No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Para celebrar esta data em Blumenau, a professora responsável pela biblioteca da Escola de Educação Básica Adolpho Konder, Joselice Lemes de Oliveira, programou uma semana especial para as crianças e a comunidade escolar, que começou dia 17 e terminou na manhã desta quinta-feira, 21.

A semana começou com contação de história no espaço da biblioteca. O livro “A Caligrafia de Dona Sofia! ” de André Neves, inspirou os pequenos alunos a escreverem e a declamarem poesias para os colegas e também para os vizinhos do entorno da escola.

“Nosso objetivo era distribuir poesias, descobrimos que fomos muito além, foram junto com a poesia: o amor, a atenção, o carinho, o tempo, a dedicação e tantos outros sentimentos que não sabemos ao certo descrever ”, relata Joselice.

As crianças visitaram residências e comércios das proximidades da unidade escolar, acompanhadas de suas professoras, que auxiliaram no projeto e chamaram a atenção das pessoas ao declamarem as poesias e entregando em cartões.

A escola também recebeu um varal de poesias, onde os alunos puderam ler e levar com elas.

A semana terminou com uma ação na Rua João Pessoa, onde os motoristas e pedestres também receberam poesias para encantar seus dias.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrblumenau




 

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC), de Blumenau, com o apoio da 3ª DRP e de Rio do Sul, além de policiais militares, deflagrou uma operação policial denominada Anastasis (do grego, ressurreição), para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária, nos dias 13 e 14, no município. Todos os alvos possuem envolvimento com o tráfico de drogas na região do Bairro da Velha, com foco no Morro da Dona Edite.

Foram presos cinco traficantes por força dos mandados de prisão e mais um em flagrante por tráfico de drogas, sendo apreendido um torrão de maconha e duas balanças de precisão. Após o meio-dia, ainda em diligências resultantes da prisão, foi localizado um veículo de um dos presos e apreendidas duas espingardas calibre 12, com as numerações suprimidas, resultando na lavratura de novo flagrante.

De acordo com o delegado Egídio Ferrari, o resultado da operação foi bastante satisfatório, pois foram coletadas muitas provas do envolvimento dos suspeitos no tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e lavagem de dinheiro, além da apreensão de cinco veículos do investigado considerado chefe do grupo.

Segundo o delegado, a segunda fase da operação ocorreu na sexta-feira santa, 14, com um cumprimento de um mandado de prisão, em desfavor de um homem, de 22 anos, em uma residência, no Bairro da Velha, em Blumenau. No mesmo bairro, os policiais encontraram um homem, de 24, e uma mulher, de 20 anos, em outra casa. Com a chegada dos policiais, o homem tentou fugir pelos fundos da residência, mas foi localizado caído no chão com fratura no tornozelo. Foram apreendidos no local, cinco torrões de maconha e material para embalar a droga, além de anotações de controle do tráfico de drogas. O casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Cerca de 100 policiais civis e militares participaram da ação policial.

Informações adicionais para a imprensa
Clarissa Margotti
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-2313 / 99968-9600
Site: www.policiacivil.sc.gov.br

 


Foto: Divulgação Defesa Civil

A Defesa Civil de Blumenau recebe o Exercício de Simulação - Gestão de Crise - Inundação. A atividade é realizada por meio de um software de crise chamado Synergy. O aplicativo ajuda na elaboração, análise, validação e execução dos planos de contingência, estimulando os gerentes das agências envolvidas na tomada de decisão para o combate da emergência a ser simulada. Toda a atividade tem como objetivo mostrar as capacidades pedagógicas e de análise o software como uma ferramenta para auxiliar a prevenção e mitigação dos riscos de desastres. O exercício começou nesta segunda-feira, 10, e segue até quarta, 12.

Nesses dias, são realizados testes de gerenciamento de crise como se fosse uma situação real de inundação envolvendo diversas instituições. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, diz que o resultado da simulação será avaliado pelo Estado. "Se essas melhorias apresentadas forem de fácil implementação, será mantido nesse modelo ou será adequado ao software que o Estado possui", diz.

O evento é organizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e pelas Defesas Civil de Santa Catarina e de Blumenau. Entre os órgãos que participam estão Exército Brasileiro, Polícia Militar, Samu, Bombeiros Militares, UFSC, Furb, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Defesa, Governo da Bahia, Governo do Rio de Janeiro, Governo do Paraná, além de representantes da França, Itália e Espanha.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br


Fotos: Ricardo Lunge / ADR Blumenau

Para ajudar mães de trigêmeos ou mais, o Governo de Santa Catarina tem desde 2012 o Programa do Benefício de Gestação Múltipla, inédito no Brasil. As mães catarinenses que tiverem trigêmeos ou mais, recebem o auxílio para ajudar nos cuidados dos seus filhos. O benefício garante a estas famílias, desde que tenham uma renda de até 75% do salário mínimo por pessoa, o valor de R$ 430 mensais para cada uma das crianças nascidas em uma mesma gestação, até completarem a idade de 12 anos.

Nos municípios da região da ADR Blumenau, são sete famílias contempladas pelo programa, cinco em Blumenau e duas em Ilhota, todas de trigêmeos. Para Rafaela Cristina Pinheiro, de Ilhota, mãe das trigêmeas de 5 anos, Emanuelle, Emily e Helena, o benefício é muito importante e ajuda a custear várias despesas da família. ” Se não fosse esta ajuda do Governo do Estado, não poderíamos sustentar nossas filhas. É muito importante um auxílio como este, afinal, são três filhos na mesma idade”. 


Foto: Ricardo Lunge / ADR Blumenau
O pagamento, efetuado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), está previsto na lei aprovada em 2010 e regulamentada em abril de 2012. A lei garante o benefício para as famílias de todas as classes sociais. Pela lei, o benefício passa a contar a partir da data do requerimento, desde que todos os documentos sejam apresentados. No ano passado foram repassados para as famílias cadastradas no programa R$ 800 mil.

Critérios para receber o benefício:

 - As crianças devem ter nascido em Santa Catarina;

 - Os pais precisam ter residência no estado há no mínimo 2 anos, de forma ininterrupta, antes do nascimento das crianças e também é necessário manter residência no estado até o término do período do benefício;

 - Em caso de separação conjugal dos representantes legais, o benefício ficará com aquele que for judicialmente designado.

Documentos necessários:

 São necessárias cópias autenticadas dos seguintes documentos:

 - Carteira de identidade e CPF dos representantes legais;

 - Certidão de nascimento dos beneficiários;

 - Comprovante de residência, acompanhado de declaração que evidencie o período de residência igual ou superior ao exigido;

 - Dados da conta bancária, com a declaração da instituição financeira para a efetivação do pagamento, que será feito pela SST.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrblumenau