Compartilhe

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville (ADR) renovaram o convênio para cedência de professores a dez instituições de educação especial. Os 849 usuários terão um trabalho de apoio pedagógico e social desenvolvido por 129 educadores entre efetivos e temporários.

Dos municípios da ADR, estão sendo beneficiadas as sete Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e três instituições congêneres sendo a Associação de Amigos do Autista (AMA), a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi) e a Associação para Integração Social de Crianças e Adolescentes Especiais (Apiscae).

“Crianças e jovens com alguma necessidade especial física, cognitiva ou médica tem se tornado pessoas mais independentes e uma das razões é o trabalho inclusivo desenvolvido pelas entidades e com apoio das famílias e da sociedade”, comenta Volnei Francisco Batista, secretário executivo em exercício da ADR.

Os educadores estão trabalhando e a renovação do convênio ocorre anualmente. No termo de cooperação pedagógica, está previsto que o Estado contrate os profissionais para prestarem serviços. Em toda Santa Catarina, são aproximadamente 3,5 mil professores que trabalham em 236 entidades de educação especial com investimento de R$ 180 milhões na folha de pagamento.

“Em Garuva nós conseguimos ampliar a oferta e hoje atendemos 38 crianças, o que está sendo possível com apoio do Estado e também do município e de pessoas da comunidade”, comenta Leia Duarte, diretora administrativa da instituição.

Além da contratação dos professores, o Governo do Estado também repassa recursos para manutenção das entidades. Neste ano as Apaes tem previsão de receber R$ 1 milhão para custeio. Santa Catarina é o único Estado brasileiro que destina valores da arrecadação para auxiliar no custeio das entidades e contrata os profissionais para entidades com esse perfil. O auxílio ocorre desde 2005.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville