A partir desta segunda-feira, 14, profissionais da educação que quiserem ingressar no magistério público estadual podem fazer suas inscrições no concurso público 2017. Neste primeiro momento são mil vagas para início dos trabalhos em 2018 e a inscrição pode ser feita até o dia 12 de setembro pelo site www.acafe.org.br/concurso/magisterio.

Estão abertas 600 vagas para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, estas para as disciplinas de: Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Química e Sociologia. As outas 400 vagas são para a área administrativa das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina, sendo para: Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional.

Conforme o secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir José Larentis, o novo concurso é resultado de muito esforço e de muita responsabilidade com o equilíbrio das contas de todo o governo. De acordo com o secretário, o concurso terá validade para dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Larentis lembra que o último concurso para efetivos da educação foi realizado em 2012 com a chamada inicial de 2 mil professores e, posteriormente, mais 3 mil.

A jornada de trabalho para o cargo de professor de Ensino Médio corresponde à carga horária de 10 horas semanais, para o Professor do Ensino Fundamental corresponde à carga horária de 20 horas semanais e para os cargos de Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional corresponde à carga horária de 40 horas semanais.

O concurso prevê duas provas. A primeira fase com Prova Objetiva, que será no dia 8 de outubro sendo eliminatória/classificatória, e a segunda fase com a Prova de Títulos, sendo classificatória. A primeira chamada dos aprovados está marcada para os dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2017. O valor da inscrição é de R$ 100,00. Dúvidas e mais informações: www.acafe.org.br/concurso/magisterio.

Certificação

Professor: Diploma e histórico escolar de conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena na disciplina que se candidatar.

Administrador Escolar: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Administração Escolar; ou diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Pedagogia e certificado e histórico escolar de conclusão de Pós-Graduação Latu Sensu - especialização em Administração Escolar.

Assistente de Educação: Formação em nível Superior em Pedagogia.

Orientador Educacional: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Orientação Educacional; ou diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Pedagogia e certificado e histórico escolar de conclusão de Pós-Graduação Latu Sensu - especialização em Orientação Educacional.

Supervisor Escolar: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Supervisão Escolar; ou diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Pedagogia e certificado e histórico escolar de conclusão de Pós-Graduação Latu Sensu - especialização em Supervisão Escolar. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga

 

Ônibus Lilás do programa Mulher: Viver Sem Violência, estará em três municípios da ADR Itapiranga na próxima semana. A programação inclui palestras e diversas atividades coordenadas pelas secretarias municipais em parceria com o Centro Universitário FAI e outros órgãos e poderes constituídos. A informação é do gerente de políticas socioeconômicas da ADR Itapiranga, Miguel Schneider.

Segundo ele, nos dias 21 e 22 de agosto o Ônibus estará no município de Itapiranga. No dia 23 atenderá em São João do Oeste e o roteiro na regional de Itapiranga encerra nos dias 24 e 25 no município de Iporã do Oeste. O gerente da ADR informa que, o veículo é adaptado para o atendimento de mulheres vítimas de violência, inclusive, as mulheres do meio rural que podem encontrar maior dificuldade de acesso a informações. Conforme Miguel, o Ônibus é equipado com salas de atendimento individual e os municípios já planejaram atividades de apoio nas áreas social, de saúde e de cidadania.

De acordo com o gerente da ADR, todas as regiões do estado estão recebendo a atividade, a qual serve para aprofundar o debate sobre a violência contra a mulher e também levar serviços às mulheres que estão afastadas da cidade e das informações acerca do assunto. Miguel entende que, esta campanha é um reforço e complementa o trabalho já realizado pelas profissionais nas Secretarias de Assistência Social dos municípios. Schneider lança um convite especial para as mulheres camponesas, mulheres cooperativistas, clubes de damas e outras entidades interessadas em participar das atividades.

A atividade é organizada pelo Governo do Estado por meio da Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e prefeituras. Na regional de Itapiranga conta com o apoio do Centro Universitário FAI por intermédio do curso de Direito, que oportuniza palestras com o tema “O empoderamento feminino e os benefícios para a sociedade”. O Governo do Estado além de disponibilizar o Ônibus, motorista e combustível, colocou à disposição dos municípios as estruturas da Segurança Pública como Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e Poder Judiciário.

Roteiro nos municípios

O cronograma de atendimentos do Ônibus Lilás é organizado pela secretaria municipal de Assistência Social e inicia em Itapiranga na segunda-feira, 21, passando às 8h30 pela comunidade de Santo Antônio e às 14h em Linha Laranjeira. Já às 19h estará atendendo na Comunidade Kolping, no centro da cidade. Na terça-feira, 22, o roteiro inicia às 8h30 na comunidade de Sede Capela e às 14h em Linha Cordilheira. Em São João do Oeste o atendimento vai ocorrer na quarta-feira, 23. O Ônibus estará junto à Feira Livre Municipal, no centro da cidade, a partir das 13h30.

Na quinta e sexta-feira, 24 e 25, será a vez de Iporã do Oeste. E no dia 24 a programação inicia às 8h30 na comunidade de São Lourenço e às 13h30 em Linha Esperança. Já na sexta-feira, 25, o atendimento ocorre na cidade, na Avenida Gustavo Fetter, ao lado da Farmácia Santa Inês, a partir das 8h30.

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga

 

 

Itapiranga - ADR organiza evento da Cidasc para entrega de certificados a propriedades agrícolas
Foto: Vandro Welter - Ascom ADR Itapiranga

O Governo do Estado por meio da Cidasc prossegue com a entrega de certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose na regional de Itapiranga. Na tarde de quarta-feira, 9, a ADR e a Cidasc entregaram mais certificados. O evento aconteceu no auditório da Agencia de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.

Estiveram presentes nove produtores rurais que receberam pela segunda vez a certificação livre de brucelose e tuberculose. Eles integram o condomínio agropecuário Boa Fé. A associação conta com agricultores das comunidades de Presidente Becker e Coqueiro desde 2012 e surgiu a partir do Programa SC Rural por meio de apoio financeiro e disponibilização do Médico Veterinário, Alex Lengert. O mesmo havia iniciado o trabalho para a primeira certificação e encaminhou os exames para a segunda certificação das propriedades.

Conforme o gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da ADR, Miguel Schneider, entre as vantagens desta certificação está a comercialização de leite com até cinco centavos a mais por litro vendido, além da questão de saúde pública, pois, tuberculose e brucelose são zoonoses que podem ser passadas dos animais para as pessoas.

De acordo com o gerente da ADR, este trabalho é executado pelo Governo do Estado por meio da Cidasc em parceria com os agricultores. “O Governo do Estado desenvolve várias atividades que visam a melhoria da sanidade animal que já é exemplo para muitos estados, destacando sempre a importância da parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e da Pesca, Cidasc, Epagri, agroindústrias, cooperativas, sindicatos, faculdades, universidades, secretarias municipais de agricultura e os agricultores que são verdadeiros empreendedores rurais”.

O evento de certificação de propriedades agrícolas de Itapiranga teve a participação do secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, o gerente regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, dos médico-veterinários, João Schuerne, Diogo Gadotti e Luan Paludo, do gerente de políticas socioeconômicas da ADR, Miguel Schneider, e do assessor parlamentar e ex-gerente de agricultura da ADR, Zaclir Stolarski. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga

 

Itapiranga - Servidores de quatro Apaes participam de curso de formação na ADR
Foto: Vandro Welter - Ascom ADR Itapiranga

Mais de 50 servidores de quatro Apaes da regional de Itapiranga participaram de curso de formação continuada no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). O primeiro encontro aconteceu no mês de maio e o encerramento aconteceu na tarde de terça-feira, 8. O coordenador do encontro de enceramento foi o professor e responsável pela educação especial na ADR, Nestor Schneider. Na formação de 20 horas foi trabalhado o tema: Deficiência Intelectual e Estimulação Essencial.  

A abertura na tarde de terça-feira, teve participação da gerente regional de educação, Marina Bianchi e os alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental da EEF Pe. João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, apresentaram dois números culturais.    

Conforme o professor responsável pela educação especial na ADR, Nestor Schneider, o curso nasceu a partir de uma parceria da ADR, gerência de educação e Apaes. Segundo Nestor, o objetivo foi capacitar os professores da educação especial e os profissionais da saúde e técnicos das Apaes com conhecimentos e debates sobre a pessoa com deficiência intelectual e sua interação e estimulação nas escolas. De acordo ele, os participantes ficaram satisfeitos com os conteúdos repassados durante o curso, que foi patrocinado pelas Apaes.

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga