O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, assinou, neste mês, o convênio de R$ 21,6 milhões para auxiliar no custeio e manutenção dos serviços de saúde do Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira, de Chapecó. O repasse será realizado em 12 parcelas de R$ 1,8 milhão cada, sendo que a primeira foi paga no dia 7 de agosto.

O convênio, firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Associação Hospitalar mantenedora da unidade, garantirá a transferência de recursos para o Hospital Regional do Oeste. “Estamos trabalhando incessantemente para oferecer um melhor atendimento médico hospitalar aos pacientes da região”, salientou o secretário. 

Mais informações para a imprensa:
Suelen Costa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99113-6065
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br



 

 

 

As novas regras de regularização fundiária e habitação serão tema da segunda etapa de capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio da Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, com parceria da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e da Prefeitura Municipal de Chapecó. O evento será realizado no dia 25 de agosto, das 8h30 às 17h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. As inscrições devem ser feitas neste link.

A primeira edição, conforme o secretário executivo de Habitação e Regularização Fundiária da SST, Leodegar Tiscoski, contou com mais de 560 inscritos, representantes de 128 municípios. “Temos agora 600 vagas abertas a participação do público. Queremos garantir a capacitação ao máximo de pessoas, já alcançamos 1/3 dos catarinenses na primeira”, pontuou ele. 

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual, Valmir Comin, explicou que a partir da regularização, os representantes dos municípios já estarão habilitados para identificar pessoas de baixa renda, e montar cadastros para iniciar os processos de cada cidade. Segundo Comin, todos os cadastros são realizados via Cad Único, para a conferência real de renda. “Todos os municípios enfrentam o problema da falta de regularização fundiária, uns mais, outros menos. Mas, ao todo, temos em Santa Catarina mais de 300 mil famílias encarando este problema”, resumiu o secretário. 

Palestra

A capacitação contará com três ministrantes. O diretor do Departamento Nacional de Assuntos Fundiários Urbanos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo, que vai falar sobre a nova legislação federal sobre regularização fundiária urbana – avanços e desafios. O assessor do secretário do Patrimônio da União (SPU), André Luis Nunes, falará sobre a regularização fundiária em áreas da união segundo a Lei nº 13.465/2017. E para finalizar, a diretora de Assuntos Fundiários do município de Guarulhos, região Metropolitana de São Paulo, a arquiteta Sophia Rachid, vai falar sobre a regularização fundiária na administração pública. 

No período da tarde, os palestrantes, o próprio secretário executivo de Habitação e Regularização Fundiária da SST, Leodegar Tiscoski, juntamente com os técnicos da pasta estarão disponíveis para debater o assunto e prestar todos os esclarecimentos sobre o tema. 

Mais informações para a imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST)
Fone: (48) 3664-0916 / (48) 99984-1799
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Site: www.sst.sc.gov.br

 Programa de Educação Empreendedora

Cerca de 1,5 mil estudantes de oito escolas da Gerência Regional da Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó irão receber incentivos através do conhecimento, para identificar as potencialidades e iniciar a caminhada no mundo do empreendedorismo e inovação. Isso será possível por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado aos alunos do ensino fundamental, e o Despertar, para estudantes do ensino médio, lançados nesta segunda-feira, 14, em evento na ADR Chapecó.

 A iniciativa integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae. O primeiro passo está sendo dado com curso de preparação dos 58 professores que, posteriormente, aplicarão as atividades aos alunos. As aulas são ministradas pela mestre em educação e consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame.

Para a gerente regional de Educação, Maria de Lurdes Seben, o JEPP e o Despertar irão promover novas oportunidades. “Nesta etapa de formação os alunos serão estimulados a criar um novo olhar voltado à inovação e empreendedorismo, um passo determinante para o desenvolvimento de suas competências e posterior posicionamento nas relações com o mundo do trabalho”, afirma a gerente.

Segundo o coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o Programa de Educação Empreendedora não surgiu para ensinar a montar empresa ou dizer que é necessário ser empresário. “O mais relevante é perceber no decorrer do trabalho que as pessoas têm atitudes e comportamentos que podem trazer resultados ou não para empresas, para organização social e para a vida das pessoas. Queremos que os educandos tenham condições de absorver essa informação e as transformem em conhecimento que os preparem para a vida”.

 JEPP – Ensino Fundamental

O programa apresenta práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do estudante e o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O programa conta com aulas teóricas e práticas e encerra com uma feira de empreendedorismo.

 Despertar – Ensino Médio

O Despertar possibilita ao estudante desenvolver planos criativos e empreendedores para conhecer o mundo do trabalho, aprendendo a vencer as adversidades. O estudante do ensino médio que participar do curso Despertar terá a oportunidade de conhecer as características do comportamento empreendedor e identificá-las em si e nos empreendedores de seu convívio e compreender aspectos essenciais para se desenvolver no mundo do trabalho.

Em anexo seguem fotos de dinâmicas realizadas com os professores, para desenvolver nos alunos a concentração, observação criatividade e o respeito ao próximo.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Nos dias 14 e 15 de agosto, Chapecó sedia a Etapa Macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS). A programação será realizada no Centro de Eventos de Chapecó pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A conferência é realizada em três etapas, municipal (divida em cinco macrorregionais), estadual e nacional, busca discutir e propor novas diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, debatendo a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também têm, entre os eixos, debates sobre as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. O evento mobiliza delegados eleitos, convidados e profissionais de apoio da área da vigilância.

Ao total, 131 municípios da abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Seara, Concórdia, Curitibanos, Videira, Caçador, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Campos Novos, Quilombo, Palmitos, São Lourenço do Oeste e Xanxerê participam desta etapa macrorregional. Nesta fase, são 544 delegados, entre profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores que irão elencar propostas de melhorias levadas para a etapa estadual e, posteriormente, nacional. 

“Na conferência vamos trabalhar para juntos fortalecermos ações de vigilância em saúde. É uma importante oportunidade para dialogarmos sobre estas políticas”, afirma a gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional Chapecó, Mariza Damo.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco