Araranguá - Gerência Regional de Saúde reúne técnicos municipais para capacitação sobre atendimento a pacientes ostomizados
Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá recebeu na tarde desta sexta-feira, 20, uma capacitação coordenada pela gerência Regional de Saúde, voltada aos profissionais das secretarias municipais de saúde das 15 prefeituras da Região responsáveis pelos pacientes ostomizados.

A capacitação foi ministrada pelo Enfermeiro Estomaterapeuta Ricardo Ianskoski, com a presença do diretor da empresa Life Sul (que produz bolsas para colostomia, urostomia e ileostomia), Luiz Fernando Nunes Junior.

Araranguá - Gerência Regional de Saúde reúne técnicos municipais para capacitação sobre atendimento a pacientes ostomizados

A reunião de trabalho teve como objetivo aperfeiçoar e capacitar os profissionais para o atendimento ao paciente ostomizado e auxílio na utilização correta do material (bolsas). “A orientação a estes profissionais que atuam na assistência direta com o paciente é muito importante, na atualização do profissional, tirando suas dúvidas e otimizando e qualificando o atendimento”, disse a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini.

Segundo a técnica da Gerência Regional de Saúde, Nelise Rosa Barbosa, a partir da intervenção cirúrgica, o paciente é encaminhado à Unidade de Saúde de seu município, que realiza a solicitação da bolsa coletora específica para o Governo do Estado, por meio da Gerência Regional de Saúde.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 

Turvo -  Extremo-Sul recebe etapa intermunicipal da 3ª Conferência Nacional da Educação
Fotos: ADR Araranguá

A etapa Intermunicipal da 3ª Conferência Nacional da Educação (Conae), com o tema A consolidação do Sistema nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, foi realizada nesta quarta-feira, 18, durante manhã e tarde, no Centro de Eventos de Turvo.

O evento foi coordenado pela Comissão de Secretários de Educação da Amesc (Associação de Municípios do Extremo-Sul), e apoio técnico da 21ª Gerência Regional de Educação (Gered). “Foi um dia muito produtivo, com ampla participação de gestores dos municípios, de escolas e universidades, professores, pais e alunos. Parabéns à organização que teve à frente a Secretária de Educação de Turvo, Suzana Clara Miranda, que com a parceria dos demais municípios da Região realizou um belo encontro”, disse a gerente regional de educação, Celina Hobold da Rosa.

Turvo -  Extremo-Sul recebe etapa intermunicipal da 3ª Conferência Nacional da Educação

A etapa intermunicipal contou com palestras de Pedro Gama, e Ana Dirce De Vila (técnica da 21ª Gered), sobre os eixos norteadores da CONAE: IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; e VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Foram eleitos 14 delegados e seus respectivos suplentes, que representam a educação básica, ensino superior, educação profissional e tecnológica e diversidade dos 15 municípios da Região. Os delegados e a comissão da Gered participarão no dia 27 de abril da etapa regional da Conae, às 13h, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, onde será sistematizado o documento que será enviado ao Fórum Estadual de Educação para a etapa estadual da Conferência, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho em Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 


Foto: Epagri/Arquivo

O interesse pelo uso da homeopatia na agricultura e na pecuária vem crescendo no Estado. Prova disso é o curso que a Epagri inicia nesta sexta-feira, 20, no Centro de Treinamento de Araranguá (Epagri/Cetrar), cujas 75 vagas estão esgotadas. O 3º Curso de Homeopatia Agropecuária no Sul Catarinense terá oito etapas, de um dia por mês, e se estende de abril a novembro.

Entre os participantes da capacitação estão técnicos em agropecuária, engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários e agricultores das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá. O curso é uma realização da Epagri em conjunto com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e conta com a parceria do Laboratório de Homeopatia da Estação Experimental da Epagri de Lages e das farmácias Homeopáticas Ávila e Maria Rocha.

Com essa capacitação, a Epagri busca incentivar uma agricultura mais sustentável, reduzindo o uso de insumos químicos e medicamentos que fazem parte da agricultura convencional. “Essa redução de insumos químicos possibilita obter um produto mais saudável e até mesmo orgânico para a população rural e urbana”, destaca Marcelo Silva Pedroso, médico-veterinário homeopata da Epagri e coordenador do curso.

Edições anteriores

As duas edições anteriores do curso, realizadas em Araranguá e Urussanga, capacitaram 90 pessoas, das quais cerca de 50 eram produtores rurais. A procura pelas vagas desta edição superou as expectativas dos organizadores. ‘’A homeopatia em Santa Catarina está em franco desenvolvimento e a Epagri é referência nessa área para outras empresas públicas do País. A Empresa incentiva a produção mais sustentável para a população ter um produto mais saudável na mesa e o agricultor ter melhor qualidade de vida’’, destaca Marcelo.

O médico-veterinário explica que, durante o uso de preparados homeopáticos, o agricultor não precisa descartar o leite das vacas nem respeitar períodos de carência para vender as frutas, por exemplo. Essa medida é necessária nos tratamentos tradicionais, que utilizam antibióticos para animais e agrotóxicos para as plantas.

Luciana Ferro Schneider, engenheira-agrônoma da Epagri e secretária do curso, diz que a homeopatia é uma tecnologia recente para a agropecuária. “Técnicos e agricultores terão, com esse curso, a oportunidade de estudar na teoria e aplicar na prática as leis e os ensinamentos da homeopatia”.

Serviço:

O quê: 3º Curso de Homeopatia Agropecuária no Sul Catarinense
Quando: Sexta-feira, 20 de abril (primeira etapa)
Onde: Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá - Rua Marcos João Patricio, S/Nº, Bairro Barranca
Mais informações: Marcelo Silva Pedroso, médico-veterinário homeopata da Epagri e coordenador do curso: (48) 3403-1084, 99668-3768 ou mpedroso@epagri.sc.gov.br.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992/3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344

Araranguá - Gered promove etapa regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A 21ª Gerência Regional de Educação promoveu na tarde desta terça-feira, 17, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, a etapa regional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, reunindo dezenas de representantes das comunidades escolares dos 15 municípios do Extremo-Sul.

Foram apresentados 26 trabalhos (vídeos) sobre o tema da Conferência Nacional ‘Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas’, produzidos pelos alunos das escolas estaduais da Região, onde foram eleitos os três delegados que representarão a Região do Extremo-Sul na próxima etapa.

Os trabalhos da etapa regional foram abertos oficialmente pela gerente de Educação, Celina Hobold da Rosa, que ao lado de supervisores e integradores da Gered, destacou a importância da discussão em âmbito regional. “São debates que nos remetem à preocupação com a questão socioambiental, à conscientização do uso racional da água, que devem começar desde cedo”.

Araranguá - Gered promove etapa regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Também na solenidade de abertura, os presentes puderam prestigiar a apresentação dos alunos do 5º ano da EEF Padre Antônio Luiz Dias, da localidade de Morro dos Conventos, em Araranguá, com a encenação da música ‘País das Águas’.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será realizada em junho de 2018. O objetivo é reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição. A etapa escolar aconteceu até o dia 11 de abril nas unidades escolares.

Trabalhos que representarão a 21ª Gered

A coordenadora da V CNIJMA na 21ª Gered, Lucineia Silveira Duz, explica que durante a etapa Regional, foram eleitos três Delegados, cujos vídeos feitos pelos alunos do 6º ao 9º ano, representarão a Região da Amesc na etapa Estadual, em Laguna, entre os dias 7 a 9 de maio. São eles:

1º lugar:

EEB Francisco Molgero (Jacinto Machado)

Delegado: Luiz Mário Contessi Tuon (12 anos de idade)

Tema: Conscientizando a sociedade para preservação e manutenção das nascentes

2º lugar: EEB Timbé do Sul (Timbé do Sul)

Delegada: Júlia Carminatti Carteller (14 anos de idade)

Tema: Preservando e conservando nossas águas

3º lugar: EEB Maria Garcia Pessi

Delegado: Leandro Tomaz Borges (14 anos de idade)

Tema: Água – Conscientizar para não faltar

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua