Compartilhe

Dionísio Cerqueira - Gerência de Educação da Regional de Dionísio Cerqueira reúne secretários municipais de educação
Foto: Manoely Dias Cogo/ADR Dionísio Cerqueira

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira realizou na quinta-feira, 30, reunião com os secretários municipais de Educação dos municípios que compõe a ADR.

O objetivo principal da reunião foi definir o calendário Escolar 2017/2018. Segundo a Gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos, foi um momento de acordar com os municípios as datas do calendário escolar, ajustado para o cumprimento dos 200 dias letivos com garantia do transporte escolar, que é realizado em parceria entre Estado e municípios, conforme prevê a legislação.

O Dia da Família na Escola também foi pauta na reunião. A ação será no dia 12 de maio nas escolas da Regional. “A participação da família acompanhando a vida escolar dos filhos dentro e fora da sala de aula é fundamental para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade da educação catarinense, por isso é tão importante já definirmos esta data”, destacou a gerente.

Foi apresentado ainda o Plano de Ofertas Educacionais, repassadas orientações sobre o PNAIC e a relevância de os municípios participarem dos encontros regionais. Destacou-se a importância de os municípios ficarem atentos a realização da prova do Enceja, ajudando na divulgação. “Esse é um excelente programa para que as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar consigam sua certificação no Ensino Fundamental ou Médio”.

Foram ainda passadas as informações sobre o Projovem Saberes da Terra, que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

A gerente de Educação Tânia Gasperin do Santos ressaltou a importância de reuniões como essa, que buscam integrar as atividades realizadas entre Estado e municípios, buscando sempre auxiliar no que é necessário para um bom andamento das atividades escolares. 

Informações adicionais para a imprensa:

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira