Compartilhe


Fotos: Jeferson Baldo/Secom

O governador Eduardo Pinho Moreira empossou o professor Alceu de Oliveira, como secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), na manhã desta terça-feira, 20, em Florianópolis. O cargo era ocupado por César Augusto Grubba, que ficou à frente da pasta por sete anos. O secretário adjunto da SSP, Aldo Pinheiro D'Ávila, continua no posto. Também tomou posse o novo delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior, e seu adjunto, delegado Luiz Ângelo Moreira.

>>> Galeria de fotos

Moreira renovou seu compromisso com a Segurança Pública, uma das prioridades da sua gestão. “Os novos nomes assumem funções estratégicas com muita responsabilidade. Vamos priorizar ações. Temos que intensificar e investir no uso de inteligência, colocar mais ostensivamente policiais nas ruas, ter uma interação forte com os municípios, além de comprar 174 veículos para distribuir nos municípios e novos equipamentos. São programas e ações que serão aplicados já nos próximos dias e acredito que vamos ter resultados imediatos. Santa Catarina é um dos estados com a menor criminalidade do país, mas isso não nos satisfaz, pois ela é crescente e precisa ser enfrentada”, destacou o governador.

O secretário da SSP, Alceu de Oliveira, informou que o objetivo é reduzir os índices de criminalidade e violência priorizando o controle das organizações criminosas para consolidação da efetiva segurança dos catarinenses. “Existem cenários que precisam de uma urgente intervenção. Todas as regiões do nosso Estado serão atendidas. As necessidades da segurança pública em qualquer lugar do Brasil são sempre urgentes. Devemos utilizar recursos orçamentários e humanos disponíveis com criatividade e inovação”, disse.

O novo delegado-geral da Policia Civil, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior, ressaltou que toda equipe agirá no combate ao crime organizado, com medidas pontuais e outras de médio e longo prazos para diminuir a violência, integrando as forças de segurança, usando tecnologia, além de trabalhar forte na investigação. “A palavra de ordem é e será trabalho. Porque, com o aumento recente nos índices de violência, a nossa responsabilidade cresce ainda mais. Não vamos medir esforços para garantir segurança e tranquilidade das famílias catarinenses”, informou.

Ao transmitir o cargo ao Alceu de Oliveira, César Augusto Grubba apresentou um balanço das ações e investimentos realizados nos últimos sete anos. Informou que foram contratados 9.720 mil novos servidores, entre policiais militares e civis, bombeiros militares, peritos, auxiliares periciais para o IGP e servidores para o Detran. Também houve investimento em formação e capacitação, novos equipamentos, centrais de monitoramentos, viaturas, aeronaves e reformas e ampliações em unidades da segurança, etc.

O novo secretário

O professor Alceu de Oliveira Pinto Junior é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conquistou o título de mestre e doutor em Ciência Juridíca pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde também exerceu a função diretor e coordenador desde 1997.

Integrou a equipe de formulação do Curso de Bacharel em Segurança Pública (primeiro curso da área no Brasil), que formou os oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina de 2000 a 2006.

Coordenou os cursos de Pós-Graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal na Escola do Ministério Público/SC. Também atuou como professor de Direito Penal, Direito Processual Penal; Criminologia, Política Criminal e Didática do Ensino Superior. De 1983 a 1990, foi oficial do Exército Brasileiro.

O novo delegado-geral

Marcos Flávio Ghizzoni Júnior é bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003) e em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1999). Foi assessor do Ministério Público de SC por três anos. Exerceu o cargo de delegado de Polícia Civil em Tubarão, coordenador da Central de Plantão Policial e coordenador da Divisão de Investigações Criminais (DIC), além de diretor da Academia de Polícia Civil de 2012 a 2015. Atualmente, atuava como delegado-geral adjunto da Polícia Civil.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC