Nesta quinta-feira, 29, às 11h, será inaugurado o Canal Extravasor de Presidente Getúlio. Os Secretários de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Roberto Ferrari, participam da solenidade. Foram investidos R$ 417.037,97 com recursos advindos do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec.

Roberto Ferrari salientou que a construção do canal visa prevenir cheias e diminuir a cota do nível de inundação na área urbana do município, pois parte do volume de água do Rio Krauel será redirecionado.

A obra iniciou em dezembro de 2013 e de acordo com o prefeito Nilson Stainsack, há 12 anos Presidente Getúlio tem sido castigado com enchentes que inundam grande parte da área central da cidade, principalmente na confluência dos Rios Krauel e Índios, e esta ação deverá diminuir de 20% a 30% o volume de água naquela região. Isso quer dizer que o volume pode baixar até 80 centímetros em período de enchente.

Além da abertura do canal extravasor, a obra contempla a remoção do solo, construção de diques de contenção, colocação de mantas de revestimento, contenção através de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar numa extensão de aproximada de 294 metros de comprimento por 25 de largura.

Conforme o secretário Moratelli, o canal extravasor é uma obra importante para a região que vai ter mais vazão d’água em período de chuva forte. “A construção do canal extravasor é relevante para Presidente Getúlio e para a Defesa Civil, no que diz respeito à prevenção”, disse Moratelli.

Ailton Carlos Coelho
Assessor de Imprensa