Centro Regional de Defesa Civil
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A empresa vencedora do processo licitatório realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá já iniciou as obras de infraestrutura básica e adequação do terreno para instalação do Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd) de Araranguá.

Além disso, nesta quarta-feira, 16, também foi iniciada a fundação para a instalação do Centro Regional, realizada por outra empresa contratada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, sendo que a previsão é que a estrutura modular seja instalada no próximo sábado, 19.

O coordenador regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, explica que, após a instalação da estrutura modular de 150 metros quadrados, o próximo passo será a colocação do piso, instalações elétricas, mobília, entre outras.

O Centro Regional de Defesa Civil ficará localizado no pátio do Deinfra, na Rua Coronel Apolinário Pereira, no Centro de Araranguá. O Cigerd contará com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A nona chamada para escolha de vagas ACTs referente ao Processo Seletivo 003/2016 da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) será realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá na próxima sexta-feira, 18, a partir das 14h, na sala 36.

As vagas são para admissão de professores em caráter temporário nas Apaes de Jacinto Machado, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres e Santa Rosa do Sul, para início das atividades nas escolas especiais em 1º de setembro.

Para as vagas remanescentes ofertadas e não preenchidas pelos candidatos classificados no edital, será realizada chamada pública. Os interessados deverão estar munidos de documentos pessoais, comprovação de habilitação e comprovante de tempo de serviço.

Vagas disponíveis:

- Apae de Jacinto Machado: Educação Física – 11 aulas matutino e 14 aulas vespertino, vinculadas (licença gestação).

- Apae de Balneário Arroio do Silva: Educação Física – 08 aulas matutino e 12 aulas vespertino, vinculada, até 15/12/2017 (licença gestação).

- Apae de Passo de Torres: Educação Física – 10 horas vespertino, excedente, 08 aulas até 15/12/2017.

- Apae de Santa Rosa do Sul: Educação Física – 04 aulas matutino e 08 aulas vespertino, vinculada, até 15/12/2017 (licença gestação).

- Apae de Santa Rosa do Sul: 20 horas vespertino, vinculada, Deficiência Intelectual (licença tratamento de saúde).

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A partir da próxima quinta-feira, 17, o Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030 entra em uma nova fase com a realização dos workshops regionais em oito macrorregiões.

Após a definição de modo participativo de objetivos estratégicos, metas e indicadores em diferentes áreas da atuação governamental em Santa Catarina, por ocasião dos 11 Workshops Setoriais realizados no período de maio a julho do corrente ano, chega a vez agora de se discutir sobre os desafios para o desenvolvimento regional, identificando-se obstáculos ao desenvolvimento no âmbito macrorregional e principais ações a serem implementadas.

Araranguá - Equipe técnica do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul reúne-se na ADR
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá foi sede na tarde desta terça-feira, 15, de uma nova reunião técnica do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O objetivo foi redefinir o cronograma de atividades do projeto, procurando reajustar suas ações ao objeto de contratação da Empresa Geodiversidade, que desenvolverá estratégias de Geoconservação e estudos complementares necessários nos municípios catarinenses de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.

O encontro de trabalho contou com a participação do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, da coordenadora do Projeto Geoparque na Agência, Sung Chen Lin, do técnico da ADR, José Rafael Biff, dos geólogos Flávia Lima e Jean Vargas, da empresa Geodiversidade, da presidente da Instância de Governança Regional (IGR) da Região Caminho dos Cânions, e membro da equipe técnica do Projeto, Joice Aguiar, e das técnicas do Município de Torres, Edineia Palu e Elizabeth Rocha.

A coordenadora do Projeto Geoparque na ADR, Sung Chen Lin, destaca que o objeto da contratação da empresa, pelo período de seis meses, contempla a revisão dos estudos prévios do patrimônio geológico da Região, a avaliação do potencial uso para cada geossítio (científico, educativo e/ou turístico) e a definição de técnicas de monitoramento e conservação do patrimônio natural da Região, além de colaborar com outras frentes do Projeto.

No encontro técnico ainda foram discutidas formas de valorização e divulgação destes atrativos turísticos da área que compõem o território candidato, para o avanço do processo de candidatura a Geoparque pelo Programa da Unesco.

Para o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, a agência e seus parceiros não tem medido esforços para que esta proposta torne-se realidade, e vem articulando com esferas estaduais e federais a construção da candidatura e a visibilidade da Região, do Estado e do País no contexto do Programa Geoparks da Unesco. “Nossa Região está organizada através do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, presidido pelo Prefeito de Praia Grande Henrique Maciel e composto também pelos Municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, Cambará do Sul, Mampituba e Torres. Juntos, ADR, Consórcio e Amesc trabalharemos para concretizarmos este importante projeto para a Região”, concluiu.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua