A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dá início às aulas de Pedagogia a distância (EAD) no polo de Quilombo na noite de 2 de agosto, quando será realizada a aula inaugural, em web conferência com todos os polos EAD da instituição, às 19h. Antes disso, às 18h, haverá uma solenidade de abertura.

Vinte e cinco alunos estão matriculados no curso, que tem duração de quatro anos e aulas nas noites de segunda-feira. O polo funciona na escola Jurema Savi Milanez, onde haverá uma secretaria durante o dia.

Segundo Andreia Trevisol Orso, servidora da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, que acompanhou o processo de instalação do polo, há uma preocupação em gerar oportunidades de ensino superior gratuito na região, para que os estudantes permaneçam aqui e o conhecimento adquirido por eles transformem a região.

“Boa parte das pessoas que buscam ensino superior fora não acabam voltando para a nossa região. Por isso precisamos fornecer educação de nível superior e gratuita aqui para impulsionar o nosso desenvolvimento científico e tecnológico”, explica.

O caminho para instalação do polo foi longo, começou em 2011 com os primeiros contatos com a Udesc, credenciamento do polo, adequação do ambiente e disponibilidade do Estado para custear a unidade. Após, demorou um pouco para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPESC) e o Ministério da Educação aprovarem a implantação do curso no polo de Quilombo. Futuramente, outros cursos deverão ser implantados na unidade.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo

Pavimentação asfáltica de ruas em Quilombo
Rua João Goulart. Foto: Vinicios Ranzan/ADR Quilombo

As obras de pavimentação asfáltica das ruas João Goulart, Matilde Alba Pedott, Guaporé e Paulo Pasqualli, em Quilombo, começaram nesta semana. Os serviços se iniciaram na Rua João Goulart e Matilde Alba Pedott.

O Governo do Estado investe R$ 242 mil nestas obras, por meio de convênio com a Prefeitura de Quilombo. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Jaksom Castelli, acompanhou os trabalhos nesta quarta-feira, 26, junto ao prefeito Silvano de Pariz e vereadores. 

 

União do Oeste - Ônibus itinerante da campanha “Mulher, viver sem violência” chega à região de Quilombo

O município de União do Oeste recebeu nesta segunda-feira, 10, a unidade móvel de atendimento à mulher da campanha “Mulher, viver sem violência”. A atividade foi realizada na comunidade de linha Parafusinho e contou a participação de 120 mulheres, entre a manhã e a tarde.

A ação é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional, governo federal e prefeituras.

O ônibus lilás é preparado para transitar em áreas rurais e está equipado para profissionais prestarem orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. Ele possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado.

“As mulheres que participaram tiveram orientação em relação ao pacto nacional pelo enfrentamento da violência contra a mulher, orientação com nutricionista, orientação jurídica, foram atendidas por uma equipe da saúde, fizeram testes rápidos, degustações, a equipe da Epagri orientou em relação à horta e distribuiu sementes. Elas puderam participar de uma série de atividades não apenas voltadas à violência, mas também de orientação”, explica a assistente social de União do Oeste, Lucivane Matiello.

União do Oeste - Ônibus itinerante da campanha “Mulher, viver sem violência” chega à região de Quilombo

A ação continua em União do Oeste nesta terça-feira, 11, pela manhã na linha Adolfo Konder, envolvendo também as mulheres da linha Bonita e à tarde o ônibus vai para Santo Antônio do Meio, onde também participam mulheres de Linha Santa Terezinha.

Na quarta-feira a ação prossegue em Formosa do Sul e termina a semana com dois dias em Quilombo. 

Quilombo - Epagri apresenta plano safra ao setor agropecuário

A Epagri de Quilombo promoveu uma tarde de trabalho nesta sexta-feira, 7, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, com lideranças de cooperativas, agricultores, instituições financeiras, assessores técnicos, servidores municipais e estaduais. O encontro serviu para que todos conhecessem em detalhes as políticas públicas voltadas ao setor e as mudanças do plano safra 2017/2018.

O representante do Banco do Brasil, Francis Paulo Garlet, apresentou as mudanças nas taxas e prazos das linhas de crédito do plano safra. Em seguida, o analista de crédito da Epagri Ivan Carlos Chiapinotto apresentou em detalhes o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), todos seus mecanismos e normas, que nem sempre estão esclarecidos ao agricultor. Ivan também detalhou o funcionamento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e os presentes puderam tirar dúvidas.