Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Representantes do Executivo, do Judiciário e do Ministério Público estiveram reunidos nesta terça-feira, 27, na sede da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, em Florianópolis, para discutir as consequências e os impactos da interdição do Presídio de Joinville. Depois de cerca de duas horas de reunião, foram encaminhadas ações administrativas e consensuais para o retorno à normalidade operacional da unidade. Participaram da reunião a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca; o secretário adjunto, Leandro Lima; o delegado Aldo Pinheiro D´Ávila e o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi.

Atendendo ao convite da Associação Empresarial de Araquari (ACIAA), o governador Raimundo Colombo participa nesta quarta-feira, 28, às 8h45, do café com autoridades na sede da entidade. As ações do Governo do Estado na região Norte e os investimentos em estudos para a BR-280 serão tema da palestra do governador.

Na oportunidade, o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vissilar Pretto, fará a exposição do estudo de traçado para a BR-280, entre São Francisco do Sul e Araquari. Há previsão da ampliação da capacidade de tráfego e a restauração no trecho de 11 quilômetros.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Fazenda, o município teve um crescimento de 31% na participação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Índice de Participação dos Municípios (IMP) demonstra que a cidade terá, em 2018, incremento de R$ 9 milhões no caixa ocasionado pelo crescimento econômico.

Agenda

O quê:  governador Raimundo Colombo, em Araquari
Quando: quarta-feira, 28 de junho
Horário: das 8h45 às 10h20
Onde: auditório da ACIAA, rua Prefeito Itamar Bertino Cordeiro, 37 - Centro

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjoinville

Espetáculo A Era do Rádio será apresentado em Chapecó, Florianópolis e Joinville. Foto: Divulgação / Udesc

Propagar a produção artística e cultural da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) pelo Estado. Este é o objetivo do projeto Interiorizando Ceart, lançado pela Udesc, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), em parceria com o Centro de Artes (Ceart) da universidade.

O projeto começou no sábado, 24, com apresentação da Orquestra Acadêmica Udesc no 6º Encontro Brasileiro de Orquestras, realizado em Chapecó. As demais ações já agendadas para este ano contam com oficinas de música e dança, e espetáculos como A Era do Rádio e O Auto da Compadecida. A programação já confirmada até o momento será realizada nas cidades de Chapecó, Florianópolis e Joinville.

“O Centro de Artes é um expoente na produção artística e cultural do Brasil e o projeto busca, através de parcerias, levar um pouco do que é produzido pela Udesc para além dos muros da universidade, gerando intercâmbio entre as produções culturais da Udesc Ceart e das diversas iniciativas que o Estado e os municípios possuem”, afirma o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon.

A circulação dos espetáculos deverá envolver mais de 50 pessoas, entre acadêmicos e professores da Udesc Ceart – só o espetáculo musical A Era do Rádio, vinculado às comemorações de 20 anos da Rádio Udesc, contará com a participação de cerca de 40 acadêmicos do Departamento de Música.

“Pretendemos estabelecer um projeto permanente de divulgação da arte produzida pela e na universidade por todos os seus campi, garantindo a difusão de projetos artísticos e culturais”, comenta o diretor de extensão da Udesc Ceart, Vicente Concilio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

A Epagri realiza nesta quarta-feira, 28, a reunião anual de avaliação de safra de arroz. O evento acontece em Massaranduba, no auditório da Cooperativa Juriti, entre 8h30 e 15h15. Os resultados da safra no Norte catarinense serão apresentados às 13h30 pelo engenheiro-agrônomo e extensionista da Epagri na região de Joinville, Hector Silvio Haverroth. Participarão do encontro agricultores, técnicos, representantes de empresas de beneficiamento, de sindicatos e empresas ligadas ao setor.

No Sul do estado, que avaliou sua safra no início do mês, os números foram considerados históricos. A safra 2016/17 de arroz irrigado cresceu praticamente 10% em relação ao período anterior, resultando numa colheita de 736 mil toneladas. A produtividade também foi alta, chegando a 7.755kg/ha, acima da média da região, que se mantém em torno de 7.200kg/ha desde 2002. O clima favorável e a adoção de cultivares com alto potencial produtivo impulsionaram a safra do grão na região.

Além da divulgação dos números da safra, a programação do evento vai contar com palestras técnicas e apresentação das ações e parcerias de trabalho da Epagri para a safra 2017/2018. A programação se encerra com o lançamento do livro Tudo com Arroz: Resgatando Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, organizado pela extensionista social da Epagri, Josiane de Souza Passos, e por Leila Estrowispi, da Cooperativa Juriti.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjoinville