Fotos: Julio Cavalheiro/ Secom

A vice-governadora Daniela Reinehr participou na noite desta sexta-feira, 14, da abertura da 31ª edição da Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, na Serra catarinense. O evento, que segue até o domingo, 23 de junho, tem como principais atrativos a gastronomia regional, além de shows nacionais e apresentações culturais. 

:: VEJA GALERIA DE FOTOS

“A Festa Nacional do Pinhão é um orgulho para todos nós catarinenses. Mostra o que Lages e a Serra Catarinense tem de bom para oferecer para Santa Catarina, para o Brasil e até para o mundo. Somos um estado de muitos talentos, de uma diversidade encantadora e aqui nessa festa temos a oportunidade de ver isso, além da amizade, carinho e a hospitalidade desse povo. Parabenizo aos lageanos por este grande evento”, disse a vice-governadora.

O evento, que deve reunir mais de 200 mil pessoas, movimenta o comércio e a economia, além de difundir e fortalecer a cultura e o tradicionalismo regional. A ocupação hoteleira chega a 100%. Os visitantes podem conferir pratos com receitas á base de pinhão, como o entrevero e a paçoca, e bebidas como o poncho, quentão e outras delícias típicas. O evento conta ainda com o Shoppinhão, espaço para o comércio em geral. A festa também gera empregos temporários e permanentes.

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, destacou que a Festa Nacional do Pinhão é uma das marcas fortes de Lages. O evento mostra a cultura e a história regional, além de aquecer a economia do município e da serra catarinense. “A festa está no calendário, na história e no coração dos Lageanos”.

Antes do evento, a vice-governadora também participou de reunião na Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e visitou o Recanto do Pinhão, estrutura que funciona no centro da cidade.

Operação Inverno

Ainda no evento, ocorreu o lançamento da Operação Inverno da Polícia Militar. Este é o terceiro ano que ela ocorre e será realizada em seis municípios da região, Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro. Depois da Veraneio, essa é a mais complexa operação de Santa Catarina, pela mobilização de polícias e números de atividades coordenadas. Ela teve início em 8 de junho e segue até 31 de agosto.

A presença policial será mais constante nesse período de 100 dias, especialmente em eventos, estabelecimentos e pontos turísticos. Atuarão na orientação aos turistas, ações de segurança preventiva de patrulhamento e barreiras policiais.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria do Gabinete da Vice-Governadora
Elisabety Borghelotti
Fone: (48) 3665-2281 | (48) 98843-5460
E-mail: comunicacao@gvg.sc.gov.br

Foto: Ramiro Zinder/SCPar

O governador Carlos Moisés afirmou na manhã desta terça-feira, 28, durante o Exame Fórum PPPs e Concessões, em São Paulo (SP), que Santa Catarina está aberta a trabalhar lado a lado com a iniciativa privada. Durante o evento, o Governo de Santa Catarina lançou o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SC), liderado pela SCPar, com o objetivo de atrair empresas interessadas em investir no Estado e melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos à população.

“Temos um grande potencial e muito ainda por fazer. As parcerias público-privadas (PPPs) e concessões não são apenas uma ferramenta para reduzir os custos de projetos de infraestrutura, mas sim um meio para que os serviços públicos sejam mais eficazes para a população”, destacou Moisés.

A carteira de projetos do PPI-SC inclui arrendamento portuário, ativos imobiliários, equipamentos turísticos, parques tecnológicos e centros de inovação. De acordo com o governador, Santa Catarina conta com diferenciais econômicos, sociais e segurança jurídica para a consolidação de PPPs e concessões.

Também participaram do evento outros 12 governadores, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, além de empresários, prefeitos e gestores públicos.

 Foto: Divulgação/ Secom

Santa Catarina esteve representada pelo governador Carlos Moisés, os secretários de Estado Douglas Borba (Casa Civil), Lucas Esmeraldino (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Carlos Hassler (Infraestrutura), o presidente da SCPar, Gustavo Salvador Pereira, e o secretário executivo de PPPs, Ramiro Zinder.

Mais emprego e renda para SC

Na avaliação de Esmeraldino, a união de esforços entre o Governo do Estado e a iniciativa privada resultará em maior eficiência na prestação de serviços, além de favorecer a geração de emprego e renda decorrente dos futuros investimentos.

Para o presidente da SCPar, a participação no Exame Fórum PPPs e Concessões é o momento ideal para dar o início à aproximação com potenciais parceiros. “É muito oportuno Santa Catarina participar de um evento desse porte, porque dá condições para que nos apresentemos ao mercado, mostrando que nosso Estado está disposto a entrar nesse mercado da desestatização”, avalia Pereira.

As informações detalhadas sobre os projetos do PPI estão no site ppi.sc.gov.br. Lançada pelo governador no evento, a ferramenta foi criada pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com apoio do Ciasc e conteúdo produzido pela SCPar.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 / (48) 99605-9196
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC

 Foto: Cristiano Estrela/ Secom

A entrega da premiação da 19ª edição do Iron Man Brasil mobilizou centenas de competidores no Clube 12 de Agosto, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 27. A prova realizada no domingo recebeu apoio do Governo do Estado e reuniu 1500 inscritos de 38 países. 
 

Flávia Didomenico, presidente da Santur, Adriano Grams, da Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte (Sol) (C), e Carlos Galvão (D), CEO do Iron Man

O maior circuito de triatlhon do mundo premia os competidores nas categorias masculina, feminina, pessoa com deficiência (PCD) e elite em ambos os naipes. A presidente da Santur, Flavia Didomenico, representou o governador Carlos Moisés na entrega da premiação aos seis primeiros colocados de cada categoria. Os campeões das categorias elite masculino e feminino são atletas dos Estados Unidos. Andrew Potts finalizou a prova em 8h02min57s e Sarah Piampiano garantiu o título com recorde, completando o percurso em 8h40min48s.

Na categoria PCD, o destaque é do competidor Adriano Grams, de Florianópolis, que finalizou a prova em 11h53min07s, ficando em 695º lugar geral. O administrador de 45 anos é servidor efetivo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), onde atua como secretário-adjunto. Ele começou a treinar há três anos. Na ocasião, descontente com sua forma física, passou a dedicar-se aos treinos e perdeu 15 quilos. Adriano não possui uma articulação do braço direito, em função de um acidente na infância.

Os resultados completos podem ser acessados aqui. http://ironmanbrasil.com.br/novo/fln/resultados/

Evento movimenta cerca de R$ 50 milhões

O Ironman foi realizado pela primeira vez em Florianópolis no ano de 2001. A prova de triathlon é composta por 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida. Durante o evento, cerca de R$ 50 milhões em negócios são gerados na cidade, uma vez que cada atleta traz uma média de 3,8 acompanhantes. 
 

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa Santur
Santa Catarina Turismo S.A - Santur
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3212-6311 / (48) 98844-1240
Site: www.turismo.sc.gov.br

 Foto: Marcos Porto/ Prefeitura de Itajaí

Santa Catarina está na briga para receber mais uma vez uma parada da "The Ocean Race", a maior regata do mundo e anteriormente conhecida como Volvo Ocean Race. Em encontro na Casa d’Agronômica, na tarde desta quinta-feira, 16, o governador Carlos Moisés e o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, formalizaram a proposta que será encaminhada nesta sexta-feira para a organização da competição.

Além de Santa Catarina, também estão no páreo São Paulo (cidade de São Sebastião) e Bahia (Salvador). A proposição também contou com o aval da vice-governadora Daniela Reinehr, da presidente da Santur, Flavia Didomenico, e do deputado estadual Onir Mocellin. 

Itajaí entra na disputa depois de Governo do Estado e prefeitura entrarem em consenso sobre o investimento para a regata que começa em 2021 e chega ao Brasil em 2022. A iniciativa privada também participará da execução do evento. "O governo vai apoiar, pois trata-se de um evento importante para o fomento do turismo no Estado, com retorno em ICMS, um impacto importante na economia e geração de emprego e renda", frisou Moisés durante a audiência.

O prefeito Morastoni reforçou a importância do evento para a economia. Desde que recebeu a primeira edição da prova, Itajaí viu sua rede hoteleira triplicar, passando de mil para aproximadamente três mil leitos: "Não é só uma regata. Toda a economia do mar é fomentada, gerando desenvolvimento. Itajaí vem se tornando um verdadeiro polo náutico”.  

 Foto: Julio Cavalheiro/Secom

A vice-governadora Daniela Reinehr destaca a visibilidade internacional que o evento traz para Santa Catarina. Segundo ela, todos na reunião concordaram que a Ocean Race é um investimento para a imagem do estado: “Esperamos ter êxito com a nossa proposta. Esse é um evento que leva o nome de Santa Catarina para muitos lugares, é a maior regata mundial e garante a internacionalização do estado”.

Presidente da Santur, Flavia Didomenico lembrou que a proposta ainda precisa ser avaliada pela organização da regata, que tem até o dia 28 de junho para anunciar o vencedor da concorrência: “O apoio do Estado é uma parte muito importante desse evento. Santa Catarina tem toda a condição de continuar a receber a regata. Seria a quarta vez. Aqui se firma essa grande parceria entre o Governo do Estado, a prefeitura e a iniciativa privada”.

Quem também saiu otimista do encontro foi o deputado Mocellin. Ele ressaltou que Itajaí tem tudo para manter a prova por dispor da  experiência de já ter sediado outras três ocasiões: “The Ocean Race é a cara de Itajaí e de Santa Catarina, que merecem manter essa iniciativa. É uma grande oportunidade de negócios", destacou o vice-líder do governo na Alesc.

Informações adicionais para a imprensa
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação 
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC 

 Foto: Marcos Porto/ Prefeitura de Itajaí

O apoio do Governo do Estado à Ocean Race 2021 foi tema de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 6, em Florianópolis, entre a Santur e a prefeitura da cidade de Itajaí, que já recebeu escalas da competição em três ocasiões. O objetivo é estabelecer a parceria entre o Governo e o Município para fechar o valor global de apoio financeiro à maior regata do mundo. 

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, se comprometeu a levar a proposta pleiteada para o governador Carlos Moisés ainda nesta segunda-feira, 6. O valor final deve ser mantido em sigilo, já que há uma disputa de propostas no país, incluindo cidades do Rio de Janeiro e Bahia, além da recente entrada no páreo de São Sebastião, em São Paulo. A formalização da oferta financeira deve ser feita até o próximo dia 17 de maio.

Na visão do secretário de turismo da cidade, Evandro Neiva, a oferta financeira é um critério relevante, mas a experiência em realizar o evento com profissionalismo é outro fator de peso: "A cada edição, o desempenho de Itajaí foi mais elogiado. Com a formalização do apoio do Estado ao evento, estamos confiantes de levar uma proposta mais robusta à organização do evento".

A próxima edição da Ocean Race inicia em Alicante, na Espanha, em 2021 e termina na Europa, em 2022. Haverá até nove portos de escala, conhecidos como Stop Over.

 Reunião na Santur - Foto: Ana Paula Flores/Santur

Santa Catarina Stop Over

Para a presidente da Santur, o evento oferece uma oportunidade de projetar o estado de forma mais assertiva, participando de forma direta no planejamento de comunicação e promoção. "Nossa intenção é aproveitar efetivamente dsse evento para divulgar o Estado. Precisamos valorizar os produtos Made in SC, sobretudo os relacionados à economia do mar, incluindo gastronomia, enxoval, etc", afirma Flavia.

Outro acordo proposto na reunião foi a concessão de direitos de nome da etapa para o Estado, tornando-a Santa Catarina Stop Over. Nas edições anteriores o nome promovido era o da cidade do litoral catarinense.

Além da presidente e do secretário, participaram ainda da reunião o diretor da secretaria de Turismo de Itajaí, Darlan Martins, o diretor de planejamento e desenvolvimento turístico da Santur, Leandro "Mané" Ferrari, o gerente da Secretaria Executiva de Articulação Internacional (SAI) Douglas Gonçalves, o publicitário da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Renato Tristão e a consultora jurídica, Adriana Lessman.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Comunicação
Santa Catarina Turismo S.A - Santur
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3212-6311 / (48) 98844-1240
www.turismo.sc.gov.br

Foto: Mauren Rigo/Casa Civil

O secretário da Casa Civil, Douglas Borba, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 02, com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e com os presidentes da Santur, Flavia Didomenico, e da SC Par, Gustavo Pereira, na sede do Governo. Em pauta, os encaminhamentos para a gestão do calendário do centro de eventos do município.

A presidente da Santur informou que uma comissão de servidores do Estado está dedicada à elaboração do pacote de documentos para a abertura da licitação para a concessão do local: "Estamos encaminhando os trabalhos de finalização da obra física e da concessão de maneira paralela para que haja celeridade no processo", afirma Flavia.

Como se trata de um equipamento robusto, a equipe atua com cuidado para modelar o pacote: "Tratam-se de documentos com grande complexidade, é preciso passar segurança jurídica para o investidor", destaca o presidente da SC Par.

Foram feitos diversos estudos para a definição de premissas de mercado e benchmarking, incluindo visitas a equipamentos de porte semelhante em outros estados. Além disso, os documentos levam em conta o potencial receptivo da cidade e da região Costa Verde & Mar, no que se refere à capacidade hoteleira, variedade de atrativos, de gastronomia e a proximidade com dois aeroportos internacionais (Navegantes e Florianópolis).

Uma nova reunião com a equipe de turismo da Prefeitura deve ser realizada antes de os documentos serem enviados para Consulta Pública, etapa necessária para concessões desse porte.

 Foto/Divulgação

Agenda de eventos

A Santur anunciou, no fim de abril, que fará a gestão temporária da agenda de eventos enquanto ocorre a finalização da obra civil, a instalação de equipamentos complementares (divisórias móveis, sistema de climatização e elevadores) e o processo licitatório da concessão.

Uma equipe de captação de eventos será contratada ainda em maio e será responsável também por contatar as empresas que demonstraram interesse em realizar eventos anteriormente, para alinhamento dos procedimentos.

A partir de junho de 2019, será aberta a estrutura para captação de eventos, executados a partir de junho de 2020. No entanto, a futura empresa concessionária poderá agendar e executar eventos imediatamente a partir do momento em que assumir a gestão.

A estratégia de agendar eventos que serão realizados a partir do segundo semestre de 2020 é uma forma de resguardar os prazos legais para a instalação dos equipamentos e a finalização da obra física. Além disso, essa postura tem como objetivo assegurar a captação de eventos que necessitam de certa antecedência para sua realização.

O secretário Douglas reforçou que todo o Governo está empenhado em colocar o Centro de Eventos de Balneário Camboriú em pleno funcionamento com a brevidade necessária: “Entendemos a urgência e a importância do equipamento para todos os envolvidos, mas temos prazos e ritos legais a cumprir. Esperamos que o centro esteja em funcionamento tão logo a obra seja concluída e todas as licenças sejam aprovadas”, finaliza.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa Santur
Santa Catarina Turismo S.A - Santur
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3212-6311 / (48) 98844-1240
Site: www.turismo.sc.gov.br

 

 Foto: Saul Oliveira/ Ascom Sol

A Santur assumirá de forma temporária a gestão dos centros de eventos de Balneário Camboriú e Canasvieiras, enquanto o Governo de Santa Catarina trabalha na finalização dos estudos de concessão à iniciativa privada. A entidade formará uma equipe técnica para gerenciar a captação e o agendamento de eventos nas estruturas. 

A previsão é que a contratação dos profissionais seja feita no início de maio e que, a partir de junho, seja iniciada a captação de eventos e agendamento para  realização a partir de junho de 2020. No caso de Balneário Camboriú, que se encontra em obras de acabamento (instalação de divisórias, elevador e climatização), a equipe fará contato com as empresas que já demonstraram interesse em realizar eventos para alinhamento.

"É uma solução que atende aos anseios de todo o trade de turismo, tanto de Balneário quanto de Florianópolis, para darmos uma destinação adequada a ambos os equipamentos", afirma a presidente da Santur, Flavia Didomenico.

 Foto: Jaqueline Noceti / Arquivo/ Secom

Futura concessão

Finalizado em 2018, o estudo mostrou que a concessão à iniciativa privada é a alternativa mais viável. No entanto, estão sendo revisadas premissas de mercado apresentadas nesse documento, diante do atual cenário político e econômico, visto que elas interferem nos valores finais de outorga.

"Temos ciência de que esses equipamentos trarão um inegável impacto econômico ao nosso Estado e trabalhando em parceria com os municípios e com o trade, faremos uma gestão técnica e especializada", afirma a presidente.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa Santur
Santa Catarina Turismo S.A - Santur
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3212-6311 / (48) 98844-1240
Site: www.turismo.sc.gov.br


Foto: Divulgação / Osterfest 

O feriado prolongado atrai visitantes de todas as idades para as diversas atrações do período de Páscoa em Santa Catarina. Eventos voltados para a fé, a tradição e a cultura germânica ocorrem em todo o estado. Também há opções para quem busca entreter as crianças e degustar as delícias típicas dessa época do ano. Acompanhe abaixo a programação das principais cidades, elencadas por região turística.

Vale Europeu

Pomerode destaca-se como a cidade mais alemã do Brasil e realiza a 11ª edição da Osterfest, que iniciou em março e segue até este domingo, 21 de abril. A cidade veste um colorido especial para celebrar as mais genuínas tradições de Páscoa que os imigrantes alemães trouxeram de sua terra de origem. O evento conta com a Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo, enfeitada com 100 mil casquinhas de ovos naturais e o maior ovo decorado, com mais de 15 metros de altura. A festa ocorre no Centro Cultural da cidade de quinta a domingo, com atrações para todas as idades. O acesso é gratuito.

 Foto: Avipomerode/ Divulgação

Blumenau festeja a Páscoa até domingo, 21, com a Osterdorf, a tradicional Vila de Páscoa. A Vila Germânica, o Parque Ramiro Ruedizer e o Ginásio Galegão se enfeitam para receber os visitantes.

Entre as atividades programadas estão a Pintura de Casquinhas, Pintura de Orelhinhas de Coelho, Pintura Facial, Osterbaum, Cestinhas, teatro e contação de histórias, com destaque para a Ostergarten, a Horta Urbana. Além da horta, no espaço também é realizada uma oficina de plantio em casquinhas, compostagem e também distribuição de sementes para plantio em casa com dicas de sustentabilidade. Também no anel externo do Ginásio do Galegão é possível visitar a feira de artesanato com itens de páscoa e os brinquedos infláveis.

Na Sexta-feira Santa a Vila de Páscoa estará funcionando entre 10h e 21h. Mesmo horário que aos fins de semana. No domingo de Páscoa também estará aberta ao público, das 10h às 14h.

A Osterdorf é organizada pela Associação blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) em conjunto com o Parque Vila Germânica e a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. Conta ainda com patrocínio da Brandili e apoio do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o curso de Medicina Veterinária da Unisociesc.

Já Nova Trento apresenta a La Seconda Pasqualina, na Praça Getúlio Vargas, com diversas atrações musicais e culturais. O evento conta ainda com a presença do Coelho, oficina de pintura de casquinhas, comércio de produtos artesanais doces e decorações, árvores com 52 mil casquinhas. Ocorre até dia 21, das 18h às 22h.

 Foto: James Tavares/ Secom

O Santuário Santa Paulina realiza a celebração da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, às 15h. O local de peregrinação sedia ainda no domingo, 21, oito missas solenes em alusão à Ressurreição de Cristo, na Igreja Matriz São Vigílio (8h e 18h30), no santuário Nossa Senhora do Bom Socorro (10h) e no Santuário Santa Paulina (6h, 8h, 10h, 14h e 16h).

Grande Florianópolis

Florianópolis sedia na Sexta-feira Santa, 19, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Movimento de Emaús há mais de 20 anos. O evento reserva momentos de reflexão e oração aos fieis e acompanha o trajeto de Cristo, desde sua condenação até a morte na Cruz. Haverá duas apresentações, uma às 17h30, e outra às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), na Agronômica. O preço do ingresso é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). A organização solicita a doação de alimentos não-perecíveis que serão entregues a duas entidades assistenciais.

 Foto: Arquidiocese de Florianópolis/Divulgação

Haverá ainda encenação da Paixão de Cristo ao ar livre, também no dia 19 de abril, às 17h, na escadaria da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. O acesso é gratuito.

Costa Verde e Mar

Itajaí também entra no clima de Páscoa. A decoração temática para o feriado já está pronta na Praça Arno Bauer, no Centro. Haverá brinquedos para as crianças e um cenário com coelhos, ovos e cestas para visitação de moradores e turistas. Um gira-gira temático e um escorregador podem ser usados gratuitamente por crianças a partir de três anos.

 Foto: Marcos Porto/ Prefeitura de Itajaí

No cenário também há coelhos tridimensionais, cestos, cogumelo gigante, ovos de páscoa e grama sintética para diversão de crianças e adultos. O público poderá visitar o espaço até o dia 28 de abril.

A Praça Arno Bauer recebe ainda adereços temáticos montados pelos artesãos da cidade, como pinturas, coelhos, entre outras decorações para visitação do público. A Feira Culturada de Páscoa, promovida pela Fundação Cultural de Itajaí, acontece até o próximo sábado (20), com exceção da sexta-feira Santa (19). Diversos tipos de artesanatos para data estarão à venda das 9h às 18h, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão.

Mais de 20 artesãos do município divulgarão seus trabalhos na feira, que tem parceria com a Associação dos Artesãos de Itajaí e o Centro Público de Economia Solidária (Cepesi). Estarão à venda no evento guirlandas e artigos de decoração, peças de crochê, tricô, ponto cruz, quadros, patchwork, madeira, bordados, comidas artesanais, roupas para cachorro, biscuit, entre outros itens. 

Encantos do Sul

Garopaba realiza a tradicional encenação da Paixão de Cristo pela sétima vez. O evento ocorre na Sexta-feira Santa, 19, após a celebração das 15h, na igreja Matriz de Garopaba. A realização é do Grupo de Oração Jovem Juventude, Amor e Fé (GOJJAF), com apoio da Paróquia São Joaquim e da Prefeitura da cidade.

A cidade do sul do estado realiza também a 4ª edição da Feira Cultural Lagoa das Capivaras, na sexta-feira,19, e sábado, 20. Haverá novidades culturais e gastronômicas, além das tradicionais exposições de artesanato, apresentações artísticas e praça de alimentação com Foodtrucks. O evento contará ainda com oficinas culturais e uma programação voltada para as crianças.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa Santur
Santa Catarina Turismo S.A - Santur
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3212-6311 / (48) 98844-1240
Site: www.turismo.sc.gov.br

Os diversos atrativos de Santa Catarina estão presentes na 7ª edição da World Travel Market Latin America (WTM), principal evento internacional de viagens e turismo da América Latina. Cerca de 50 representantes do setor público e privado integram o estande do estado no evento, realizado em São Paulo entre 02 a 04 de abril.

No espaço de 70 m² coordenado pela Santur, estão representadas cidades de seis regiões turísticas do estado: Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar, Vale Europeu, Caminho dos Contestado, Encantos do Sul e Caminho dos Príncipes. A realeza da Festa das Flores (Joinville), da Fenarreco (Brusque) e da Festa Pomerana (Pomerode) recepciona os visitantes. A cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, oferece chopp e comidas típicas da região, como a linguiça Blumenau e as tradicionais bolachas decoradas com tema de Páscoa.

Capacitação inédita

Dois destinos de Santa Catarina participaram ainda de uma ação inédita de promoção do turismo, durante sessão do Buyers Club, na manhã de quarta, dia 03. O público foi formado por 75 responsáveis diretos por compras de destinos da América Latina, América do Norte e Europa. O evento contou com apresentação realizada em inglês pelo Parque Unipraias, de Balneário Camboriú, e pelo Floripa Convention & Visitors Bureau.

De acordo com a presidente da Santur, Flavia Didomenico, participar dessa rodada durante a WTM permite ao trade de Santa Catarina ampliar sua rede de contatos com compradores altamente qualificados: “Além dessa ação inédita, pela primeira vez nosso estado contou com estande próprio neste evento. Isso nos permite projetar de forma mais assertiva nossos inúmeros atrativos e alinhar parcerias com os participantes”, destaca a presidente.

World Travel Market Latin America

A WTM é um evento business-to-business (B2B) que espera atrair ao longo dos três dias cerca 8.000 visitantes e 600 empresas expositoras para fazer networking, negociar e se atualizar sobre as novidades do setor.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa Santur
Santa Catarina Turismo S.A - Santur
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3212-6311 / (48) 98844-1240
Site: www.turismo.sc.gov.br

 Foto: James Tavares/Secom

A concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú está mais perto de se tornar realidade. Uma reunião de trabalho entre representantes da SCPar, o braço de empreendimentos do Governo do Estado, e a Santur, nesta quinta-feira, 28, formalizou a entrega de um estudo de viabilidade revisado para a concessão do espaço. O trabalho serve de base para o lançamento do edital. A expectativa é que tanto a concessão quanto a entrega oficial do Centro de Eventos ocorram até o fim deste ano, de forma simultânea.

"Para a SCPar, este é um momento bastante importante. Já havia um estudo prévio que precisava ser atualizado. O que nós estamos fazendo aqui é propor um modelo de gestão ideal para o Centro de Eventos. Nós sabemos o quanto ele será importante para o desenvolvimento da região. Queremos que a concessão ocorra junto com a entrega oficial do Centro”, afirmou Gustavo Salvador Pereira, diretor da SCPar.

Segundo a presidente da Santur, Flávia Didomenico, outras etapas ainda devem ser vencidas até que o edital possa ser finalmente lançado, o que está previsto para ocorrer em setembro. Sobre a obra em si, ela elenca que os trabalhos já estão 97% concluídos, faltando apenas a instalação de elevadores, forros, divisórias e do sistema de climatização. Para todos esses itens, o processo licitatório já está em andamento.

“A SCPar está nos ajudando a definir qual o melhor modelo de uso do Centro de Eventos e colocar isso em um termo de referência. O governo está muito preocupado e atento para apresentar a melhor proposta. Queremos que a entrega ocorra com a agilidade e transparência que a sociedade exige e que o Centro de Eventos entregue os melhores resultados”, salientou Flávia.

Informações adicionais para a imprensa
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação 
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC