Fotos: Cristiano Rigo Dalcin/ADR Lages

O governador Raimundo Colombo esteve na Serra Catarinense na tarde desta sexta-feira, 15, para um encontro com profissionais de imprensa de Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto e São Joaquim. Recepcionado pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, Colombo aproveitou para visitar os dois primeiros andares do Hospital Tereza Ramos.

Ciceroneado pelo engenheiro Marcos Gonçalves, da Construtora Progredior, responsável pela execução da obra, o governador visitou os dois primeiros andares do bloco novo do Hospital Tereza Ramos, que deverão estar concluídos em março, e conheceu detalhes das obras de montagem das duas passarelas (social e de serviço) que interligarão o prédio atual ao novo. "Os equipamentos estão comprados, vamos começar a montar o hospital andar por andar e teremos um dos melhores hospitais do Sul do país", afirmou.

Governador Raimundo Colombo encontra imprensa da Serra Catarinense e visita hospital Tereza Ramos

Após a visita, Colombo proferiu uma palestra para destacar as ações adotadas pelo Governo do Estado para superar a crise econômica. "Em uma crise como esta, as obras são importantes, mas fundamental é você proteger a população, e saber que, se uma indústria for embora, você terá muitas dificuldades para trazê-la de volta ou nem trará mais", declarou, destacando medidas anticrise como não aumentar impostos, liderar a negociação da dívida dos estados e reformar a previdência estadual (SCPrev).

Informações adicionais para Imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
Assessoria de Comunicação
ADR Lages
Fones: (49) 98839-1727 / (48) 99984-3619
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/lages

 

 

 


Foto: Cristiano Rigo Dalcin / ADR

Primeiro passo para a revitalização da área central de Lages, a demolição do Colégio Aristiliano Ramos chega ao fim nesta quarta-feira, 13. Operários da empresa contratada pela Agência de Desenvolvimento Regional de Lages finalizam o serviço com a demolição da estrutura da caixa d'água e do edifício anexo ao antigo prédio do Colégio Aristiliano Ramos.

Para isso, a Rua Presidente Nereu Ramos precisou ser interditada na tarde desta quarta-feira, para desligamento e retirada dos fios de energia elétrica localizados próximos do prédio anexo ao Colégio Aristiliano Ramos. O trabalho é realizado pela Celesc. O Corpo de Bombeiro também foi acionado para auxiliar os operários na segurança para retirada da estrutura de concreto da caixa d'água.

O coordenador do projeto Reuso, Fabrício Martins, da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação de Lages, acompanha os trabalhos realizados por 12 operários da empresa contratada. A intenção é verificar o que pode ser aproveitado. "A maioria das madeiras está comprometida. O critério utilizado para o reaproveitamento do material foi a segurança. Não poderíamos retirar material correndo risco nessa operação e o Aristiliano estava interditado pela Defesa Civil", explicou Martins.

A maioria do material que foi retirado pelos funcionários da prefeitura estava no prédio anexo, que será totalmente demolido na tarde desta quarta-feira. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação pretende aproveitar as madeiras em melhor estado para construção de um barracão em um terreno da própria secretaria para guarda de material. Os tijolos serão classificados e reaproveitados em floreiras e canteiros do município.

Após o término da demolição, prosseguem os trabalhos de limpeza do terreno. Calcula-se que mais de 5 mil metros cúbicos de restos de construção serão retirados do local, totalizando mais de 500 caçambas cheias, que estão sendo transportadas até uma área de triagem da empresa no bairro Morro Grande. O ginásio de esportes, contruído com blocos pré-moldados, será desmontado pela prefeitura de Lages, que reutilizará o material para construção de duas canchas de bocha no entorno do ginásio Jones Minosso.

Esse trabalho será feito apenas quando o terreno estiver totalmente limpo. De acordo com a empresa contratada, a previsão é de que esse serviço de limpeza seja concluído até a próxima quarta-feira, dia 20. De acordo com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, o edital de revitalização do Centro de Lages já está em fase de elaboração. Os trabalhos de relocação da fiação elétrica e de telefone (aérea para subterrânea) deverão começar a partir de 15 de janeiro.

Informações adicionais para Imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
Assessoria de Comunicação
ADR Lages
Fones: (49) 98839-1727 / (48) 99984-3619
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/lages

 



O mutirão de cirurgias de catarata promovido pela Secretaria de Estado de Saúde e realizado no Hospital Maicé, em Caçador, beneficiou 168 pacientes de 11 municípios da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, no último domingo e segunda-feira, 10 e 11 de dezembro. Mais de mil procedimentos serão realizados até dia 14 de dezembro, com pacientes de 58 municípios, incluindo as regiões de Caçador, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, Joaçaba e Videira.

O mutirão é realizado para atender a demanda represada da rede pública. De acordo com o Julio Cesar Machado, do Controle de Avaliação e Auditoria da gerência regional de Saúde, no último mês de novembro, uma abordagem realizada nas unidades de saúde constatou a existência de mais de 400 pacientes com dificuldades de visão. Destes, 168 estavam na lista de espera e responderam ao chamado dos municípios, que ficaram responsáveis pelo transporte até o hospital de Caçador para serem atendidos no domingo e segunda-feira, 10 e 11 de dezembro.

“É muito importante essa parceria com os municípios para que a população possa ser beneficiada e atendida pelos mutirões promovidos pelo Governo do Estado”, ressalta o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, de Lages, João Alberto Duarte.  

A cirurgia de catarata é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente tem direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios. Para realização do mutirão, uma equipe formada por 16 médicos foi contratada pela Secretaria de Estado de Saúde, que investiu mais de R$ 6 milhões para realização de seis mil cirurgias, entre novembro de 2017 a janeiro de 2018.

Atendimento de pacientes por municípios

Domingo (10 de dezembro):

Anita Garibaldi: 30 pacientes

Cerro Negro: 1 paciente 

Campo Belo: 10 pacientes

Segunda (11 de dezembro):

Ponte Alta: 11 pacientes

São José do Cerrito: 3 pacientes

Correia Pinto: 42 pacientes

Capão Alto: 5 pacientes

Otacílio Costa: 39 pacientes

Palmeira: 9 pacientes

Bocaina do Sul: 9 pacientes

Painel: 9 pacientes

Informações adicionais para Imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
Assessoria de Comunicação
ADR Lages
Fones: (49) 98839-1727 / (48) 99984-3619
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/lages

 

 

A primeira etapa do projeto de circulação Estação Cultural termina em Lages, no Teatro Marajoara. Será no dia 16 de dezembro, às 20h, o recital Imagens de Ópera, do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz. A classificação é livre e a entrada é gratuita. A programação é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da FCC, e a Prefeitura Municipal de Lages.

 A passagem do Estação pelo município faz parte da primeira etapa do projeto, que será retomado no início de 2018 com a  intensificação da programação que levará oficinas e apresentações artísticas a cerca de 50 cidades, contemplando todas as regiões do Estado. 

Em Imagens de Ópera, se apresentam a soprano Alicia Cupani e o pianista Eugênio Menegaz. Em seus aposento um jovem pianista conversa diretamente com o público, revelando sua paixão pela ópera. Este pianista narrador vai abordando aspectos importantes do gênero lírico de maneira simples e bem humorada. 

 Sobre o Estação Cultural

O projeto da Fundação Catarinense de Cultura ocorrerá em até 50 municípios de Santa Catarina. A iniciativa é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual.

”O Estação é um projeto de circulação, integração e de estímulo à produção cultural catarinense. São mais de 150 projetos selecionados, mobilizando todas as regiões catarinenses, levando as mais variadas formas de expressão artísticas e também de conhecimento, por meio de oficinas. O que o projeto busca é a valorização do nosso artista, da sua produção e também a formação de público no Estado”, explica o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

SERVIÇO

Estação Cultural – Lages
O que: Espetáculo “Imagens de Ópera”, do Grupo O Dromedário Loquaz
Quando:Dia 16 de dezembro, às 20h
Local: Teatro Marajoara – Rua Presidente Nereu Ramos, 64, Centro, Lages -SC
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Informações: (48) 3664-2556/ 3664-2636
E-mail: estacaocultural@fcc.sc.gov.br
Site: fcc.sc.gov.br
Agendamento para entrevistas: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, presidente da FCC (imprensa@fcc.sc.gov.br)

Informações adicionais para imprensa
Marcos Espíndola
Assessoria de Comunicação
Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial   
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura