Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Com a presença de mil mulheres de mais de 20 municípios, aconteceu durante esta quinta-feira, 22, o XX Encontro de Mulheres Agricultoras e Pescadoras, em Grão-Pará, município que pertence a Agência Regional de Braço do Norte. O evento contou com recursos do Governo do Estado no valor de R$ 10 mil.

Conforme o secretário Regional de Braço do Norte, Ricardo Medeiros, o encontro serve para todas confraternizarem e trocarem experiências. “Além de passar um dia diferente, bem animado, as mulheres  trocam conhecimentos e formam novas amizades. Hoje a mulher do campo é a base da família e deve ser valorizada cada dia mais”, afirma.

Para a agricultora, Maria Salete de Soares, 49 anos, a ansiedade é grande para a chegada do encontro. “É um evento que esperamos o ano todo, tenho amigas aqui de outros municípios que fiz há mais de dez anos. É um dia divertido de muito aprendizado com as colegas”, completou.

Participaram do evento o prefeito de Grão-Pará, Márcio Borba Blasius, o gerente Regional da Epagri, Gustavo Claudino, o diretores de extensão da Epagri, Paulo Arruda, o diretor financeiro, Jorge Malburg, o prefeito de Armazém, José Arent, prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes e autoridades locais. 

Informações adicionais para a imprensa:
Chênia Priscila Cenci
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3651-1804 / 99114-6076
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbracodonorte

 

Preocupados com a necessidade de estimular a leitura, interpretação e produção textual, bem como a capacidade de solucionar situações-problema, articulando currículo e realidade, a EEB Engenheiro Annes Gualberto, de Braço do Norte, desenvolve com os estudantes o Projeto Criativo EcoFormador – Crescendo com Você: da Semente ao Resíduo.

“Na discussão do projeto são desenvolvidas atividades práticas que ampliam o autoconhecimento dos estudantes e o conhecimento da realidade das pessoas com as quais convivem, além de estimular o comprometimento com a preservação do meio em que estão inseridos”, afirma a gerente de Educação da ADR de Braço do Norte, Zuleide Wiggers.

Entre as atividades práticas está  produção de iogurte, cultivo na horta escolar, visita ao supermercado para explorar valores, tipos de alimentos e processo de comercialização, produção de telas para revitalização do refeitório e aulas de campo no centro da cidade, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e nos laboratórios do Unibave, em Orleans. “Em cada atividade prática são explorados conteúdos previstos no planejamento anual, condição que favorece a superação do ensino descontextualizado, linear e fragmentado”, completa Zuleide.

Ainda de acordo com a gerente, nesse sentido, as atividades favorecem um ensino que articula currículo e realidade. “Isso ficou perceptível na produção de iogurte, quando a disciplina de Artes foi responsável pela confecção de bactérias com material alternativo, enquanto a de Ciências explorou conteúdos como função e reprodução e a de Matemática a potência”, exemplifica Zuleide. 

A professora de matemática, Mara de Freitas, destaca que a atividade prática tem contribuído para que os estudantes constatassem que a potência existe em diversos lugares do nosso dia a dia. “Os alunos ficaram mais motivados, porque sentiam que faziam parte de um processo construído com muito dialogo e aulas praticas”, destaca.

Conforme a professora de Ciências, Andreza Franciscone, suas aulas estão mais práticas e diversificadas, ampliando a atenção dos estudantes que passaram, inclusive, a produzir relatórios mais amplos e com mais sentido.

O cultivo da horta foi explorado pela Língua Portuguesa para produção textual e na Matemática para o tratamento de informações em gráficos e tabelas. Em uma das visitas ao supermercado foram identificados alimentos saudáveis e não saudáveis, trabalhadas situações-problema envolvendo os preços pesquisados. “As turmas que não tiveram a possibilidade da aula de prática, optaram por realizaram um piquenique, com o objetivo de diferenciar os diversos tipos de alimentos, a análise dos rótulos, entre outros aspectos que integram o currículo escolar”, afirmou Andreza.

Já na visita aos laboratórios os estudantes exploraram conteúdos como células, tecido e sistemas. Também foi possível visitar os laboratórios de Medicina Veterinária para confrontar a constituição humana a dos animais.

A professora Marlene Zwierewicz que coordena o programa de formação, afirma que a iniciativa promove um trabalho mais criativo, estimulando que os estudantes possam se apropriar dos conteúdos a partir de vivências que favorecem a interação, a colaboração e o cuidado em relação a si mesmo, aos outros e à natureza.

Informações adicionais para a imprensa:
Chênia Priscila Cenci
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3651-1804 / 99114-6076
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbracodonorte

             

A equipe da Gerência de Saúde, da ADR de Braço do Norte, participa nesta semana, de treinamento para seguir a lei federal 17.066, que tem como objetivo comodidade aos pacientes que aguardam nas filas do SUS. A Lei determina que qualquer estabelecimento que ofereça serviços do SUS disponibilize na internet as listas de espera para consultas, exames, cirurgias, entre outros procedimentos.

Dessa forma, o paciente pode acompanhar em que posição se encontra na fila para o atendimento médico de que precisa, e garante seu direito à informação e à saúde, além de evitar as fraudes. O programa também permite que as informações divulgadas pelo poder público sejam usadas para planejar melhor as contratações na área da saúde.

Informações adicionais para a imprensa:
Chênia Priscila Cenci
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3651-1804 / 99114-6076
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbracodonorte