Gerência de Educação da ADR de Ibirama promove seminário regional sobre o Bolsa Família
Foto: Nilo Poffo/ ADR Ibirama

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, por meio da Supervisão de Articulação com os municípios, promoveu na tarde desta quinta-feira, 20, um seminário regional sobre o Programa Bolsa Família que reuniu representantes dos nove municípios da regional.

De acordo com a supervisora de Articulação com os municípios, Isolânia Wippel, o objetivo era capacitar os gestores da Educação, Saúde, Assistência Social e responsáveis pelo programa em cada cidade. “Como mudaram muitos gestores, queremos dar a eles condições para que registrem as frequência e consigam alimentar o sistema, entendam todo o programa e principalmente a estruturação da rede”, esclareceu.

Ela completa dizendo que a intenção era que cada cidade realizasse um seminário municipal e depois participasse do regional, mas como muitos solicitaram mais informações sobre o programa, a ordem foi invertida e técnicas do Bolsa Família da Coordenação Estadual, Ana Merabe de Souza e Judite da Silva Mattos, foram convidadas a palestrar sobre o Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) e o Bolsa Família em geral.

Além de cerca de quatro representantes de cada um dos nove municípios que compõem a ADR, o seminário também teve participantes de Salete.

Informações para a imprensa:

Helena MarquardtAssessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

ADR de Ibirama capacita dentistas sobre a destinação de resíduos da saúde
Fotos: Rosdalva Schroder ADR Ibirama

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama,por meio da Vigilância Sanitária, promoveu na manhã desta quinta-feira, 20, um curso sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS). O público alvo do evento foram dentistas de toda a região que puderam saber mais sobre a correta destinação dos resíduos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosdalva Iumara Schroder, o PGRSS foi implantado em 2004, mas em 2013 uma resolução conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) determinou que cada estabelecimento precisava gerenciar seus resíduos. “Esses resíduos devem ser destinados corretamente para evitar a contaminação do meio ambiente e devido ao perigo que causam as pessoas caso sejam jogados em lixo comum”, esclareceu.

ADR de Ibirama capacita dentistas sobre a destinação de resíduos da saúde

O engenheiro ambiental, Daniel Lima de Oliveira, palestrou para os dentistas e apresentou a normativa do programa, além de esclarecer todas as questões técnicas sobre o assunto. “Mostramos a eles como montar o seu plano de gerenciamento online na página da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina que tem um modelo próprio que facilita esse trabalho”, ressaltou.

O evento foi realizado no auditório da ADR de Ibirama e contou com a presença de cerce de 25 profissionais da área da saúde na região.

Informações para a imprensa:
Helena MarquardtAssessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Ibirama - Reunião define sede da usina de asfalto que será construída através de consórcio entre municípios
Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Depois da visita técnica a Pinhalzinho, na tarde desta quarta-feira, 19, mais uma passo foi dado para a constituição de um consórcio que tem como objetivo principal a construção de uma usina de asfalto no Vale Norte. Em reunião na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, prefeitos de toda a região definiram por unanimidade que o empreendimento terá como sede a cidade de Presidente Getúlio.

Os prefeitos definiram ainda que vão analisar a possibilidade de cessão de um terreno do Governo do Estado para a construção. “Esse terreno seria ideal porque tem uma jazida de pedras que pode ser utilizada para a base do asfalto, mas antes de qualquer definição temos que consultar os órgãos competentes e verificar se essa cessão e a utilização é realmente possível”, comentou o gerente de Planejamento Regional e Apoio as Políticas Públicas Egon Gabriel Júnior.

Ele revelou ainda que outro encaminhamento é que os prefeitos devem marcar uma audiência com o governador Raimundo Colombo nos próximos dias para apresentar o projeto que contribuiria com o desenvolvimento regional.

O prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, ressalta que a construção da usina é uma grande ação dos nove municípios da ADR de Ibirama. “Com certeza o custo de pavimentações nas cidades vai ficar do tamanho do bolso de cada município. Agora vamos nos organizar e buscar a documentação e a possibilidade de cessão desse terreno.”

Informações para a imprensa:
Helena MarquardtAssessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Fotos: Célia Beltramini/ ADR Ibirama

Para comemorar o Dia do índio, celebrado nesta quarta-feira, dia 19, estudantes, professores e direção da Escola Indígena Laklãnõ realizaram uma programação especial voltada ao resgate da consciência indígena no Alto Vale. O evento contou com apresentações culturais, palestras e comida típica, incluindo a preparação do Mõn, uma bebida fermentada de mel e xaxin que faz parte das tradições da etnia Xokleng e era usada nos rituais de iniciação dos jovens.

Durante todo o dia, visitantes de toda a região, também puderam conhecer mais sobre os costumes e artesanato indígena, que foi apresentado por estudantes e anciãos. Na ocasião o primeiro doutor em linguística indígena do Brasil, Nanblá Gakran, que é de José Boiteux, falou sobre a importância da preservação da cultura indígena, principalmente sua língua.

Representando o gerente de Educação, Nilo Poffo, as servidoras da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Sandra Franzói e Célia Beltramini prestigiaram o evento. “Para eles este é um dia de muito respeito e a direção e professores da escola têm repassado isso para as crianças”, comentou Célia.

Ibirama - Dia do Índio

O diretor da escola indígena, Carli Caxias Popó afirmou que a data é um momento de reflexão para os mais de três mil indígenas que vivem nas oito aldeias da região. “Por isso durante toda a semana estamos com uma programação diferenciada que inclui várias atividades, entre elas momentos de discussão sobre política, educação e saúde. Queremos saber sobre outras culturas, mas queremos viver a nossa”, lembrou.

Estado investe na  preservação da cultura indígena

Para garantir que a cultura dos indígenas do estado seja preservada o Governo de Santa Catarina atua principalmente na área da Educação oferecendo formação continuada aos professores e benefícios como alimentação diferenciada nas escolas de acordo com as tradições locais de cada aldeia.

Um outro projeto coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e desenvolvido no Alto Vale com o apoio da Secretaria de Estado também tem ajudado a preservar as tradições dos povos que vivem na Terra Indígena Laklãnõ. Através de encontros regulares da Ação Saberes Indígenas, anciãos repassam aos mais jovens costumes que aos poucos vinham sendo esquecidos.

Informações para a imprensa:
Helena MarquardtAssessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama