Foto: Kenia Pereira/ADR Palmitos

A ADR de Palmitos está promovendo diversas reformas e ampliações nas escolas da região. Investimentos em acessibilidade, pinturas, preventivo contra incêndios e melhorias gerais devem somar R$ 500 mil e beneficiar mais de 16 escolas nos oito municípios da região. Algumas obras já foram iniciadas no final de 2017 e outras estão previstas para os próximos dias.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, trabalhou na conquista dos recursos para a região. “São reformas que vão trazer muito mais qualidade para os alunos e profissionais da educação. Além disso, também podemos atender a certas demandas legais que são necessárias, como nos casos de acessibilidade e preventivos de incêndio. Nos dedicamos muito a isso e estamos felizes ao vermos que estão saindo do papel”, disse.

A gerente de Infraestrutura da ADR Palmitos, Kenia Pereira, acompanha as obras. “As melhorias em escolas de São Carlos, Cunha Porã, Mondaí e Riqueza já estão em andamento. Nos próximos dias, devem ser instalados os kits preventivos contra incêndio em 16 escolas, e também iniciada reforma da Gered, em Palmitos. Estamos trabalhando nos prazos e previsão orçamentária corretos”, disse.

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos


Foto: James Tavares / Secom

Neste fim de ano, o período de recesso do Governo do Estado começa na sexta-feira, 22, com retorno das atividades normais no dia 8 de janeiro de 2018. O decreto Nº 1.389, de 30 de novembro de 2017, determina que serão nove dias úteis de recesso, descontando fim de semana e feriados de Natal e Ano-Novo. O decreto vale para todos os órgãos e entidades da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual. Os serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente nas áreas da Saúde e Segurança Pública serão mantidos por meio de escalas ou plantão.

Segurança

Durante todo o período de recesso, estarão disponíveis os seguintes serviços: Delegacias de Polícia Civil (181), Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193). Órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.

No Instituto de Identificação, que atende a população no processo de confecção da carteira de identidade, o atendimento segue normal até o dia 21 de dezembro (7h30 às 17h30). Nos dias 22 (sexta-feira), 23, 24, 25 e 26 não haverá expediente. Nos dias 27, 28 e 29, o atendimento será em horário reduzido: 13h às 18h. Nos dias 30, 31, 1 e 2, não haverá funcionamento. De 3 a 5 de janeiro, o Instituto de Identificação também atenderá em horário reduzido: 13h às 18h. O atendimento normal volta no dia 8 de janeiro.

Vale lembrar que também é possível registrar Boletim de Ocorrência no site da Polícia CivilPolícia Civil.

Saúde

Os atendimentos nos hospitais públicos e no Cepon serão mantidos em esquema de plantão durante todos os dias.

A rede do Hemosc não funcionará nos dias 23 a 25 de dezembro e 30 de dezembro a 1º de janeiro, sendo que haverá rotina de sobreaviso. A partir do dia 2 de janeiro, toda a rede abre normalmente. Exceto a unidade de coleta de Jaraguá do Sul que estará de férias coletivas do dia 27 de dezembro a 31 de janeiro.

Para casos de intoxicações e envenenamentos, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox) faz atendimento 24 horas todos os dias do ano pelo telefone 0800-643-5252 (ligação gratuita). Imagens do agente tóxico e/ou local da lesão podem ser enviadas através do aplicativo WhatsApp - (48) 99902-2683 - após contato prévio com a equipe de plantão.

Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informa que não haverá atendimento presencial em suas agências nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. As equipes de consertos, porém, estarão de plantão permanente neste período, com contingente reforçado. Ocorrências emergenciais devem ser comunicadas à Central de Atendimento pelo telefone 0800-643-0195, assim como pelo chat que funciona 24 horas no site www.casan.com.br.

Celesc

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) manterá expediente normal, sem atendimento interno somente na segunda-feira, dia 25 de dezembro e dia 1º de janeiro. Os endereços e horários de funcionamento das lojas presenciais estão disponíveis na Agência Web do portal www.celesc.com.br (opção Consultas - Lojas de atendimento) Outras informações também podem ser obtidas a qualquer tempo por esse mesmo canal, que também conta com atendimento online.

O contato com a empresa pode ser feito ainda pelo Contact Center, pelos números gratuitos 0800-48-0120 (serviços comerciais) e 0800-48-0196 (emergências na rede elétrica). Para informar sobre falta de energia, a opção mais rápida e prática é o SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta.

Procon

O Procon só estará fechado nos dias 25 e 26 e dia 1° e 2 de dezembro. Nos demais dias, o Procon estadual atenderá no período de recesso, sempre de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 18h, considerando que é um período de compras e trocas de presentes, onde o consumidor pode ter dúvidas. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima neste link.

Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O cidadão também pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado, no plantão 24 horas, que conta com equipes de prontidão. O telefone é o (48) 3664-7000.

Detran, Ciretrans e Citrans

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), as Ciretrans e Citrans não terão atendimento nos dias 25 e 26 de dezembro. Entre os dias 27 e 29, o expediente será em horário normal, das 9h às 17h.

Os departamentos fecham novamente nos dias 1° e 2 de janeiro, reabrindo no dia 3 de janeiro e nos outros dias, com expediente das 9h às 17h. Mais informações também no site do Detran-SC.

Comunicação

A Secretaria de Estado da Comunicação estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do Portal do Governo do Estado e das redes sociais durante o período do recesso. Acesse aqui a lista completa dos assessores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.

Profissionais que atuam no Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas regiões das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha e Palmitos estarão reunidos nesta terça-feira, 14, no auditório da EEB São Miguel de São Miguel do Oeste, para um Fórum Regional, no qual serão apresentados cases.

O evento, organizado pela Gerência Regional de Educação (Gered) de São Miguel do Oeste, também contará com palestra da técnica da Secretaria de Estado da Educação, Sirley Damin de Medeiros, que falará sobre as projeções do EMI para os próximos anos.

A integradora da Gered de São Miguel do Oeste e coordenadora do Fórum, Beatriz Naue, explica que o objetivo é atualizar os profissionais com informações sobre o Projeto, além de compartilhar experiências exitosas. “Essa troca é muito importante, pois os profissionais saem do evento com ideias que podem ser implantadas em suas escolas”, afirma.

--
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste