Compartilhe



A  3ª Região de Bombeiros Militar (RBM) está em operação na sede da Agência de Desenvolvimento Regional Chapecó (ADR). A primeira reunião que marcou o início oficial dos trabalhos foi realizada na segunda-feira, 8, em encontro que definiu as demandas prioritárias com os comandos de batalhões pertencentes a nova região.

O comandante da 3ª Região de Bombeiros Militar, coronel Luiz Carlos Balsan, apresentou aos comandantes a estrutura. “Agradecemos o secretário Executivo Regional Edegar Giordani e reconhecemos a importância da cedência deste espaço na ADR, para desempenharmos nosso trabalho. Nosso objetivo maior é representar a instituição aqui no Oeste catarinense, para buscarmos parcerias com o poder público municipal e com entidades dos mais diversos segmentos”, destaca o coronel Balsan.

Na reunião ficou definido que a 3ª RBM irá buscar apoio de lideranças regionais, para que o próximo concurso de ingresso nos Bombeiros Militar seja regionalizado. A proposta é que os novos bombeiros possam desenvolver atividades na região onde residem, assim como no curso de formação. O Governo do Estado já anunciou concurso com 300 vagas, que está em fase de elaboração de edital. Eventos também entraram na pauta, ficou acertado que a Olímpiada Catarinense dos Bombeiros será em Joaçaba nos dias 25 e 26 de agosto.

Criação

A 3ª RBM foi criada pelo Decreto Estadual nº 1.093, de 15 de março de 2017, abrange 105 municípios. A principal finalidade é representar o Comando Geral na supervisão e apoio às atividades administrativas e operacionais das organizações de bombeiros localizadas no Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste catarinense, de acordo com as diretrizes institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Participaram os comandantes dos quatro batalhões da abrangência da 3ª RBM: 6º Batalhão de Bombeiros Militar-Chapecó, 11º Batalhão de Bombeiros Militar - de Joaçaba, 12º Batalhão de Bombeiros Militar - São Miguel do Oeste e 14º Batalhão de Bombeiros Militar - Xanxerê.