Compartilhe


Foto: Rosália Pessato / Suderf

A população de São Pedro de Alcântara colaborou com o projeto de reestruturação do transporte público metropolitano da Grande Florianópolis na noite dessa terça, 15, em evento realizado na Câmara de Vereadores do município. A proposta da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, foi bem recebida por moradores, vereadores e servidores municipais.

“A proposta para o município de São Pedro é manter os serviços atuais que vão até Florianópolis e criar novas possibilidades de deslocamento por ônibus ao integrar as linhas de São Pedro às demais linhas da região continental que vão até Biguaçu, Palhoça, São José e outros municípios”, explicou o diretor técnico da Suderf Celio Sztolt.

Hoje o sistema de transporte coletivo em São Pedro de Alcântara está restrito a linhas intermunicipais para Florianópolis, de hora em hora. Com a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano o usuário do sistema poderá trocar de ônibus para chegar a uma cidade da região sem pagar novas passagens cheias, ou seja, pagará apenas complemento de tarifa dependendo do destino.

"Nós precisamos usar o transporte coletivo para poluir menos, ocupar menos espaço nas ruas, estradas e avenidas, se estressar menos. Vejo vantagens nesse processo, minha torcida é que a Grande Florianópolis tenha um sistema eficiente e uma consciência coletiva", afirmou o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin.

Foi apresentada a política tarifária, baseada em patamares de tarifas, ou seja, o custo será proporcional à distância percorrida pelo passageiro. Isso reduzirá o preço médio da tarifa de ônibus na Grande Florianópolis.

A proposta de reestruturação do transporte público metropolitano será debatida em todos os municípios da Grande Florianópolis que fazem parte do sistema até meados de setembro. Após as apresentações, as contribuições serão analisadas pelas equipes técnicas da Suderf e do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC para que o projeto fique disponível em meio digital, como consulta pública.

Próximas apresentações públicas:

16/8 - Antônio Carlos
22/8 - Santo Amaro da Imperatriz
23/8 – Biguaçu
24/8 – Águas Mornas
31/08 – São José

Canais de informação:
www.spg.sc.gov.br/suderf 
https://www.facebook.com/suderf/ 
https://www.facebook.com/observatoriodamobilidade/

Mais informações para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis - Suderf
E-mail: rosalialdors@gmail.com
Fones: (48) 3665-3334 e (48) 99150-1222
Site: www.spg.sc.gov.br/suderf