A escola estadual Julius Karsten, de Jaraguá do Sul, e comunidade do Bairro Rau, promovem o Dia da Cidadania neste sábado, 24, a partir das 9h. O evento será na própria escola, Rua Waldemar Rau, 222, no Bairro Rau. A ação reunirá diversas atividades que trabalharão a saúde, educação e o respeito aos animais. Haverá também doações de animais de uma ONG voltada ao bem-estar animal.

Na programação do evento está o Concurso de Declamação de Poesias, com mais de 50 alunos, divididos entre as categorias de 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O concurso incentiva a leitura, o conhecimento das poesias e a descoberta de novos talentos. Além disso, haverá a participação dos professores com o projeto sobre o mosquito Aedes aegypti, para difundir informações de conscientização relacionadas à Campanha contra a dengue.

Corte de cabelo, manicure, massagem, Tai Chi Chuan, Muay Thai, pintura facial, orientações jurídicas, bazar de artesanatos e auriculoterapia fazem parte dos serviços que serão prestados à comunidade. A Fundação do Meio Ambiente (Fujama) em parceria com o Grêmio Estudantil da escola irá participar com a distribuição de mudas. Diversas entidades apresentarão seus serviços à comunidade, como Cras Centro, Senac, Sine, Fujama, Conselho Tutelar, Posto de Saúde e Universidade Católica.

O Dia da Cidadania é aberto para a comunidade e para a família dos mais de 1.200 alunos até as 13h.

Informações adicionais para a imprensa

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul



Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Jaraguá do Sul - reunião fluxo de transplantes

Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul

Representantes da Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina (SC Transplantes) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 22, em Jaraguá do Sul, com representantes do Hospital São José, Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde para falar sobre o fluxo de transplante que passará a ser implantado no hospital.

 No início deste mês o Hospital São José foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar a retirada e o transplante de rim e fígado em Santa Catarina. O ambulatório de hepatologia e nefrologia deve abrir em julho.

Atualmente, o procedimento da retirada e do transplante de fígado é realizado no Hospital Santa Isabel (Blumenau), Hospital Municipal São José (Joinville) e Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Florianópolis). O transplante de rim já é feito no Hospital Santa Isabel (Blumenau), Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira (Chapecó), Hospital São José (Criciúma), Hospital Municipal São José (Joinville), Hospital Governador Celso Ramos e Hospital de Caridade (ambos em Florianópolis).

SC Transplantes

A Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina (SC Transplantes) coordena todas as atividades em âmbito estadual. A instituição centraliza as ações de captação e transplante no território catarinense e atua no gerenciamento das listas únicas de receptores de órgãos e tecidos, bem como nos processos de captação e distribuição de órgãos e tecidos, além de formular políticas de transplantes para o estado.

Santa Catarina foi um dos estados pioneiros na regulamentação do sistema de transplantes. Atualmente são realizados transplantes dos seguintes órgãos: córnea, esclera, coração, válvula cardíaca, fígado, rim, pâncreas, conjugado rim/pâncreas, medula óssea autólogo, tecido ósteo-condro-fáscio-ligamentoso.

Informações adicionais

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Gabriela Ressel

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Saúde

Telefone: (48) 3664-8822

E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br/ secretariadeestadodasaude@gmail.com

A Delegacia Regional de Jaraguá do Sul irá ampliar o horário de atendimento a partir do dia 3 de julho. O novo horário será das 8h às 17 horas, sem fechar para almoço. Segundo o delegado regional, Adriano Spolaor, com esta mudança o cidadão terá mais três horas de atendimento. “A intenção é facilitar a vida de quem precisa dos serviços da Delegacia e acabar de vez com as filas. O horário do almoço é uma vantagem ainda maior para aqueles que muitas vezes só tem este tempo para ir até o local”, explicou. Até o dia 30 deste mês o horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 17 horas.

As pessoas que precisam dos serviços da delegacia para emissão de carteira de identidade, carteira de motorista, multas, transferência de pontos, alvarás de funcionamento e outros, devem ficar atentos à mudança de horário que já estará disponível também para os agendamentos eletrônicos.

 

Informações adicionais para a imprensa

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul