Inicia obra do ginásio da EEB Julia Baleoli Zaniolo

Começou na última semana, a construção do quadra coberta poliesportiva da Escola de Educação Básica (EEB) Julia Baleoli Zaniolo. O recurso de mais de R$ 632 mil foi garantido através do Governo do Estado pelo esforço da equipe da ADR Canoinhas em realizar projeto, todo processo licitatório e coordenação da construção pela empresa ganhadora do processo licitatório. As obras iniciaram na última semana. Desde a nevasca em 2013 e a caída do ginásio de esportes da os alunos e professores vinham tendo dificuldades para realização das aulas de educação física, principalmente em dias chuvosos e de muito frio.

“Um sonho de muitos, que hoje se torna realidade. Nossa escola, nossos alunos merecem ter essa qualidade para o ensino”, frisa emocionada a diretora Sonia Stelzner Grosskopf.

Secretário executivo regional da ADR Canoinhas Aloísio Francisco Salvatti enfatiza que foi um trabalho árduo, de muitas pessoas trabalhando para realização da construção da nova quadra. “Fizemos o projeto, garantimos o recurso junto ao Governo do Estado, e com uma equipe comprometida na ADR conseguimos realizar o sonho da comunidade escolar, trazendo a certeza de uma educação cada vez melhor para os alunos da EEB Julia Baleoli Zaniolo”.

Para a nova quadra coberta poliesportiva da escola foi realizada no final de 2017 a tomada de preços – modalidade de licitação utilizada em contratações para execução de obras e serviços de engenharia. O ginásio está sendo construído conforme as normas do Ministério da Educação. A empresa ganhadora da licitação é a Suprema que tem o prazo de 180 dias para concluir a obra.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas

Canoinhas - Curso de formação para início do ano letivo
Foto: ASCOM / ADR Canoinhas

As aulas na rede estadual de ensino iniciam na próxima quinta-feira, 15. Para melhor se prepararem para o início das aulas, todos os professores efetivos e admitidos em caráter temporário das 23 unidades escolares atendidas pela gerência regional de Educação de Canoinhas, tiveram uma semana de muito aprendizado e troca de experiências.

Através da supervisão de gestão da Rede da Gerência de Educação, que orientou e supervisionou a execução do processo de formação continuada, as escolas tiveram uma semana de capacitação num total de 40 horas, conforme previsto no calendário escolar de 2018. O curso iniciou na segunda, 5 e foi concluído nesta sexta, 9.

O conteúdo aplicado nas escolas para formação dos professores foram disponibilizado via intranet, na página da Secretaria de Estado da Educação. Durante toda semana a gerente de Educação, Maria Celina Muraro; supervisora de gestão de Rede, Tania Bedretchuk; e integrador educacional, Erivélton Corrêa de Melo; percorreram todas as escolas da região, participando desse importante momento do ano. “Fomos em cada escola para conversar, trocar ideias e orientar direção e professores sobre nosso importante trabalho durante todo ano. Essa aproximação fortalece e nos faz vivenciar a realidade de cada unidade escolar”, destaca a gerente de Educação Maria Celina Muraro.

A supervisora de gestão de Rede também explica que entre os assuntos abordados durante toda semana de capacitação foram destacados: o papel do professor na atualidade; avaliação da aprendizagem; educação em direitos humanos e diversidade; plano de curso e de ações do Projeto Político Pedagógico de 2018; entre outros importantes assuntos.

Aulas iniciam no dia 15

As aulas nas 1.073 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina iniciam no próximo dia 15, quinta-feira. Quem ainda não efetuou a sua matrícula pode fazer na escola mais próxima da sua casa. As matrículas estão abertas para  o ensino fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

Na região de Canoinhas são 23 unidades escolares com as matrículas abertas, nos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras. Os interessados devem procurar a escola mais próxima de casa ou do trabalho dos responsáveis, seguindo os critérios de zoneamento.

A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos de idade até 31 de março de 2018, conforme legislação vigente.

Consulte a escola mais próxima da sua casa para fazer a sua matrícula: http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas


Curso de formação de pilotos e observadores de Drones
Foto: ASCOM ADR Canoinhas

Foi realizado em Canoinhas nos dias 6 e 7 de fevereiro o curso de Formação de Pilotos e Observadores de Drones (RPAS/VANT). Promovido pela Fatma de Canoinhas, participaram também do curso as regiões de Mafra e Caçador. O curso aconteceu na sede da UnC de Marcílio Dias.

Participaram servidores da Fatma, policiais militares ambientais, servidores da UnC e do Cedup Vidal Ramos. Temas como legislação para o uso de drones, montagem dos equipamentos e voo demonstrativo, sensoriamento remoto e processamento digital de imagens, segurança de voo e técnicas de pilotagem, voo com GPS Pro, prática de missões: captura de imagens de alvos pré estabelecidos, foram alguns dos assuntos abordados durante o curso. Foram 20 horas de curso, com módulos teórico e prático.

Para a gerente da Fatma de Canoinhas, Francine Nader, que organizou o curso para as regiões, o aprendizado veio ao encontro das reais necessidades dos servidores das regiões de Canoinhas, Mafra e Caçador. “Com esse importante curso nossos servidores estão mais conscientes sobre a responsabilidade de manejar o equipamento, sempre preservando a segurança das pessoas e do meio ambiente”, enfatiza Francine.

A equipe de especialistas é formada pelos instrutor de sistemas de auxílio à navegação aérea, David Vieira da Rosa Fernandes; instrutor de pilotagem, Adrio Peixoto Centeno; instrutor em sensoramento remoto e geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva; e o instrutor de legislação, regulamentação e regualrização de operações com drones, Mário Henrique Vicente. Mário explica que o curso é voltado para os servidores públicos do Estado, principalmente para aqueles que atuam na gestão ambiental, através de fiscalização e licenciamento, e também em cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros, que participam do curso. “Esse tem como um dos seus objetivos colaborar nas operações de licenciamento e fiscalização, mas principalmente agilizar os processos de licenciamento ambiental”, destaca.

Todo o treinamento é dado pelos membros da Câmara Técnica de Auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS, formada pelos servidores da Fatma de Florianópolis.

O curso foi realizado em parceria com a Universidade do Contestado, Prefeitura de Canoinhas e do Cedup Vidal Ramos.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas


Foto: ADR Canoinhas

A Gerência Regional de Educação de Canoinhas reuniu na tarde de sexta-feira, 2, no auditório do Senac todos os diretores das 24 escolas estaduais que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas. A primeira reunião do ano foi comandada pela gerente de Educação, Maria Celina Muraro, e sua equipe de supervisores e integradores.

Entre os assuntos pedagógicos e técnicos foram discutidas informações sobre início do ano letivo, projetos em andamento nas escolas, efetivação de novos profissionais que assumiram seus cargos no dia 2 desse mês e contratações de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT’s). Também foram destacados na pauta da reunião o Censo Escolar, distribuição de merenda e transporte escolar, estágios curriculares e diversos assuntos do Ensino dentro das escolas. As aulas em todas as escolas estaduais da região iniciam no próximo dia 15 de fevereiro.

“Esse é um momento importante de nos reunirmos com os gestores, não só para passarmos informações, mas também para ouvirmos a direção de cada escola, suas necessidades e organizarmos da melhor maneira possível o ano letivo em toda nossa região”, destaca Celina.

O secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, participou de toda reunião e em sua fala destacou as conquistas em 2017 e os novos desafios neste ano letivo que inicia. “Trabalhamos muito no ano passado, realizando melhorias, pinturas e pequenas reformas em 90% das escolas estaduais da região. Fizemos muito, mas sabemos que teremos mais um ano de trabalho intenso de toda equipe da ADR para chegarmos à excelência que pretendemos na educação de nossa região”, frisou.

Durante a reunião também foram entregues novos materiais esportivos para todas as escolas da região, incluindo bolas de futebol, basquetebol, voleibol, jogos de tênis de mesa entre outros materiais, e ainda foi entregue aos diretores a aprovação dos projetos preventivos contra incêndio de 19 unidades escolares. Dentro os documentos foram entregues o atestado de aprovação, memorial descritivo, plano de emergência e projetos de cada unidade escolar. “Estamos cumprindo com as exigências do Corpo de Bombeiros e dando mais segurança aos nossos alunos”, finalizou Salvatti.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas