Fotos: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo e o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, participaram nesta quinta-feira, 14, na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Chapecó, da formatura de 120 novos policiais militares. Este foi o quarto de nove grupos que estão sendo formados durante a semana, em um total de 919 soldados.

“É o maior número da história de Santa Catarina. Em novembro, nós chamamos 200 novos policiais civis, então é um ingresso bem expressivo e tem que continuar. Ano que vem deve haver um novo concurso, do porte deste. Também vamos continuar a investir em tecnologia e inteligência para poder se antecipar contra a criminalidade”, destacou Colombo.

Colombo explica que os novos concursos são para suprir a saída de policiais aposentados. “As aposentadorias estão ocorrendo em um número bastante elevado. Então a gente tem um ingresso muito grande, mas o efetivo aumenta pouco”, informa.

Os formados participaram do concurso público em 2015 e iniciaram o curso de formação que aconteceu de 2 de maio de 2017 até 15 de dezembro 2017 no Centro de Ensino da PMSC, em Florianópolis e em mais 15 batalhões pelo Estado.

“Esse reforço virá para que a gente possa promover segurança a todo o povo de Santa Catarina. Nós vamos reforçar efetivamente e procurar naquilo que compete a Polícia Militar dar a resposta”, disse o comandante-geral Paulo Henrique Hemm.

>>> Galeria de fotos

“Definimos a distribuição dos nossos policiais para as cidades de forma técnica e observando vários critérios, como aumento populacional e da criminalidade, da demanda reprimida, dos policiais que foram embora, dentre outros”, explicou Hemm.

Foram 1.284 horas compostas por estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreende técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Nesse grupo, 60 fizeram o curso de formação de soldados no 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, 30 no 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste e 30 no 20º Batalhão de Polícia Militar de Concórdia.

A soldado Lucielen Lemos Quintia, que vai atuar em Xaxim, conta que nunca tinha pensado em entrar para a polícia, mas depois que passou no concurso descobriu a carreira que quer seguir. “Hoje não me vejo fazendo outra coisa tamanha foi a experiência durante o curso, o crescimento que a gente teve aqui e a aprendizagem”, disse.

O soldado Claudinei Gheno disse que entrar na corporação é um sonho de longo prazo que hoje se concretiza. “Passa um filme na nossa cabeça em lembrar de tudo que passamos para chegar até aqui desde o concurso. Todas as etapas foram cumpridas e hoje estamos aqui”, comemorou.

Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos da PM escolhem um nome para serem identificadas. A turma que se forma no Estado escolheu homenagear o soldado PM Jaison Carniel. Ele foi morto em 2014 durante uma emboscada dentro de um estabelecimento comercial em Campos Novos.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz; a secretária executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo; o secretário executivo da ADR Quilombo, Jaksom Castelli; e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também participaram da cerimônia.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Reunião CDR em Águas Frias

Os conselheiros da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó participaram nesta quinta-feira,14, em Águas Frias, da última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) do ano. Definiram pauta conjunta na área de segurança e receberam informações sobre zoonoses, com foco nas doenças de Verão.

A secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, destaca que as ações em conjunto são importantes. “No Conselho de Desenvolvimento Regional podemos criar pautas que atendem as necessidades dos municípios, para avançarmos com mais força”, destaca.

Prevenção

A bióloga da Gerência de Saúde da ADR-Chapecó, Priscila de Azeredo, chamou a atenção dos conselheiros para o trabalho efetivo de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. O Oeste de Santa Catarina representa 42,6% dos municípios infestados no Estado.

Em novembro, aumentou 57% o número de focos do Aedes aegypti em Santa Catarina, em relação ao mesmo período do ano passado. “Devemos ficar atentos, as ações básicas de prevenção precisam ser realizadas, estas doenças podem ser prevenidas”, afirma a bióloga.

Os municípios assinaram o Termo de Compromisso enviado pela Secretaria de Estado da Saúde, para qualificar as ações do Programa de Controle da Dengue. Também foram incentivados a cumprir o decreto 1.079, de 1º de março de 2017, que estabelece a formação de comissões de articulação e monitoramento das ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em todos os terrenos, prédios públicos estaduais ou utilizados por órgãos públicos ou vinculados.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

 

Um novo grupo de Policiais Militares será formado nesta quinta-feira, 14, em ato em Chapecó, com a presença do governador Raimundo Colombo, do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e do comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm.

O grupo faz parte da turma de 918 policiais militares que finalizou o curso de formação de soldados neste mês. No grupo do Oeste, serão formados 104 policiais, sendo 82 para a 4ª Região da Polícia Militar (que abrange Chapecó e Concórdia) e 22 para a 9ª Região da Polícia Militar (São Miguel do Oeste).

O curso de formação de soldados começou em maio e contou com 1.284 horas, envolvendo estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreendeu técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Serviço
O quê: formatura de novos policiais militares
Quando: quinta-feira, 14, a partir das 18h
Local: sede do batalhão da Polícia Militar, Avenida Getúlio Vargas, 1965, Centro, Chapecó (em caso de mau tempo, a solenidade será realizada no Ginásio Aurora, Rua Antônio Morandini, 360, Bairro SAIC).

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Capacitação APAES

A equipe de contadores da Fazenda Estadual promoveu nesta quarta-feira,6, reunião de capacitação na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, voltada às Apaes da região Oeste. A programação envolveu 12 ADRs, com a participação de 53 Apaes.

Os participantes receberam informações sobre legislação. Segundo o contador, Dielis Fiorentini, com esta capacitação a meta é minimizar os erros/inconsistências nas prestações de contas das Apaes. “Dessa forma vamos evitar devoluções de recursos e objetivar a aplicação regular dos recursos na finalidade pública conveniada”, explica.

Foram compartilhadas informações gerais sobre encerramento do ano e formas de captar e utilizar os recursos repassados, de acordo com a legislação em vigor. As atenções também foram voltadas ao regramento dos valores dos repasses às Apaes – mudança ocorrida em 2017 e previsões para próximos anos.

A secretária executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, participou do evento. “Com esta capacitação podemos buscar mais recursos, que contribuam no desenvolvimento deste trabalho tão importante realizado pelas Apaes”, afirma.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco