Compartilhe

Reunião NASF
Foto: Larissa Demarco/ADR Dionísio Cerqueira

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira realizou, no dia 14, reunião de encerramento do ano, com as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O encontro foi realizado em Anchieta e contou com participantes dos cinco municípios que compõe a Regional. Durante a reunião as equipes apresentaram relatos de experiências exitosas desenvolvidas em 2017 e foi realizado ainda um planejamento de trabalho para 2018, tendo como critério a necessidade de cada município.

A gerente de Saúde Eliane Fanton destacou que neste ano foram envolvidas com mais intensidade as equipes do Nasf dos seis municípios. “É um momento em que os profissionais têm a oportunidade de realizar uma troca de conhecimento das ações realizadas, além disso, promovem entre si a capacitação e o enriquecimento de atividades para aplicar nas mais diversas situações que envolvam o desenvolvimento em saúde humana”.

O papel do Nasf

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 para apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de atenção básica para populações específicas com o Programa Academia da Saúde, atuando diretamente no apoio matricial às equipes da Secretaria de Saúde.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Informações adicionais para a imprensa:

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira