Compartilhe


Foto: Paulo Goeth/SES

O Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, irá realizar avaliações em pacientes durante a 20ª Campanha da Semana Nacional da Voz, que começa nesta segunda-feira, 16. O atendimento pela campanha é gratuito e consiste numa avaliação para triagem encaminhamento dos pacientes.

Dez médicos irão atuar para atender 80 pacientes diariamente (40 pela manhã e outros 40 à tarde), com o objetivo de esclarecer a população sobre aspectos e cuidados com os órgãos do aparelho fonador (laringe, faringe, fossas nasais e boca). O atendimento será realizado por médicos do Hospital Celso Ramos, mediante ordem de chegada. A única exceção é quarta-feira, quando o atendimento ocorre apenas no período vespertino.

“A intenção é chamar a atenção da comunidade sobre os cuidados com a voz. As alterações podem significar desde casos simples como uma virose até patologias mais graves”, afirmou o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Celso Ramos, Fábio Duro Zanini. “É muito importante a adesão da direção do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde em eventos da Semana da Voz”, completou.

Semana da Voz

Ações do Dia Mundial da Voz são realizadas sempre no dia 16 de abril. No Brasil, as atividades relacionadas à data começaram em 1999. A partir de 2003, o Dia Mundial da Voz passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, na Europa e Ásia.

O objetivo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial, criadora da campanha, é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem detectar sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A celebração do Dia Mundial da Voz representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br