Gerência de Educação de Maravilha e escolas planejam seminário do Ensino Médio Inovador
Foto: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha reuniu-se na última sexta-feira, 20, com os diretores das escolas Nossa Senhora da Salete, de Maravilha, José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, e Manuel de Freitas Trancoso, de Iraceminha, para planejar o seminário do Ensino Médio Inovador (EMI).

O encontro será realizado no auditório da EEB Nossa Senhora da Salete no próximo dia 30 de outubro no período da tarde. Neste dia, cada escola apresentará três projetos realizados pelo EMI. Estarão participando professores e alunos também do nono ano que serão convidados para conhecer o programa.

De acordo com o diretor da EEB José Marcolino Eckert, Vanderlei José Puhl, o seminário tem o objetivo de mostrar os trabalhos que estão sendo realizados e apresentar aos interessados quanto os alunos ganham com o estudo no EMI. “Os alunos que frequentam o Ensino Médio Inovador estão mais preparados”, afirma o diretor.

Para a diretora da EEB Manuel de Freitas Trancoso, Sirnei Puntel Dal Maso, esta socialização através do seminário é bastante importante. “Ele valoriza o trabalho que é desenvolvido na escola e só temos a ganhar com a troca de experiências entre as escolas com o EMI”, disse.

“Trabalhos desenvolvidos, quando compartilhados, traduzem em saberes multiplicados”, destacou a diretora da EEB Nossa Senhora do Salete, Lucirlene Pertuzatti de Lemes. Ela considera de extrema importância o seminário para a escola, que é pioneira na implantação do Ensino Médio Inovador da Regional de Maravilha e avalia de forma positiva o programa aderido pela unidade escolar desde 2010.

Dos projetos apresentados neste seminário, um será escolhido para ser apresentado no seminário regional, que deve ocorrer em 14 de novembro, em São Miguel do Oeste.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: sc.gov.br/regionais/maravilha
Facebook: www.facebook.com/regional.maravilha

Estudante de Maravilha é selecionada para prestar vestibular da FGV
Foto: Suzana Francieli Ferrari

A estudante Valéria Novelo esteve no Rio de Janeiro no último dia 15 de outubro realizando vestibular pela Fundação Getúlio Vargas. A estudante é aluna da EEB João XXIII, uma das 15 escolas que foi selecionada por alunos do país inteiro pela fundação para indicar aluno com melhor desempenho para prestar o vestibular.

A Fundação Getúlio Vargas entrou em contato com a escola, que se distinguiu nos últimos anos pelo seu desempenho no Enem e solicitou a indicação de um aluno com melhor desempenho. A indicação foi da estudante Valéria. A fundação ofereceu curso online de aperfeiçoamento nas áreas de Matemática, Português, Literatura e Redação.

O vestibular foi realizado no último final de semana. A estudante viajou para o Rio de Janeiro acompanhada da professora Raquel Rollwagem, ambas tiveram todas as despesas pagas pela fundação. A professora participou de reuniões com educadores de outros estados, que acompanhavam seus alunos. No total, 49 alunos foram selecionados pela fundação neste processo.

De acordo com a professora Raquel, esta foi uma oportunidade também de conhecer a realidade das demais escolas. “O contato com professores conceituados, pesquisadores e alunos de destaque, nos mostrou que estamos no caminho certo, por exigir e buscar conhecimento. Fomos reconhecidos e, segundo a fundação, a ideia é continuar dando esse suporte para as escolas que têm tentado fazer a diferença na educação brasileira”, afirma a professora.

Para a estudante Valéria Novelo, que escolheu o curso de Direito, poder participar do vestibular foi gratificante. “Estou feliz por ver meu esforço e notas serem reconhecidos, através de uma oportunidade como esta, e meu desejo é passar no vestibular para mostrar que escolas de cidades do interior também podem ter grandes oportunidades”, disse.

O aluno aprovado no vestibular será admitido na FGV a partir de fevereiro de 2018, terá isenção de pagamento de taxas escolares e receberá uma bolsa de manutenção de até R$ 2 mil por mês, cuja renovação será condicionada ao bom desempenho acadêmico. O resultado das aprovações sai no próximo mês.  

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

Gered Maravilha reúne coordenadores do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Foto: Suzana Francieli Ferrari

A Gerência de Educação (Gered) reuniu, na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, através da oordenadora regional Lurdes Devenci Vendrame, os coordenadores locais do PNAIC, dos 14 municípios de abrangência da ADR. 

A reunião tratou sobre as atribuições do coordenador regional e dos coordenadores locais conforme prevê a portaria nº 826 de 7 de julho de 2017. Em seguida, foram apresentados diagnóstico e socialização das ações planejadas para atingir as metas propostas nos direitos de aprendizagem dos alunos do primeiro ao terceiro ano.

De acordo com a coordenadora regional do PNAIC, Lurdes Devenci Vendrame, foram avaliadas diversas ações para atender a demanda. “É muito importante a participação dos coordenadores nas reuniões para essa troca de ideias e também necessário que eles estejam atentos aos prazos de entrega dos documentos”, destaca Lurdes.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: www.facebook.com/regional.maravilha


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, assinaram na tarde desta quarta-feira, 18, no Centro Administrativo, em Florianópolis, ordens de serviço para a construção de 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os recursos, no total de R$ 6,8 milhões, serão disponibilizados por meio do Programa Pacto pela Proteção Social.

“É uma ação emblemática para o Estado em atender as pessoas que mais precisam. Um programa de alto alcance social que vai atender a população mais carente nas comunidades menos desenvolvidas de Santa Catarina, prestando um serviço de assistência, psicológico e de proteção”, destacou o governador.