Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Frei Rogério - Questões estratégicas da região de Curitibanos são debatidas em reunião do CDR

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Curitibanos realizou nesta segunda-feira, 12, a segunda reunião trimestral do ano.  “O Governo de Santa Catarina, através das ADRs, vem conversando sistematicamente, com prefeitos, presidentes de câmaras legistativas e representantes da sociedade civil organizada dos municípios para levantar as demandas e propor soluções conjuntas”, destacou Cristina Agustini Ehrhardt.

Questões estratégicas para região foram debatidas no encontro. Situações como a Defesa Civil, do coordenador regional Roberto Adriano Roper, que falou do trabalho realizado para prevenir e atender situações de risco. “O nosso grande desafio junto aos municípios é organizar os conselhos municipais de Defesa Civil para que as pessoas saibam imediatamente como agir em resposta às emergências decorrentes de fenômenos da natureza, onde haja necessidade de atendimento e acolhimento à população”, disse Roper.

Pela Epagri, o gerente regional Gilmar Michelon Dallamaria, fez uma exposição do trabalho que vem sendo realizado junto aos produtores na região de Curitibanos. “Temos acompanhado vários programas de incentivo e apoio do Governo de Santa Catarina aos produtores como o SC Rural e o Fundo de Desenvolvimento Rural, sempre visando melhorar e aumentar a produção para beneficiar as famílias envolvidas”, observou.

Outro tema abordado que vem beneficiando diretamente os agricultores da região é o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) realizado através da ADR de Curitibanos. “O CAR permite que os produtores possam continuar acessando linhas de crédito para financiar seus investimentos no campo. Frei Rogério, por exemplo, já está com 98% das propriedades cadastradas” explicou Tarsso Rhoden, gerente regional de politicas públicas socioeconômicas rurais e urbanas.

O programa Crescendo Juntos, que visa reduzir as desigualdades regionais em Santa Catarina, também foi pauta na agenda do CDR. Sidnei Rodrigues de Souza, gerente regional de Planejamento falou sobre o encaminhamento de projetos. “Já estamos encaminhando junto aos órgãos públicos e sociedade civil organizada algumas propostas de melhoria para região que serão apresentadas em seminário regional”, frisou.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcuritibanos

 

Curitibanos - Reunião debate desafios e atuação mediante intempéries na região

Os órgãos do Governo de Santa Catarina que atuam na região de Curitibanos se reuniram nesta quarta-feira, 7, para deliberar sobre os desafios de cada setor, com ênfase na prevenção e na atuação diante das chuvas. Além da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos que coordena os encontros mensais, outros 10 órgãos que atuam em nível regional se reúnem para tratar de melhorias dos serviços prestados à população.

“A intensa participação do Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Curitibanos no auxílio aos municípios de Rio do Sul e Lages durante as enchentes foi um dos destaques do encontro. “Temos cinco equipes de oito membros cada pelo nosso batalhão que estão trabalhando intensivamente na ajuda humanitária, especialmente em Rio do Sul, onde a situação é mais grave”, ressalta o comandante do BBM de Curitibanos, Paulo Diniz Arruda Nunes.

Entre as principais pautas da reunião, a Celesc fez uma breve exposição de sua atuação regional. “Atendemos a aproximadamente 26.000 unidades consumidoras em nossa região. Das 16 agências da Celesc no Estado nós temos a maior extensão territorial a ser atendida. Por isso, pedimos a compreensão da população em alguns casos”, observa Rosemeri Fogaça, chefe da Agência de Distribuição de Curitibanos.

Pela Defesa Civil, o coordenador regional Roberto Adriano Roper, que atende 12 municípios entre as regionais de Curitibanos e Campos Novos, a situação é bem mais tranquila se comparada a outras regiões. “Na região de Campos Novos, alguns municípios como Abdon Batista e Vargem estão em situação de emergência. Já em Curitibanos, quase não tivemos ocorrências graves”, destaca.

Roberto Soncini, gerente de infraestrutura da ADR, salienta que a situação das rodovias está relativamente sob controle em virtude de um trabalho preventivo de forma ostensiva. “Com a operação tapa buracos realizada nos dias 25 e 26 de maio na SC-120 que liga Curitibanos a Lebon Régis e as roçadas e limpezas de valetas na SC-451 que vai a Frei Rogério, evitamos muitos transtornos em nossa região”, explica.  

“Estamos trabalhando intensivamente em conjunto. Casan, Celesc, Cidasc, Epagri, Fazenda, Fatma, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar se juntam mensalmente às gerências regionais que atuam na ADR de Curitibanos para traçar estratégias que visam otimizar os trabalhos prestados pelo Governo de Santa Catarina na região”, resume a secretária interina da Regional de Curitibanos, Cristina Erhardt.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcuritibanos

 

Aulas permanecem normais na região de Curitibanos por causa das chuvas 

O excesso de chuvas não tem impedido a normalidade de atuação das escolas públicas estaduais da região de Curitibanos. Apesar de dificuldades como tráfego, especialmente no interior, nada se compara aos prejuízos e atrasos de agenda em virtude de cheias como acontece em regiões como Lages, Rio do Sul, Blumenau ou mesmo Itapiranga no Oeste do Estado.

“As nossas escolas estão trabalhando normalmente, apesar dos altos índices pluviométricos e nós continuamos em alerta acompanhando juntamente com as direções das unidades escolares da nossa região cada situação”, explica a secretária interina da ADR de Curitbanos, Cristina Erhard, que também responde pela gerência regional de Educação.

Cristina se reuniu nesta sexta-feira, 2, com o coordenador regional de Defesa Civil, Roberto Adriano Roper, para apurar outras situações emergenciais geradas a partir das chuvas na região. “Não temos situações de risco, pelo menos nada que se compare a outras regiões”, destaca Roper.

Segundo o coordenador, as pessoas precisam tomar cuidado com informações falsas via redes sociais. “Infelizmente algumas pessoas espalham mentiras via whatsapp ou imagens e informações de anos anteriores que prejudicam o trabalho da defesa civil e geram alarmes na sociedade”, observa.

A única situação que requer atenção no âmbito escolar é na EEB Altir Weber de Mello. A grande quantidade de chuvas aumentou o risco da estrutura de parte da escola e ameaça comprometer o uso de algumas salas de aula. Por isso, via ADR Curitibanos, já está em andamento um processo preventivo para corrigir o problema através da gerência de infraestrutura regional junto a área de engenharia da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcuritibanos