A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga, juntamente com a Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE) e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte em parceria com a prefeitura municipal, realizará nesta quarta-feira, 4, a etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento será realizado no ginásio de esportes Henrique Holletz, com início programado para as 19h.

Ao todo, 24 escolas da microrregião da ADR Ituporanga participarão do evento, que prevê 31 apresentações na noite. De acordo com a gerente de Educação da ADR Ituporanga, Angelita Goedert Oliveira, quase 300 bailarinos estarão envolvidos nas apresentações.

Neste ano, o Festival Dança Catarina completa 18 anos. “Este é considerado o maior evento de Dança Escolar itinerante do país, percorrendo o Estado fomentando a dança e proporcionando espetáculos de dança, arte e cultura”, comenta a coordenadora Estadual do Festival Escolar de Dança Catarina, Mapi Cravo.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

Nesta quinta-feira, 28, será realizada reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga. O encontro está marcado para às 18h, na Câmara de Vereadores do município de Petrolândia.

Durante o encontro serão discutidos assuntos relacionados a safra da cebola, previsões de comercialização e previsões de encaminhamentos na aprovação do produto na lista de exceções à tarifa comum do Mercosul (LETEC). Além disso, como de costume, também serão levantadas questões pontuais de cada município da ADR pelos conselheiros durante o momento da palavra livre.

O principal papel do CDR é servir de elo entre o Governo e a sociedade permitindo aos atores regionais ajudarem na discussão dos rumos de Santa Catarina. O conselho, parte integrante da estrutura de cada uma das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), reúne representantes dos mais diversos segmentos econômicos e sociais, estimulando discussões, ideias e encaminhamentos.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

Na próxima segunda-feira, 25, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga, em parceria com a Prefeitura de Ituporanga, promoverá palestra com enfoque nos transtornos específicos de aprendizagem e deficiência intelectual. O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Estêvão, com início programado para às 8h.

De acordo com a gerente de Educação da ADR Ituporanga, Angelita Goedert Oliveira, o encontro deve reunir, aproximadamente, 500 profissionais da Educação Básica da Rede Estadual de ensino. Egon Frantz, conhecedor do tema, é o palestrante.

“A palestra trará a tona uma reflexão importante acerca dos sujeitos portadores de necessidades, além de tratar do processo ensino-aprendizagem. Discutir infância, adolescência e juventude se torna elementar para compreender aspectos fundamentais que interferem na prática docente e na relação com os sujeitos da aprendizagem”, comenta Angelita.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga


Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

As Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, realizaram na tarde desta segunda-feira, dia 18,  a primeira reunião conjunta do Colegiado Regional de Governo.  O objetivo do novo modelo é economizar recursos, já que a maioria dos gerentes regionais de diversos órgãos precisavam se deslocar para quatro encontros diferentes no mês, além de garantir mais eficiência nas discussões e busca de soluções para problemas locais.

O secretário da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral, anfitrião do encontro, abriu os trabalhos e destacou que  que as reuniões em conjunto serão muito mais produtivas. “Afinal os interesses, na maioria dos casos são coletivos e buscaremos soluções em prol de todo o Alto Vale”, disse.

O gestor ainda falou sobre as metas conjuntas para todas as regionais como é o caso da duplicação da BR-470 no Alto Vale. “A partir de agora vamos unir ainda mais forças para que a duplicação saia do papel já que hoje ela é um entrave para o desenvolvimento da região  e cobrar do Governo Federal. Vamos mostrar que as regionais estão fazendo a diferença em diversos aspectos.”  

No encontro o os gerentes regionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), de Rio do Sul, Raul Imhof Junior, e de Blumenau, Gilmar Nolli falaram sobre o trabalho do órgão e sobre as principais conquistas como o fato de Santa Catarina completar 10 anos sem registro de Febre Aftosa. “Isso se reflete na economia, somos um estado totalmente confiável no que diz respeito à sanidade animal e por isso temos cada vez mais a abertura de novos mercados para a carne”, comentou Raul.

O comandante do 13º Batalhão de Policia Militar, Renato Abreu, falou sobre o problema enfrentado  pelos policiais civis e militares devido a interdição do presídio regional por causa da superlotação e defendeu a busca conjunta de soluções. “Antes era uma solução tirar um cidadão que cometeu algum crime do seio da sociedade, agora é um problema”, salientou.

Reuniões itinerantes

O gerente de Planejamento Regional e Apoio às Politicas Públicas da ADR de Ibirama, Egon Gabriel Junior, que representou o secretário da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, que não pode comparecer por uma viagem previamente agendada, explica que as reuniões conjuntas do Colegiado serão itinerantes de agora em diante e falou sobre os próximos encontros. “A cada mês vamos visitar uma Regional e depois de Rio do Sul já ficou definido que vamos a Taió, Ituporanga e Ibirama em dezembro”.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama