O gerente de desenvolvimento ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Jaraguá do Sul, João Deniz Vick, apresentará durante reunião do Colegiado Regional de Governo (CGO), nesta quarta-feira, 23, às 16 horas, as atividades desenvolvidas pelo órgão estadual nos municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul.

 O Colegiado reúne mensalmente representantes de órgãos estaduais para a discussão do andamento das ações do Governo do Estado na região. Os encontros tiveram início em outubro do ano passado e a cada reunião um representante apresenta dados e ações. Esta dinâmica de apresentação foi proposta na segunda reunião do CGO para que os próprios representantes conheçam todos os trabalhos que são desenvolvidos pelos órgãos do Governo do Estado na região para que, posteriormente, possam planejar ações concomitantemente que beneficiem o maior número de pessoas.

 

Mais informações para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Blumenau - Conquista de troféus nos Jogos Abertos da Terceira Idade

Foto: Divulgação Fesporte

As equipes do bolão masculino, de Jaraguá do Sul, e canastra feminino, de Guaramirim, conquistaram troféus de primeiro lugar na 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. A equipe de truco masculino de Jaraguá do Sul ainda conquistou o quarto lugar na colocação.

Neste domingo, 21, foi o último dia de competição da etapa estadual, em Blumenau. As disputas começaram na quarta-feira, 17, com a participação de 2.300 competidores com idades entre 60 a 92 anos provenientes de 172 municípios.

Por ser um evento de participação, os Jasti não têm um campeão geral, mas, de forma individual, Blumenau foi o que mais se destacou ao conquistar três troféus de campeão: o masculino e feminino da bocha e o feminino do bolão.

Durante os cinco dias de competição a briga foi por medalhas e troféus na bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, handebol, voleibol e danças. O evento foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Blumenau.

A grande novidade desta 10ª edição dos Jasti foram as transmissões ao vivo de algumas competições pelo Facebook oficial da Fesporte. Só no último dia da dança, mais de 150 mil pessoas acompanharam ao vivo as disputas da dança de salão. Um recorde. Somando todas as visualizações, os números ultrapassaram dos 250 mil pessoas assistindo ao vivo os Jasti.

“Isso mostra que o esporte tem um público cativo, não importando a idade, e tendo uma tecnologia adequada para as transmissões poderemos expandir ainda mais estes números”, destaca o Marcelo Greuel, diretor de administração da Fesporte.

Domingo de decisões

O domingo foi de definição dos últimos campeões dos Jasti. No truco masculino o título ficou com Águas de Chapecó, com o time formado por Arlindo Gnoato, Valdecir e Zeferino Perosso. Eles venceram por 2 a 1 a equipe de Novo Horizonte.

No bolão masculino, Jaraguá do Sul terminou a competição em primeiro lugar, com 697 pontos, seguido de Blumenau, em segundo, com 693 pontos.

Já no bolão feminino, as blumenauenses conquistaram o troféu de campeão com 693 pontos sobre Timbó, que ficou com o vice-campeonato e 684 pontos.

Blumenau também fez bonito na bocha, vencendo no masculino e no feminino. Entre os homens, a vitória foi de 12 a 3 sobre Ireneópolis, e entre as mulheres, o placar foi de 12 a 9 diante de Palma Sola.

Quem também fez bonito foi o município de Antônio Carlos que venceu o dominó masculino por 2 a 1 ao município de Bom Retiro. Time campeão: Bertoldo Elias, Ivens Scherer e Néri Clasen.

O melhor do dominó feminino foi Navegantes que venceu na final por 2 a 0 o município de São Batista. O time campeão formou com Armélia, Jandira e Maria Terezinha.

A canastra masculina teve seu time campeão vindo de Bom Retiro, formado por Aduci Rosa, Laércio Schlempern e Lindolfo Passos. Eles conquistaram 3.010 pontos, contra 2.490 pontos de Palmitos.

Guaramirim com Gertrudes Kamer, Lúcia Fogular e Valzita Sasse conquistou o troféu de campeão na canastra feminina ao somar 3.220 pontos diante de Águas de Chapecó, que ficou com a segunda colocação com 3.040 pontos.

Por fim, para fechar o dia dos campeões, o vôlei masculino consagrou o município de Treze Tílias, que venceu na final Balneário Camboriú por 2 a 0 com parciais de 15/3 e 15/8.

Entre as mulheres o troféu de campeão do vôlei coube a Brusque, após vencer na final a Pomerode por 2 a 1 com parciais de 15/14, 11/15 e 15/8.

Ao fazer uma avaliação do evento, o presidente da Fesporte Erivaldo Caetano Júnior disse que ficou bastante satisfeito com o resultado final. “Os Jasti em Blumenau superaram todas as expectativas. O nível técnico das apresentações da dança e a introdução de novas modalidades como handebol e vôlei foram um diferencial nesta edição. Por isso parabenizo todos os envolvidos na organização deste evento”.

Confira todos os campeões

Bolão masculino: Jaraguá do Sul

Bolão feminino: Blumenau

Bocha masculina: Blumenau

Bocha feminina: Blumenau

Canastra masculino: Bom Retiro

Canastra feminino: Guramirim

Dominó masculino: Antônio Carlos

Dominó feminino: Navegantes

Dança folclórica: Florianópolis

Dança coreográfica: Balneário Camboriú

Dança de Salão 60 a 69 anos: Agronômica

Dança de Salão acima 70 anos: Rodeio

Truco masculino: Águas de Chapecó

Truco feminino: Caçador

Handebol masculino: Balneário Camboriú

Handebol feminino: Itajaí

Vôlei masculino: Treze Tílias

Vôlei feminino: Brusque

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Interessadas na saúde e bem-estar próprio, mais de 300 mulheres agricultoras participarão do 18º Encontro Regional de Agricultoras do Litoral Norte Catarinense na próxima terça-feira, 23. O evento, que acontece a cada dois anos na região, desta vez terá o Restaurante Rudnick, em Joinville, como sede. De Jaraguá do Sul estão inscritas 60 mulheres agricultoras.

Na parte da manhã haverá a palestra “A Mulher: Ser que Nasceu para Brilhar” com o palestrante Ainor Lotério, o objetivo é trabalhar a autoestima das mulheres, pois ainda existem muitos casos de preconceito. “Buscamos resgatar o orgulho da agricultora e fazer com que elas não se sintam excluídas em relação às mulheres de outros segmentos da sociedade”, destaca a gestora do Centro de Treinamento de Joinville, Ana Lúcia Ribeiro.

Na parte da tarde haverá uma palestra com a nutricionista Viviane Corraz, que irá abordar a importância dos alimentos tradicionais, apresentando e relembrando o uso culinário das Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Este é um evento organizado pela Epagri, por meio da Gerência Regional de Joinville, e conta com o apoio das prefeituras dos 13 municípios do Litoral Norte Catarinense e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região.

Mais informações para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Educação, realiza nesta quinta-feira, 18, a partir das 14h, escolha de vagas do processo seletivo para contratação de Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para Educação Especial. A escolha será na sede da ADR, Rua Thufie Mahfud, 155, Centro.

A escolha acontece para preenchimento de quatro vagas:

CAESP Jaraguá do Sul – 01 vaga 20 horas / educação física

CAESP Guaramirim – 1 vaga 40 horas / 30 dias

CAESP Massaranduba – 2 vagas 20 horas / 30 dias cada.

Mais informações para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul