Compartilhe

A rede estadual de ensino de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes terá reforço com a abertura de quatro novas escolas. No dia 26 de fevereiro, a Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, por meio da Gerência Regional de Educação, e a Secretaria de Estado da Educação darão início ao ano letivo na EEB Higino João Pio, Bairro das Nações, em Balneário Camboriú; EEB Raul Bayer Laus, bairro Santa Regina, em Itajaí; e EEB Profª Daniela Pereira, bairro Gravatá, Navegantes.

A EEB Monsenhor Vendelino Hobold, no bairro Itaipava, em Itajaí, abrirá um pouco mais tarde, em meados de março, conforme a previsão da SED. Nesta localidade, os 122 alunos matriculados no ensino médio terão aulas desde o dia 15 de fevereiro, na extensão da EEB Victor Meirelles, no próprio bairro, e posteriormente serão transferidos.

A gerente regional da Educação, Cleonice Monteiro Berejuk, explica que apesar do ano letivo iniciar um pouco mais tarde nestas escolas, o calendário de reposição de aulas seguirá os 200 dias letivos. “As escolas estão recebendo mobiliário, instalação de rede de internet, câmeras de monitoramento e para isso foi necessário adiar em alguns dias o começo das atividades dos alunos. A compensação se dará com uma escola moderna, com espaço para atividades mais desafiadoras e interessantes”, observa a gerente.

Com investimento que ultrapassa R$ 43 milhões pelo Governo do Estado, as escolas foram construídas em regiões carentes de vagas nos ensinos fundamental e médio e contam com ginásio de esportes, biblioteca, laboratórios, cozinha equipada, refeitório, ambiente para atividades culturais, teatro de arena, auditório, entre outros espaços.

Com a abertura da EEB Higino João Pio, 850 alunos serão atendidos nos ensinos fundamental e médio, em três turnos, e no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEPI – na área de turismo e hospedagem. “Esse sempre foi o sonho da comunidade do bairro das Nações e agora teremos uma escola modelo, com 18 salas de aula, que vai preparar o jovem para o mercado de trabalho. Os alunos sairão do ensino médio com uma profissão”, comemora o secretário regional Edson Piriquito. O prédio da escola mais próxima do bairro, a EEB Laureano Pacheco, no Pioneiros, continua como patrimônio estadual e algumas tratativas para o uso estão sendo definidas pelo Governo do Estado.

Na EEB Raul Bayer Laus 430 alunos já estão matriculados para as séries finais do fundamental e 1º ano do médio. A EEB Maria Nilza Ferreira Evaristo, que sempre atendeu os ensinos fundamental e médio no bairro, será cedida para uso do município.

Na EEB Profª Daniela Pereira estão matriculados 130 alunos no fundamental e médio. A capacidade de atendimento nas quatro escolas pode chegar a 1500 alunos. Para quem estiver interessado em estudar nas novas escolas, as matrículas poderão ser feitas a qualquer momento, diretamente nas secretarias. O quadro de professores será composto por profissionais remanejados da própria rede e por contratados em regime de ACT.

Assessoria de Comunicação

Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14 ou 99903-3836