Compartilhe

Curso de formação de pilotos e observadores de Drones
Foto: ASCOM ADR Canoinhas

Foi realizado em Canoinhas nos dias 6 e 7 de fevereiro o curso de Formação de Pilotos e Observadores de Drones (RPAS/VANT). Promovido pela Fatma de Canoinhas, participaram também do curso as regiões de Mafra e Caçador. O curso aconteceu na sede da UnC de Marcílio Dias.

Participaram servidores da Fatma, policiais militares ambientais, servidores da UnC e do Cedup Vidal Ramos. Temas como legislação para o uso de drones, montagem dos equipamentos e voo demonstrativo, sensoriamento remoto e processamento digital de imagens, segurança de voo e técnicas de pilotagem, voo com GPS Pro, prática de missões: captura de imagens de alvos pré estabelecidos, foram alguns dos assuntos abordados durante o curso. Foram 20 horas de curso, com módulos teórico e prático.

Para a gerente da Fatma de Canoinhas, Francine Nader, que organizou o curso para as regiões, o aprendizado veio ao encontro das reais necessidades dos servidores das regiões de Canoinhas, Mafra e Caçador. “Com esse importante curso nossos servidores estão mais conscientes sobre a responsabilidade de manejar o equipamento, sempre preservando a segurança das pessoas e do meio ambiente”, enfatiza Francine.

A equipe de especialistas é formada pelos instrutor de sistemas de auxílio à navegação aérea, David Vieira da Rosa Fernandes; instrutor de pilotagem, Adrio Peixoto Centeno; instrutor em sensoramento remoto e geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva; e o instrutor de legislação, regulamentação e regualrização de operações com drones, Mário Henrique Vicente. Mário explica que o curso é voltado para os servidores públicos do Estado, principalmente para aqueles que atuam na gestão ambiental, através de fiscalização e licenciamento, e também em cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros, que participam do curso. “Esse tem como um dos seus objetivos colaborar nas operações de licenciamento e fiscalização, mas principalmente agilizar os processos de licenciamento ambiental”, destaca.

Todo o treinamento é dado pelos membros da Câmara Técnica de Auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS, formada pelos servidores da Fatma de Florianópolis.

O curso foi realizado em parceria com a Universidade do Contestado, Prefeitura de Canoinhas e do Cedup Vidal Ramos.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas