixão pela ópera. Este pianista narrador vai abordando aspectos importantes do gênero lírico de maneira simples e bem humorada. Com linguagem atual, vai recorrendo sobre a história da ópera, suas principais características, os compositores, os enredos, os personagens, as vozes, entre outros temas. À medida que os assuntos vão se desenvolvendo, a soprano interpreta diversas árias, com sutis mudanças de figurino e adereços, para ilustrar cada tema tratado.

Informações: (48) 3664-2556/ 3664-2636
E-mail: estacaocultural@fcc.sc.gov.br

Informações adicionais para a imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Cultura - FCC
E-mail: fernanda@fcc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-2571/ 98802-1822
Site: www.fcc.sc.gov.br


A comunidade pode ajudar a definir qual curso de ensino superior à distância gratuito poderá ser ofertado na cidade de Quilombo no próximo ano. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriram uma página na internet para consulta popular sobre os próximos cursos a distância com recursos UAB e local de oferta a serem oferecidos no segundo semestre de 2018.

Quilombo tem um polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) em funcionamento com o curso de Pedagogia da Udesc em andamento e poderá oferecer novos cursos. O resultado dessa pesquisa será um dos critérios para a definição do(s) curso(s) e polo(s) que serão submetidos ao próximo edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de cursos a distância.

A participação é aberta a toda a população até o dia 11 de dezembro e pode ser feita pelo link: eventos.virtual.udesc.br/c22a773a0537 ou bit.ly/consultauab.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo