Fotos: James Tavares/Secom

As obras emergenciais para minimizar os danos causados pelo avanço da maré na rodovia SC-406, no Sul da Ilha, em Florianópolis, estão dentro do cronograma, de acordo com o Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra). Foram investidos R$ 174 mil, e o prazo para conclusão é de até 30 dias.

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“Hoje recebi o relatório de andamento dos trabalhos e acredito que, em menos de 15 dias, será entregue a obra de proteção da rodovia. É bom deixar claro que não é recuperação da praia e, sim, a proteção da rodovia”, explicou o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

No final do mês de setembro, o trecho da rodovia SC-406, na Praia do Caldeirão, entre o Morro das Pedras e a Armação, foi atingido pela ressaca e corria risco de desabamento. Para minimizar esses efeitos, o Deinfra realizou ações como a contenção da encosta com pedras.

Agostini conta que era uma obra emergencial. “Nós vencemos todas as etapas da burocracia para fazer a dispensa de licitação pela situação de emergência. Com a maré alta, houve o risco do mar chegar até a rodovia, mas não atingiu a pista. Houve somente algumas rachaduras no acostamento. O Deinfra vem acompanhando a situação no local junto com a Polícia Militar Rodoviária desde o primeiro dia”, concluiu.

No começo do mês de outubro, a Celesc fez a transferência de cabeamento da rede elétrica dos postes comprometidos pela ressaca.

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Rafael Vieira de Araújo 
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Linha de ônibus circular em Governador Celso Ramos foi uma das propostas apresentadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) na noite desta quarta-feira, 18. Faz parte do projeto da rede metropolitana de transporte coletivo com apoio técnico do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC para os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz.

Os participantes da reunião sugeriram que haja itinerários de ônibus conectando os bairros de Governador Celso Ramos, como Palmas com Areias de Cima e Areias de Baixo, pois, além de melhorar a mobilidade, essas novas opções favorecem o comércio, fortalecendo a economia local. “As contribuições que recebemos em Governador Celso Ramos foram muito positivas e estão alinhadas com os objetivos da proposta. Vamos estudar como viabilizar essas propostas junto com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, no intuito de estimular as pessoas a usarem o transporte coletivo”, comentou o diretor técnico da Suderf Celio Sztoltz.

As apresentações públicas da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano foram realizadas nos municípios que fazem parte do sistema, ou seja, Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz, além de Florianópolis. No mapa disponível na Internet, é possível conhecer as propostas de linhas de ônibus de toda região.

A segunda etapa do projeto refere-se à infraestrutura viária, com implantação de faixas exclusivas de ônibus e corredores para BRTs (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis. A Suderf prevê ainda construção de terminais de integração em Biguaçu, São José e Palhoça.

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Fotos: James Tavares/Secom

Os próximos passos da restauração da Ponte Hercílio Luz foram apresentados na manhã desta terça-feira, 17, durante coletiva de imprensa com o governador Raimundo Colombo, em Florianópolis. Também participaram da entrevista o secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, e engenheiros do Deinfra e do grupo português Teixeira Duarte. O encontro ocorreu no canteiro de obras, na cabeceira insular da ponte.

Colombo fez uma avaliação dos trabalhos realizados na semana passada, quando ocorreu a primeira fase da transferência de cargas da ponte, e falou dos próximos desafios da restauração.

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“Passamos por uma operação de risco na última semana, que foi vencida com total sucesso e mais rápido do que esperávamos. Ainda temos momentos desafiadores pela frente, mas estamos dentro do prazo. Dependendo de como serão os trabalhos de desmontagem das barras de olhal, podemos ganhar de três a quatro meses. Isso reduz a nossa previsão de entrega”, disse o governador.

A segunda fase do trabalho de transferência de cargas da Ponte Hercílio Luz teve início na noite desta segunda-feira, 16, e será dividida em sete etapas. Em cada uma delas, será feito o corte de quatro cabos pendurais (dois do lado continental e dois do lado insular, simultamente), chegando a um total de 28.

Esta fase consiste no corte dos cabos maiores mais próximos à torre principal da Ilha e Continente. Não será necessário impedir a navegação embaixo da ponte.

A previsão é que a operação termine em, no máximo, duas semanas. Os trabalhos dependem das condições climáticas e da força do vento.  O processo tem início sempre às 22h e se estende até, aproximadamente, às 4h.

Segundo o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, os cabos são cortados durante a noite e retirados durante o dia. O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, explica que o grau de dificuldade aumenta a cada etapa de evolução da obra. "Até o momento, estávamos trabalhando para deixar a ponte segura. Agora, chegou a hora de mudarmos as peças", disse Agostini, ressaltando que um dos momentos mais delicados será a troca das barras de olhal. 

Passo a passo

A primeira fase foi dividida em cinco etapas. Na primeira operação, em fevereiro deste ano, foram içados 13 centímetros do vão central. E agora em outubro, nas quatro operações da semana passada, foram elevados mais 8,7 centímetros na segunda-feira (09/10), 11 centímetros na terça-feira (10/10), 10,9 centímetros na madrugada de sexta-feira (13/10) e os últimos 10,7 centímetros entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado (14/10). O trabalho foi realizado sempre à noite para evitar influências térmicas.

A primeira etapa foi concluída antes do tempo previsto. A projeção inicial era de que seriam necessários até 15 dias para o trabalho completo. A reação da estrutura e o clima favorável durante os procedimentos foram alguns dos fatores que contribuíram para o ganho de tempo.

A segunda etapa é onde encontra-se a obra da ponte neste momento, com a retiradas dos cabos pendurais, e que começou na noite desta segunda-feira.


Acima, projeto de retirada dos cabos pendurais

Na terceira fase, prevista para começar em novembro, as barras de olhal serão removidas simultaneamente, nas laterais da Ilha e no Continente, seguindo uma sequência pré-determinada. Por último, na quarta fase, o tabuleiro é rebaixado e depois elevado nas extremidades para aliviar a tensão, permitindo a retirada das barras de olhal restantes.

Outras fases da restauração

Em seguida, serão realizados trabalhos intermediários e, então, a montagem da nova estrutura. A ponte receberá cerca de duas mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.

Leia também:

Primeira fase de transferência de carga

>>> 14 de outubro: Transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é concluída antes do prazo previsto

>>> 13 de outubro: Realizada penúltima etapa de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

>>> 10 de outubro: Mais 11 centímetros são erguidos na segunda noite de operações de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz

>>> 9 de outubro: Nova operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é realizada com sucesso

>>> 12 de fevereiro: Transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é concluída com sucesso

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Foto: Julio Cavalheiro / Secom

As obras de duplicação da SC-486, a rodovia Antônio Heil, estão avançando em ritmo acelerado. O governador Raimundo Colombo percorreu o trecho no final da tarde desta segunda-feira, 16. “É uma obra complexa e difícil, mas que agora ganhou ritmo e está avançando de forma acelerada”, avaliou.

A via liga Brusque até a BR-101, em Itajaí, sendo uma importante estrada para escoamento da produção industrial e dos portos e também para promoção do turismo e do comércio local. “Com esta obra, vamos garantir mais segurança e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento econômico de toda a região”, acrescentou Colombo.

O governador Raimundo Colombo participa, nesta terça-feira, 17, às 10h, de entrevista coletiva no canteiro de obras da Ponte Hercílio Luz, com as presenças do secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, do presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, e dos engenheiros do grupo português Teixeira Duarte. O objetivo é fazer uma avaliação dos trabalhos de transferência de carga realizados na semana passada e destacar as próximas ações da obra de restauração. A entrevista será na cabeceira insular da ponte.

Transferência de Carga

O procedimento de transferência de carga é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a realização da restauração.

Na primeira operação, em fevereiro deste ano, foram içados 13 centímetros do vão central. E agora em outubro, nas quatro operações da semana passada, foram elevados mais 8,7 centímetros na segunda-feira (09/10), 11 centímetros na terça-feira (10/10), 10,9 centímetros na quinta-feira (12/10) e os últimos 10,7 centímetros na última sexta-feira (13/10). O trabalho foi realizado sempre à noite para evitar influências térmicas. 

A transferência de carga da Ponte Hercílio Luz foi concluída com sucesso e antes do tempo previsto. A projeção inicial era de que seriam necessários até 15 dias para o trabalho completo. A reação da estrutura dentro do previsto e o clima favorável durante os procedimentos foram alguns dos fatores que contribuíram para o ganho de tempo.

Serviço:

O quê: Entrevista coletiva, com a participação do governador Raimundo Colombo, sobre as obras de restauração na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
Quando: Terça-feira, 17/10 às 10h
Onde: Cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz
Participarão da entrevista: o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro; o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini e engenheiros da empresa Teixeira Duarte.

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Foto: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo liberou na tarde desta segunda-feira, 16, no Centro Administrativo em Florianópolis, R$ 586 mil para o aditivo do projeto de pavimentação da SC-340 que liga o município de Vitor Meirelles passando por Santa Terezinha e Nova Cultura até a BR-116.

“O aditivo está autorizado e o projeto da obra será retomado imediatamente. Já está com 83% pronto. Com isso, nós vencemos mais uma etapa e depois tem que fazer o financiamento para executar a obra igual àquela que nós estamos fazendo em Doutor Pedrinho até a BR-116”, explicou o governador.


Foto: Julio Cavaleiro/Secom

Mais uma importante etapa da restauração do cartão postal dos catarinenses foi finalizada. Após quatro novas operações ao longo desta semana, a transferência de carga da Ponte Hercílio Luz foi concluída com sucesso e antes do tempo previsto. As novas ações começaram na noite de segunda-feira, 9, e foram encerradas na madrugada deste sábado, 14. A projeção inicial era de que seriam necessários até 15 dias para o trabalho completo. A reação da estrutura dentro do previsto e o clima favorável durante os procedimentos são alguns dos fatores que contribuíram para o ganho de tempo.

>>> Galeria de fotos da última etapa de transferência de carga

O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, comemorou o resultado e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Estamos muito felizes. Uma etapa prevista para 15 dias foi concluída em menos de uma semana com total sucesso, o que nos dá certeza de que o planejamento está no caminho correto”, destacou.

A última operação foi realizada na noite desta sexta-feira, 13. Foram cerca de 20 minutos para garantir a elevação de 10,7 centímetros, trabalho seguindo por um amplo monitoramento da estrutura ao longo da madrugada de sábado.

A operação superou também o tamanho do deslocamento previsto. A meta era totalizar 53 centímetros considerando as demais operações. Mas a elevação total foi de 54,3. 

Na primeira operação, em fevereiro deste ano, foram içados 13 centímetros do vão central. E agora em outubro, nas quatro novas operações desta semana foram elevados mais 8,7 centímetros na segunda-feira, 11 centímetros na terça-feira, 10,9 centímetros na quinta-feira e os últimos 10,7 centímetros nesta sexta. O trabalho é realizado sempre à noite para evitar influências térmicas. 

O procedimento de transferência de carga é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a realização da restauração.

Além dos técnicos e engenheiros do Deinfra e da empresa Teixeira Duarte, responsável pelos trabalhos, o secretário adjunto da Comunicação, Hamilton Peluso também acompanhou a operação desta sexta.

Próximos passos

O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, explica que após concluída a transferência de carga, a equipe da Teixeira Duarte fará o trabalho de desmontagem da atual estrutura, que vai abranger a remoção dos cabos pendurais e das barras de olhal e o abaixamento do tabuleiro do vão central, para então trabalhar na montagem da nova estrutura. 

A retirada dos cabos pendurais iniciará já na próxima semana, com os cabos sendo cortados à noite e retirados durante o dia. E a desmontagem das barras de olhal está programada para começar já em novembro, o que vai transformar o visual do cartão postal catarinense. 

Em seguida, serão realizados trabalhos intermediários e, então, a montagem da nova estrutura. A ponte receberá cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.

“O governador Raimundo Colombo tomou a decisão correta ao contratar a Teixeira Duarte. Estamos avançando no cronograma previsto e caminhando para ter a Ponte Hercílio Luz novamente aberta para a população, contribuindo significativamente para melhorar a questão da mobilidade na região”, acrescentou Agostini.

Outras operações:

>>> 13 de outubro: Realizada penúltima etapa de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

>>> 10 de outubro: Mais 11 centímetros são erguidos na segunda noite de operações de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz

>>> 9 de outubro: Nova operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é realizada com sucesso

>>> 12 de fevereiro: Transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é concluída com sucesso

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Alexandre Lenzi
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Fotos: Jaqueline Noceti/Secom

A penúltima etapa de transferência gradativa da carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta quinta-feira, 12, foi concluída com sucesso. Os macacos hidráulicos foram acionados às 23h30 e, depois de aproximadamente 30 minutos, fizeram a elevação de mais 10,9cm. Até agora, somadas todas as etapas, já subiram 43,6cm de um total de 53cm. Na última etapa, prevista para esta sexta-feira, 13, serão elevados os 9,4cm restantes. A operação será realizada a partir das 23h. 

O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, acompanhou os trabalhos e comemorou o sucesso de mais uma operação. "É muito bom saber que uma das etapas mais sensíveis da obra, que com muito esforço foi construída dia a dia com empenho e responsabilidade, está chegando ao fim com um sucesso absoluto. Tudo ocorreu conforme o esperado, e isso nos dá, além da sensação do dever cumprido, a segurança para avançar às próximas etapas.

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Depois de toda a avaliação dos dados gerados pelo monitoramento, o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, informou que a reação interna e a resposta das peças ocorreram dentro do previsto. "O gráfico e as curvas estão exatamente conforme o esperado e numa sequência", apontou. O engenheiro disse que, concluída a quarta operação de transferência de carga deste mês de outubro, imediatamente começam o corte dos cabos pendurais - no período da noite - e a retirada das barras de olhal.

Além dos técnicos e engenheiros do Deinfra e da empresa Teixeira Duarte, responsável pelos trabalhos, também acompanhou a operação o secretário adjunto da Comunicação, Hamilton Peluso.

Transferência de Carga

Este procedimento é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a realização da restauração. As quatro etapas realizadas no mês de outubro vão transferir 80% da carga total. As operações são realizadas à noite para evitar influências térmicas. Os primeiros 20% foram transferidos em fevereiro de 2017.

Plano de contingência

Pelo previsto no plano de contingência de proteção e defesa civil, diferentemente do que ocorreu no procedimento realizado em fevereiro, não será mais necessário fechar o trânsito para veículos nas rodovias abaixo da ponte nem providenciar o deslocamento de moradores da região. Só está proibida a navegação abaixo do vão central, desde algumas horas antes de cada operação até a manhã do dia seguinte. Para o trabalho de transferência, a condição ideal é de que a velocidade dos ventos não supere os 40km/h.

Um sistema de monitoramento online está mapeando em tempo real mais de 200 pontos ao longo da estrutura da ponte, emitindo alertas em caso de qualquer variação imprevista e controlando os níveis de tensão nas diferentes peças da ponte. Foi montado um cronograma de alertas, dividido em quatro cores, para orientar todas as equipes envolvidas.

O primeiro sinal é a cor verde, que representa que tudo está operando dentro do previsto. O segundo é a cor amarela, que indica algum imprevisto e faz com que o trabalho seja interrompido. O terceiro é a cor laranja, que indica que todos os órgãos envolvidos no plano de contingenciamento devem enviar representantes para o local de trabalho. E, por fim, o sinal na cor vermelho, que se acionado fará com que, apenas neste caso, o trânsito seja interrompido nas rodovias abaixo da ponte e moradores as áreas mais próximas da estrutura, já previamente identificados e notificados, sejam deslocados.

Próximos passos

Após concluídas as operações de transferência de carga, a equipe da Teixeira Duarte fará o trabalho de desmontagem da atual estrutura, que vai abranger a remoção dos cabos pendurais e das barras de olhal e o abaixamento do tabuleiro do vão central, para então trabalhar na montagem da nova estrutura. A previsão é que a desmontagem das barras de olhal ocorra já em novembro, o que vai transformar o visual do cartão postal catarinense. 

Em seguida, serão realizados trabalhos intermediários e, então, a montagem da nova estrutura. A ponte receberá duas mil toneladas de metal novas, o que representa uma renovação de cerca de 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.

Leia também:

>>> Nova operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é realizada com sucesso

>>> Mais 11 centímetros são erguidos na segunda noite de operações de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz

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A população de Governador Celso Ramos vai conhecer, na próxima quarta-feira, 18, a proposta de uma rede metropolitana de transporte coletivo elaborada pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. O evento, organizado em parceria com a prefeitura de Governador Celso Ramos, ocorrerá às 19h do dia 19 de outubro, no auditório da Apae.

O sistema de transporte coletivo, na maioria das cidades da região continental da Grande Florianópolis, está restrito a linhas intermunicipais para Florianópolis, com pouca oferta de ônibus. Segundo o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), há superposição de linhas municipais com intermunicipais, além de superposição de linhas de diferentes empresas, gerando ineficiência ao transporte coletivo. Com exceção de Florianópolis, todos os outros oito municípios da região metropolitana precisam regularizar os contratos, por meio de concorrência pública.

O projeto da Suderf prevê mais conectividade dos municípios da região metropolitana, facilitando os itinerários entre São José, Palhoça, Biguaçu e as cidades vizinhas. Isso deverá diminuir o número de veículos que entram na Ilha de Santa Catarina.

As apresentações públicas da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano foram realizadas nos municípios que fazem parte do sistema, ou seja, Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz, além de Florianópolis. No mapa disponível na Internet, é possível conhecer as propostas de linhas de ônibus de toda região.

SERVIÇO

O quê: Apresentação da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano
Onde: Auditório da APAE (Av. Bela Vista, s/n – próximo ao Ginásio Municipal)
Quando: 18 de outubro de 2017 (quarta-feira)
Horário: 19h

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Rosália Dors Pessato
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O governador Raimundo Colomo participa nesta quinta-feira, 12, da Oktoberfest de Itapiranga. A chegada do governador ao palanque oficial na Praça das Bandeiras, em frente à prefeitura, está prevista para as 9h30. 

Às 11h está prevista a assinatura de convênio de R$ 200 mil com o município de Itapiranga. Segundo o secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, o convênio é destinado para a readequação do projeto de revitalização da Avenida Uruguai, atendendo a um pedido e encaminhamento do prefeito, Jorge Welter.  

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