Compartilhe

Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver sem Violência finaliza o roteiro da Regional de Maravilha nesta quinta-feira

O ônibus itinerante do Programa Mulher Viver sem Violência percorreu quatro municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha. A programação foi realizada do dia 21 a 24 de maio.

Esta ação é realizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e municípios. O programa tem como objetivo orientar e informar as mulheres, bem como integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados a elas. O veículo é estruturado com duas salas de atendimento para prestar orientações às mulheres e está percorrendo o Estado.

A programação começou no dia 21 de maio no município de Caibi. Na Praça Municipal Pedro Antonio Bigaton, onde foram repassadas orientações por membros do Poder Judiciário da Comarca de Palmitos à comunidade em geral e também para jovens alunas no 9º ano da EEB Humberto de Alencar Castelo Branco. 

Em Riqueza a ação foi realizada durante o dia 22 no Centro Social do município. A palestra sobre Violência contra a Mulher com a palestrante Sandra Bataglin chamou a atenção da comunidade. Participaram do evento cerca de 300 pessoas. Para as alunas Diviane Peretti Kapp e Bianca Locatelli de 15 anos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Genoveva Dalla Costa a palestra trouxe muitas informações sobre a realidade da violência existente contra a mulher. “A palestra me chamou a atenção por que devemos estar preparadas para evitar qualquer tipo de violência e também devemos estar atentas a violência que pode estar a frente de nossos olhos e que muitas vezes não enxergamos”, diz Bianca.

De acordo com o professor de filosofia da escola, Hevandrus dos Santos é uma característica da EEB Genoveva Dalla Costa participar de atividades como esta, de integração. “O tema violência é um tema atual e para os alunos são importantes essas informações atuais. Esse momento de partilhar conhecimento é uma maneira de ter contato direto com a realidade e a palestra mostrou para os alunos a realidade dura e o leque sobre os tipos de violência enfrentados”.

No dia 23, o ônibus lilás esteve em Cunha Porã. A programação contou com apresentação de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, alunos da Apae, momento de yoga, orientações psicossociais e conversa sobre “O empoderamento feminino” com a coach Lenir Bernardi. Na noite de terça-feira 22, a comunidade participou de uma palestra com o delegado da Polícia Civil do município, Conrado Ferri Cintrão que esclareceu ao público sobre quais são os tipos de violência e de que forma é possível fazer a denúncias.

Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver sem Violência finaliza o roteiro da Regional de Maravilha nesta quinta-feira

Finalizando o roteiro da semana, o ônibus fez a última parada no município de Cunhataí nesta quinta-feira 24. Mulheres participaram de palestras e testes na área da saúde, oficina de alimentação saudável e também conversas com a polícia militar sobre a legislação em defesa da mulher. Foi realizada amostra de plantas medicinais e parceria com universidades que contribuíram para o dia de informações e orientações.

De acordo com a servidora da gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Lucia Fuzinatto o evento fui um sucesso nos municípios programados, onde contaram com expressiva participação do público feminino. “Os profissionais envolvidos tiveram a oportunidade de empoderar essas mulheres, orientando-as para que quando lidarem qualquer tipo de violência não sofram caladas, busquem ajuda, principalmente através da denúncia”, declara Lucia.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha