A Epagri está preparando um estande de 300 metros quadrados para expor os serviços que desempenha na área de extensão rural e pesquisa, na 34ª Festa Nacional do Colono, entre os dias 20 a 23 de julho, no Parque Municipal do Agricultor, em Itajaí.

Criada em 1976, a Estação Experimental da Epagri de Itajaí desenvolve projetos em cinco áreas temáticas, responsáveis por auxiliar o setor agropecuário do município e Litoral Catarinense. Estarão expostos trabalhos envolvendo o cultivo de arroz irrigado, que vem sendo melhorado geneticamente para se adaptar a realidade dos produtores catarinenses. Desde 1976, foram desenvolvidos 29 cultivares de arroz irrigado, 21 destinados ao cultivo dentro do Estado e oito específicos para outros estados e países como a Bolívia e Argentina.

No início dos anos 80, a Estação Experimental começou os estudos com a bananicultura, (aperfeiçoamento do plantio da banana), citricultura (criação de mais de 320 cultivares de laranja, tangerina, limão,lima, pomelo e híbridos diversos), olericultura (produção de hortaliças), flora catarinense (identificação, caracterização e catalogação de espécies da flora atlântica) e banco de germoplasma (armazenamento de diversidade genética que constituem um repositório de genes para uso imediato ou futuro).

O espaço também contará com os serviços oferecidos pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), que compreende monitoramento da previsão do tempo, previsões para o mar, rios, litoral, imagens de satélite e mapas digitais do estado, além do Agroconnect, que monitora variáveis específicas para produtores rurais como temperatura, pressão atmosférica, radiação média, vento e precipitação total. Também serão expostos trabalhos do Centro de Pesquisa e Agricultura de Pesca, sendo que Santa Catarina, com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o maior produtor nacional de pescados.

A Festa Nacional do Colono é uma homenagem à população rural de Itajaí, que está dividida em 18 comunidades, sendo elas: Arraial dos Cunha, Baia, Brilhante I, Brilhante II, Campeche, Canhanduba, Espinheirinhos, Espinheiros, Itaipava, Km 12, Laranjeiras, Limoeiro, Paciência, Rio do Meio, Rio Novo, Salseiros, São Roque e Volta de Cima. O Parque Municipal do Agricultor está localizado na Rua Mansueto Felizardo Vieira, 577, localidade KM 12. 

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail:sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 9-9903-3836
Site:www.adrs.sc.gov.br/adritajai

O comando do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros e a ADR Itajaí serão parceiros em dois projetos em benefício de estudantes da rede estadual. Nesta terça-feira, 11, o secretário executivo Edson Piriquito e a gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, estiveram no batalhão para tratar sobre o início do Projeto Educa Mar e do Projeto Cidadão Consciente.

Conforme o comandante, Charles Alexandre Vieira, o Educa Mar consiste na realização de aulas de natação para crianças de 9 a 14 anos, faixa etária mais vulnerável a afogamentos. “O batalhão tem piscina térmica e que pode ser ainda mais útil para a comunidade se aberta para aulas práticas que ensinem os cidadãos a se protegerem”, disse. A piscina já é utilizada pela Escola de Educação Básica Nereu Ramos, todas as segundas e quartas-feiras, para aulas de educação física do Ensino Médio Inovador.

A professora de natação, Daiane Fernandes, soldado do Corpo de Bombeiros, e o estagiário do curso de Educação Física, Ricardo de Oliveira, explicam que os alunos aprenderão nado crawl, nado costas e flutuação, além de técnicas aplicadas no Projeto Golfinho, ligadas ao meio ambiente e segurança no mar. A primeira turma poderá iniciar em agosto e terá aulas durante seis meses. “Na formatura do curso faremos um festival para integrar as famílias com os bombeiros e demonstrar o que as crianças aprenderam na natação”, salienta a soldado.

Já o Projeto Cidadão Consciente envolverá alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas em aulas sobre prevenção de acidentes de trânsito, cidadania, ético, meio ambiente, normas de trânsito e primeiros socorros. Cada curso terá duração de três meses e culminará com um simulado de acidente, com a participação dos alunos no papel de socorristas e agentes de trânsito. “O contato ainda mais efetivo do Corpo de Bombeiros com as crianças e adolescentes muda o comportamento de toda uma geração que passa a ser corresponsável pela prevenção e educação. Vamos indicar as escolas que abrirão os dois projetos e apoiar as ações para toda a rede da região”, afirmou o secretário executivo. 

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail:sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 9-9903-3836
Site:www.adrs.sc.gov.br/adritajai

O Conselho de Desenvolvimento Regional vai debater o panorama geral da saúde e a situação dos hospitais, na quarta-feira, 12, às 9h, no auditório da prefeitura de Camboriú. A 2ª reunião do ano do CDR contará com a presença dos prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e dois representantes da sociedade civil de cada um dos nove municípios da região, todos membros conselheiros. O superintendente de Planejamento e Gestão do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde, Adriano Ribeiro, e o gerente regional da Saúde, Arnaldo Schmitt Neto, participarão do debate.

A reunião é aberta ao público e será presidida pelo secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Edson Piriquito. As atas das reuniões do CDR e do Colegiado Regional de Governo estão disponíveis no site www.sc.gov.br/regionais/itajai

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail:sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 9-9903-3836
Site:www.adrs.sc.gov.br/adritajai

O período de matrículas para o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) inicia na próxima segunda-feira, 3, e as aulas iniciam dia 31 de julho. Para a matrícula é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Os alunos que optarem por estudar no noturno devem apresentar comprovação de trabalho com expediente no período diurno.

Para cursar o ensino fundamental, o estudante deve ter idade mínima de 15 anos. Já no ensino médio a idade mínima é de 18 anos. O período de aulas é de no máximo dois anos.  

As aulas são oferecidas de forma presencial de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. O estudante pode escolher o número de disciplinas que deseja cursar. As matrículas seguem até sexta-feira, 7. O Ceja está localizado na Rua Jorge Mattos, Centro, em Itajaí. Para mais informações o telefone de contato é 47 3348-0287.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail:sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 9-9903-3836
Site:www.adrs.sc.gov.br/adritajai