Compartilhe

 Visita à Berneck

Sustentabilidade, inovação e autossuficiência. Estes conceitos fazem parte do dia-a-dia da empresa Berneck, que iniciou operações em 2012 em Curitibanos e já vem ajudando a mudar a realidade local. A logística da companhia que atua no ramo da madeira gera em torno de 3 mil empregos em média na região, sendo 750 destes, funcionários diretos da unidade de Curitibanos.

Segundo o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão, o Governo de Santa Catarina teve papel fundamental no processo de instalação da Berneck em Curitibanos. “Além de incentivos fiscais, a empresa recebeu apoio na infraestrutura de energia como a construção de uma nova subestação da Celesc para atender a demanda e também a construção do trevo que viabiliza o intenso tráfego naquela área”, salienta.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio de Curitibanos, Marcos Aurélio Scapini, o impacto na receita do município é enorme. “Hoje a Berneck é responsável por praticamente um terço da nossa arrecadação. É uma injeção de recursos que impacta toda a região. Na verdade, a empresa movimenta a economia de vários municípios no centro do Estado com a compra de florestas e a logística que isso envolve”, explica.

Automação, alta tecnologia e referência mundial

“As serrarias da Berneck são de altíssima complexidade industrial”, afirma Fernando Gnoatto, gerente de negócios da empresa. 

Um dos principais segredos da empresa é reaproveitar. “Levamos o conceito de sustentabilidade à risca. Reciclamos todos os resíduos químicos e sólidos. Metade da energia consumida pelas indústrias, por exemplo, é gerada pela própria Berneck. Esta ação é exclusiva no país entre as fábricas de painéis. Isto poupa a natureza e reduz os custos de produção” destaca Jessica Scariot, analista do controle de qualidade da companhia.

Visita à Berneck

Empresa gera 15 mil empregos e exporta 20% da madeira serrada no Brasil

Gilson Berneck, diretor-presidente do Grupo Berneck, resume a forma de atuação da empresa. “Nós transformamos as florestas plantadas em economia. A casca e a biomassa florestal é para gerar energia. A tora grossa nós transformamos em madeira serrada. E o resíduo da serraria, mais as toras finas são direcionados para os painéis”, relata.

A Berneck gera 10 mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos, totalizando 15 mil de vagas geradas no Brasil. Ela é responsável por cerca de 20% das exportações brasileiras de madeira serrada, atendendo demanda de 60 países.  A companhia atua em três estados da federação: Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. A empresa produz MDP, MDF, HDF e serrados de pinus e teca.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos