Encontre serviços oferecidos pelo Governo de SC

Reunimos neste site tudo o que o Governo pode fazer por você

Notícias em destaque

Vídeos

Pesquisa auxilia restauradores de obras de arte em todo mundo

Pesquisa auxilia restauradores de obras de arte em todo mundo

Pintada no fim do século 19, a obra Sagrada Família está submetida aos cuidados dos restauradores do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Oportunidades

Próximos eventos

A abertura da etapa regional da  IX Feira Regional de Ciências e Tecnologia, no Centro Administrativo Hindemburgo  Moreira, sede da SDR, foi nesta quarta-feira, 17. O ato foi acompanhado pelo secretário do Desenvolvimento Regional  Robson Elegar Caporal,  equipe técnica da Gered, representantes das unidades escolares e demais autoridades.

Em sua fala a gerente de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, agradeceu o empenho de todos para a realização da feira, parabenizando  aos estudantes  e escolas participantes pela busca do conhecimento por meio da pesquisa,  elaboração dos trabalhos e os resultados conquistados nas escolas.”

A feira neste ano está em novo formato e é feita em dois dias. Nesta quarta pela manhã, as unidades escolares apresentaram seus representantes, e acompanharam as participações das escolas EEB  Martinho Callado Júnior (Pescaria Brava), EEB José Rodrigues Lopes (Garopaba) e EEB Andre Antônio de Souza (Imbituba), vencedoras da etapa microrregional do Dança Catarina.

O evento tem como objetivo estabelecer a interação e a troca de experiências entre estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico profissionalizante, iniciadas a partir das produções científica e cultural realizadas no contexto educativo, que contemplam todas as áreas do conhecimento.

O público-alvo da feira são estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das 31 escolas de abrangência da regional, orientados por seus professores.  Essa etapa selecionará três trabalhos para estadual, que é feita em outubro em Florianópolis.

Pesquisas, projetos e trabalhos dão asas à imaginação e à criação dos alunos em apresentações elaboradas e desinibidas, outras mais tímidas também surtem efeito pela importância do conteúdo. Nesse espaço encontramos projetos já concretizados como a elaboração das lixeiras inteligentes, confeccionadas com garrafas pet pelos alunos da EEB  Palmira Moraes de Miranda  de Pescaria Brava, apresentado pela aluna do 1º ano do ensino médio, Talyni Souza Silveira, de 15 anos. “Hoje as lixeiras já estão implantadas na escola, agora devem ser implantados na comunidade local,” declarou a aluna.

Um carro movido a ar, a utilização de energias renováveis, reutilização da água da chuva,  tijolos adobe, ecológicos e detergente biodegradável, alternativas sustentáveis apresentadas no espaço, que também contempla uma máquina de algodão doce com material reciclável e experiências que comprovam o efeitos do cigarro em nossos pulmões.      

Os trabalhos do ensino fundamental foram avaliados nesta tarde, por uma comissão julgadora, formada por cinco integrantes. A partir das 9h, desta quinta-feira, 18, serão avaliados os trabalhos do ensino médio e técnico profissionalizante.

{text}

Conecte-se