Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

São Carlos - Curso de capacitação das Gerências Regionais de Educação
Foto: ADR Dionísio Cerqueira

Está acontecendo nos dias 21 e 22, no município de São Carlos, um curso com objetivo de capacitar multiplicadores das Gerências Regionais de Educação no uso teórico e prático do aplicativo de contagem automática das refeições servidas nas escolas e no módulo da alimentação terceirizada no Sisgesc.

Neste polo estão participando os servidores das Gereds de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê e Chapecó. O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 15 horas presenciais e 15 à distância. Esse segundo momento acontece nos dias 3 a 10 de julho.

>>>Mais imagens na galeria

As participantes da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira Simone Niedermaier e Darlene Berté destacam que para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos.

Na Regional de Dionísio Cerqueira as escolas EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, EEB Claudino Crestani e EEB Irineu Bornhausen já utilizam o sistema, e a intenção do Estado é ampliar o mesmo sistema para todas as escolas.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637 
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

Representantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha e Dionísio Cerqueira, participaram nesta segunda-feira, 19, de uma preparação técnica para a campanha permanente de unidades móveis: Mulheres e Cidadania, do Programa Mulher Viver sem Violência. O encontro foi realizado no auditório da ADR de São Miguel do Oeste. Os ônibus itinerantes do programa estarão na região em agosto e visitam os três municípios de cada ADR com maior índice de violência contra a mulher: Bandeirante, Paraíso e São Miguel do Oeste; Flor do Sertão, Maravilha e Pinhalzinho; Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro; Iporã do Oeste, Itapiranga e São João do Oeste.

A coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, e a representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Fabiana Lopes Ribeiro, repassaram orientações junto aos profissionais.

Conforme Aretusa, a ação tem o intuito de reforçar a importância da luta feminina. “As unidades móveis têm caráter preventivo, devendo realizar ações de assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de Direito e tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, afirma.

O roteiro dos ônibus itinerantes se inicia na ADR de Maravilha de 7 a 11 de agosto. Em seguida, 14 a 18 de agosto, as Regionais de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira recebem a ação. E de 25 a 28, a ADR de Itapiranga encerra o roteiro no Extremo-Oeste.

O programa percorrerá todos os municípios do estado de Santa Catarina através de um cronograma desenvolvido pelo Fórum de Enfrentamento á Violência das Mulheres do Campo, das Florestas, das águas e Quilombolas.

Informações adicionais:
Gisele Vizzotto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98837-7422

Semana do Meio Ambiente
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

Na última semana as escolas da rede estadual de ensino que pertencem a Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, realizaram atividades em alusão a Semana do Meio Ambiente.

O objetivo foi promover ações que fortaleçam a Educação Ambiental, com iniciativas sustentáveis que possam motivar os estudantes na preservação da natureza, no consumo de alimentos saudáveis, no uso consciente da água, entre outras atividades.

A Semana Nacional do Meio Ambiente inicia em 1º de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. E foi durante esses dias que as escolas envolveram alunos e comunidades escolares em atividades voltadas a preservação e conscientização sobre o meio ambiente.

Contando com parcerias de Secretarias municipais de Agricultura, Polícia Ambiental, Epagri, Bombeiros, Casa Familiar Rural, Sicoob, Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, SESC, Alfa, Cooperoeste, SulCredi e participação da comunidade as escolas realizaram atividades dentro de sala de aula, com palestras e trabalhos, e ainda atividades fora de sala de aula.

Atividades Desenvolvidas

A Escola de Educação Básica São José realizou atividades de conscientização e também a implementação do projeto Aedes Aegypti.

A EEB Professora Elza Mancelos de Moura apresentou aos alunos o documentário “Uma verdade inconveniente”; realizou o ajardinamento e plantio de árvores em torno da escola e deu continuidade projeto Aedes Aegypti.

A EEF Padre Reinaldo Stein coletou sementes de árvores nativas e frutíferas da região, que serão plantadas. Os alunos também realizaram a coleta de lixo no córrego Mandorin.

Na EEF Dalilo Quintino Pereira os alunos também assistiram ao documentário “Uma verdade inconveniente”, e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula foram socializados entre as turmas.

Como parte das atividades a EEB Jacob Maran realizou um mutirão de limpeza nas margens do córrego próximo à escola e ainda vistoria nos arredores da unidade escolar. Outra atividade desenvolvida, e que contou com a parceria da secretaria de Agricultura do município de Dionísio Cerqueira, foi o plantio das sementes para produção de mudas de árvores nativas, flores e verduras no viveiro da escola.

Já a EEB Cedrense teve como uma das atividades principais a participação na Caminhada Ecológica ‘Trilha das Araucárias’. Foi ainda realizada a distribuição de árvores do Clube da árvore, plantio de mudas de alface na horta suspensa e visita a Casa Ecológica, no município vizinho Guaraciaba.

A gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos destacou que trabalhar a questão do meio ambiente em sala de aula e em atividades escolares é educar para a cidadania através de atitudes e ações que promovem um espaço ambiental sustentável e de qualidade para todos. “Esses trabalhos geram uma maior conscientização nos alunos e por isso é tão importante que seja trabalhado em sala de aula. Nossas escolas merecem os parabéns pelo empenho e dedicação nessa atividade”. 

Semana do Meio Ambiente

Informações adicionais para a imprensa:

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637 
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira