Foto: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo participou nesta quarta-feira, 20, da abertura da 30ª Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc), em Balneário Camboriú, onde acontece também o 4º Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos. O evento que vai até 22 de setembro é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de SC (CRCSC) e tem como tema “Contabilidade: Ameaças, Desafios e Oportunidades”.

“Quanto mais estiverem organizados, motivados e preparados, melhor será a vida das pessoas. Nós temos profissionais de altíssimo nível que são referência no Brasil inteiro e esse evento discute a realidade presente, os desafios e o que precisa ser feito no futuro. É uma forma importante de continuar evoluindo e se aperfeiçoando”, destacou o governador.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí reconheceu a capacidade técnica de 13 comunidades terapêuticas de Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Luis Alves e Camboriú. O relatório de vistoria foi assinado na quinta-feira, 14, pelo secretário regional Edson Piriquito, na presença do gerente regional da Saúde, Simão Boing, e será repassado para a Secretaria de Estado da Saúde para contratualização. A expectativa é que a partir do dia 1º de outubro o Governo do Estado passe a custear dez vagas por instituição para o atendimento de dependentes químicos.

O relatório assinado é resultado das visitas técnicas feitas Gerência Regional de Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e Vigilância Sanitária, neste mês, conforme previsto em edital. As comunidades devem seguir requisitos para que possam receber recursos públicos estaduais. Itens como instalações sanitárias, projeto terapêutico, serviços laborais e protocolo de acesso de visitantes foram avaliados pela equipe.

“Algumas receberam recomendações de melhorias e que serão feitas até a assinatura do contrato. A vistoria considerou que estão aptas a acolher dependentes e reinseri-los no ambiente social com retomada da autonomia”, disse o gerente. Das 13 comunidades, duas atendem exclusivamente mulheres que buscam voluntariamente o acolhimento terapêutico, por um período de, no máximo, nove meses.

Nos dias 18 e 19 de setembro, a equipe da Gerência participará de capacitação com a Secretaria de Estado da Saúde para dar continuidade no trabalho de acompanhamento das instituições beneficiadas com recursos estaduais.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai

 

Itajaí sediará no dia 29 de setembro a 10º Feira de Ciências e Tecnologia, na EEM Elfrida Cristino da Silva, Bairro São Vicente. A exposição, organizada pela Gerência Regional de Educação, reunirá 18 trabalhos feitos por alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante selecionados nas 41 escolas. 

Os melhores seguirão para a etapa estadual, nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis, que oferecerá aos vencedores bolsas de pesquisa do CNPQ Júnior, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A feira regional estará aberta a visitação das 8h30 às 16 horas.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai

Balneário Camboriú sedia o 9º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e o 4º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, até a próxima quarta-feira, 20. Entre as instituições que promovem estão a Univali e a Unifebe. Com o tema Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: Repercussões da política (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), o fórum visa fortalecer a diversidade da educação ambiental no Brasil, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançados.

O Governo de Santa Catarina é representado pela Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fundação Estadual de Meio Ambiente (FATMA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Alunos, professores e gestores da rede estadual estão envolvidos nos debates proporcionados pelas mesas-redondas, jornadas temáticas, oficinas e rodas de conversa, com ações desenvolvidas em diversos ambientes da Univali, espaços públicos e centro de convenções do Sibara Flat. 

Nesta terça-feira, 19, na EEB Maria da Glória Pereira, das 14 às 17h30, será realizada oficina sobre o tema “A potência do sagrado feminino na educação ambiental”, pela professora da Univali, Patricia Ingrasiotano. A escola fica na Rua 3450, nº 367, no Centro. O gerente regional de Políticas Urbanas e Rurais, Osvaldo Ramos Filho, participará do encontro. Nesta terça-feira, durante todo o dia, alunos da rede estadual participam de atividades do fórum e fazem tour cultural no Parque Unipraias e Parque Ecológico Raimundo Malta. 

Entre as diversas atividades, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, fará audiência pública sobre a Política de Educação Ambiental no Estado, nesta quarta-feira, 20, no Hotel Sibara Flat e Convenções, na Avenida Brasil, 1500, a partir das 8 horas. Serão discutidas ações e processos participativos da educação ambiental em todos os municípios do Estado.

Também será apresentada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável, a organização de 10 grupos de trabalho que atuarão nas 10 microrregiões hidrográficas de Santa Catarina. A gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, representará a Secretaria de Estado da Educação. 

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai