Fotos: Leticia Wilons / Dive

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, esteve nesta quinta-feira, 23, com prefeitos e profissionais de saúde dos municípios de Itapema, Balneário Camboriú e Joinville para atualização das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Foi assinado o Termo de Compromisso para qualificar as ações de combate, alertar sobre o aumento expressivo do número de focos e também buscar o envolvimento da comunidade. Participaram também o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, e o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário.

Segundo Vicente Caropreso é necessário redobrar a atenção para esta causa. “Além das ações realizadas pelos profissionais da área, há a necessidade da população fazer a sua parte. É um trabalho simples e direcionado que intensifica o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Vírus Zika”, completa o secretário.

Em Itapema, a prefeita Nilza Simas afirma que “agora é o momento de uma divulgação muito forte, com apelo à população para que nos ajude na prevenção do Aedes”. Segundo ela, é necessário fazer contratações para aumentar o número de agentes da dengue para prevenção e monitoramento de focos e visitação nas residências.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, comenta sobre a força tarefa que o município está fazendo. “O que fizemos aqui foi envolver várias secretarias para gestão desse caso, pois o aumento de focos no município é grande e totaliza 15% dos casos registrados no estado. Contamos também com a população, que deve contribuir na fiscalização e prevenção dos focos”, finaliza.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, a região do Litoral sofre a pressão da entrada de turistas e de cargas, apresentando grande risco tanto para a inserção do vetor quanto das doenças transmitidas por ele. 

Já o diretor de Vigilância Epidemiológica da SES, Eduardo Macário, afirma que Itapema sempre chamou a atenção pela aglomeração de pessoas e pelo risco de infestação. “Atualmente, a cidade possui 34 mil imóveis em áreas de infestação. O município tem um bom número de imóveis visitados, mas precisa aumentar a produtividade dos agentes de endemias, contratando mais 26 agentes para atender os parâmetros do programa nacional”.

Em Joinville, a maioria dos focos está concentrada no bairro Boa Vista, na zona leste da cidade.  “Vamos agir com rapidez. Temos duas semanas para trabalhar forte nas escolas e realizar mutirões nas regiões com focos”, garantiu o prefeito de Joinville, Udo Döhler. Ele também determinou a vinculação da sala de situação municipal ao gabinete da prefeitura, para maior controle e acompanhamento das ações.

Para cumprir os parâmetros estabelecidos em portaria pelo Programa Nacional de Combate ao Aedes aegypti, é preciso de um agente para cada mil imóveis em um ciclo de visita que ocorre a cada dois meses. Itapema ainda precisa contratar 26 agentes de controle de endemias, já Balneário Camboriú precisa de 40. Em Joinville o número de agentes está de acordo.

Até o dia 11 de novembro deste ano, foram identificados 9.953 focos do mosquito Aedes aegypti em 142 municípios de Santa Catarina, sendo 322 focos em Itapema, 1.579 em Balneário Camboriú e 243 em Joinville.

Informações adicionais para a imprensa:
Letícia Wilson e Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br

 

 

No próximo sábado, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está preparando uma semana especial para os doadores de sangue. Neste ano o tema da campanha no Estado será “Eu salvo vidas. Doe sangue você também”.

Uma das novidades ocorrerá na sexta-feira, 24, às 15h, no Hemosc de Florianópolis. O doador, Luís Cláudio Soares Rodrigues, fará a doação de número 200, tornando-se um dos maiores doadores do Brasil.

O Hemosc está presente nas cidades de Florianópolis, Lages, Criciúma, Joinville, Joaçaba, Blumenau, Chapecó, Tubarão e Jaraguá do Sul, onde será realizada a programação da semana. O objetivo é valorizar o gesto solidário de doar sangue, que pode ajudar a salvar até três vidas a cada doação.

Mais informações pelos telefones:

- Florianópolis - (48) 3251-9811

- Lages – (49) 3289 - 7011

- Joaçaba – (49) 3527 - 2219

- Chapecó – (49) 3700-6411

- Criciúma – (48) 3444 - 7414

- Blumenau – (47) 3222 - 9800

- Joinville – (47) 3481 - 7413

- Tubarão – (48) 3621 - 2405

- Jaraguá do Sul – (47) 3055 - 0454

Mais informações para a imprensa:
Suelen Costa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99113-6065
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Os hospitais filantrópicos de média e alta complexidade de Santa Catarina ganharão R$ 25 milhões referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC). Liberado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, o recurso foi destinado ao fundo estadual de saúde, que, em seguida, encaminhará o montante aos hospitais filantrópicos do Estado.


Foto: Robson Valverde / SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira, 22, os resultados do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), desde sua implantação em 2005, e anunciou novos serviços para agilizar e aprimorar diagnósticos e o acesso do paciente aos exames. O evento foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

“Com a Telemedicina foi possível realizar exames de eletrocardiograma e dermatologia à distância de forma rápida e sem fila. Os laudos da radiologia podem ser dados à distância e o arquivamento dos exames é online. Além disso, estão sendo introduzidas a tele-espirometria, que é um exame pulmonar realizado de forma simples e importante para o diagnóstico de doenças, e também a tele-eletroencefalografia que registra e analisa a atividade elétrica cerebral por meio de eletrodos colocados na cabeça do paciente”, comemora o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, disse estar muito feliz em estarem avançando a cada mês no desenvolvimento da Telemedicina. “Utilizamos um sistema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no sentido de aliar o serviço que já existe na redução das filas de espera. O paciente é acompanhado pelo médico da família. Na unidade de saúde, ele realiza o exame de telediagnóstico. Há uma comunicação entre o médico da família e o especialista, via teleconsultoria. Quando o paciente vai para o especialista, se necessário, já está com sua avaliação adiantada. Isso é integração com a Atenção Básica”, explica Karin.

Além disso, a Regulação Estadual implantou este ano o sistema Tratamento Fora do Domicílio (TFD) online. “Já aprovamos o TFD online para fora do Estado, que é de responsabilidade da SES. No ano que vem queremos expandir para os TFDs municipais, que é dentro de Santa Catarina”, fala Geller.

Segundo o coordenador geral do STT, professor da UFSC Aldo Von Wangenheim, são 13 anos de trabalho para ter um programa que une baixa, média e alta complexidade. “Muito provavelmente temos um dos poucos programas dessa área com tecnologia altamente avançada. Quando criamos o sistema, entendemos a necessidade de SC atacar a ambulancioterapia e estamos conseguindo. Sistematizamos todo o processo, levando exames importantes para a Atenção Básica, sendo laudado por um especialista à distância e podendo ser tratado no seu município. O paciente pode ter acesso a seu exame pelo celular, via aplicativo STT Meus Exames, graças a essa parceria com a SES”, explica Aldo que ainda finaliza “Se não fosse o apoio da secretaria seria apenas um projeto de pesquisa. Santa Catarina é pioneira na Telemedicina e Telessaúde e podemos nos orgulhar disso”.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8822
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br/ secretariadeestadodasaude@gmail.com


Fotos: Jaqueline Noceti/Secom

O governador Raimundo Colombo visitou, na manhã desta quinta-feira, 23, as obras do Hospital Tereza Ramos, em Lages, que já estão 90% concluídas.  Colombo destacou que, a partir de fevereiro de 2018, a unidade deverá entrar em funcionamento, sendo uma das maiores e mais bem equipadas do estado.

"As obras físicas estão bem adiantadas, e os equipamentos já estão chegando. É importante acelerar este processo para garantir que, em fevereiro do ano que vem, o hospital comece a prestar o serviço à sociedade, porque a estrutura atual está totalmente ocupada", avaliou Colombo.

>>> Mais fotos na galeria

As obras vão praticamente dobrar a capacidade do Hospital Tereza Ramos, com 93 leitos - 30 de UTI - e dez salas de cirurgia. A nova estrutura contará ainda com heliponto e estará ligada ao atual hospital através de uma passarela. Colombo reforçou que obras semelhantes de ampliação de hospitais estão ocorrendo também em Chapecó, no Hospital Regional do Oeste, e em Itajaí, no Marieta Konder Bornhausen.

"São investimentos estratégicos. O momento é de tomar decisões bem pontuais para equipar e contratar pessoas para o atendimento em todas estas estruturas. Com esse sistema em funcionamento, teremos um ganho de qualidade muito significativo tanto no número de pacientes como nos serviços que estas unidades passarão a oferecer", concluiu Colombo.

Leia também:

>>> Governador inaugura obras e recebe homenagem no aniversário de Lages

>>> Na Serra catarinense, governador Colombo recebe título de Cidadão Otaciliense

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo participou de forma ativa das festividades de aniversário dos 251 de Lages, nesta quarta-feira, 22. No Hospital Seara do Bem, referência em pediatria para 91 municípios, o governador inaugurou o bloco de serviços que recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões do Governo do Estado nesta segunda fase de ampliação.

O novo prédio conta com lavandeira, almoxarifado, vestiários, sala de costura e estar de funcionários e médicos. Colombo destacou o princípio de solidariedade que move o hospital, mantido com recursos públicos, doações e trabalhos voluntários. “Esse espírito, esse jeito de fazer e servir as pessoas continua e não pode acabar nunca. Não há dúvida de que a saúde tem melhorado e estamos aqui diante de uma grande conquista”, ressaltou.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua, nesta quinta-feira, 23, a agenda de encontros com prefeitos para intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em Santa Catarina. Desta vez a equipe da SES passará por três municípios do Litoral e do Norte catarinense, todos infestados pelo mosquito. Os encontros iniciarão em Itapema, às 14h, seguindo para Balneário Camboriú às 15h30, e finalizando em Joinville, às 17h30.

O objetivo é buscar o compromisso do gestor municipal, alertando para o aumento expressivo no número de focos e de municípios infestados nessa região. A comitiva contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, e o diretor da Vigilância Epidemiológica (Dive), Eduardo Macário.

O grupo esteve na região Oeste, na última quinta-feira, 16, onde realizou reuniões com prefeitos de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Xaxim – que também estão entre os 61 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti no estado.

Até o dia 11 de novembro deste ano, foram identificados 9.953 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina, em 142 municípios. Esse volume é 53,2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 6.498 focos foram identificados, em 133 municípios. Do total, 61 municípios são considerados infestados, 22% a mais do que o mesmo período de 2016, que registrou 50 municípios nessa condição.

Informações adicionais para a imprensa:
Letícia Wilson e Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança novos aplicativos e redes da Telemedicina nesta quarta-feira, 22, às 13h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Durante o evento serão apresentados os sistemas de referência para agilizar e aprimorar diagnósticos e o acesso do paciente aos exames.

Na ocasião, cinco estandes estarão montados no hall central da Alesc permitindo aos visitantes conhecer um pouco mais sobre a Telemedicina e seus resultados no Estado. O evento é voltado às iniciativas do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT).

ASSUNTO: Lançamento de aplicativos e debate sobre o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde.
QUANDO: quarta-feira, 22/11, às 13h30.
ONDE: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, localizado na Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis/SC.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8822
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br e secretariadeestadodasaude@gmail.com

 

O aniversário de 251 anos de Lages será comemorado nesta quarta-feira, 22, com a inauguração de duas importantes obras para a população do principal município da Serra catarinense. O governador do Estado, Raimundo Colombo, estará presente para entrega do bloco de serviços do Hospital Infantil Seara do Bem, e da pavimentação asfáltica da Avenida Nossa Senhora da Penha, no Bairro Penha, em Lages.

Fundado na década de 1960, o Hospital Seara do Bem tem um novo bloco de serviços, com lavanderia, almoxarifado, vestiários, sala de costura e estar de funcionários e médicos. Foi construído com investimento de R$ 3,8 milhões do Governo do Estado. O hospital já é referência para 90 municípios e, a partir deste investimento, se consolida como um dos mais respeitados do Estado. O hospital atende mensalmente cerca de cinco mil crianças de toda a Serra catarinense com um pronto-atendimento inaugurado em 2012.

A inauguração do bloco de serviço do Hospital Seara do Bem está previsto para as 16h30, com a presença do governador Raimundo Colombo, e secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, e do prefeito Antonio Ceron.

Avenida Nossa Senhora da Penha

No final da tarde, a partir das 17h30, será a vez da inauguração da pavimentação asfáltica da Avenida Nossa Senhora da Penha, no Bairro Penha. Demanda histórica das comunidades dos bairros Penha, São Miguel, Jardim Panorâmico e Vila Mariza, as obras na avenida compreenderam serviços de terraplanagem, drenagem e implantação de rede de esgotos, além do asfalto por um quilômetro de extensão.

Com 24 metros de largura, a avenida foi dotada de calçadas laterais e canteiros e gramados arborizados. A obra teve um investimento de R$ 2,1 milhões do Governo do Estado. “São mais duas obras importantes feitas pelo Governo do Estado em Lages, com investimento de quase R$ 6 milhões, e nada mais justo que possamos entregá-las à população no dia do aniversário da cidade”, destaca o secretário executivo João Alberto Duarte.

Ainda na quarta-feira, o governador será homenageado pela Câmara de Vereadores de Lages em sessão solene, às 18h, no anfiteatro da Escola Godolfin Nunes de Souza, quando recebe a medalha Correia Pinto. Em seguida, será assinado o convênio com o CIASC para implantação de 110 quilômetros de fibra óptica que levará internet para  locais públicos de Lages, com um investimento de R$ 2,6 milhões.

Serviço:
O quê: inauguração do bloco de serviços do Hospital Seara do Bem
Quando: quarta-feira, 22, às 16h
Onde: Hospital Seara do Bem, em Lages

O quê: inauguração da pavimentação asfáltica da Avenida Nossa Senhora da Penha
Quando: quarta-feira, 22, às 17h
Onde: Auditório da Escola Godofin Nunes de Souza, Nossa Senhora da Penha, 290, em Lages

O quê: entrega do Título de Cidadão Otaciliense ao governador
Quando: quarta-feira, 22, às 19h30
Onde: Câmara de Vereadores, em Otacílio Costa

Informações adicionais para Imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
Assessoria de Comunicação
ADR Lages
Fones: (49) 98839-1727 / (48) 99984-3619
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/lages

 

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove nesta quarta-feira, 22, o III Fórum sobre Neurociências aplicadas a Educação e Saúde. Coordenado pelo Centro de Avaliação e Encaminhamento (Cenae) da FCEE, o evento tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde e da educação para que possam entender como o cérebro processa os momentos de ensino, seja acadêmico ou reabilitatório, bem como nos processos avaliativos.

A programação do fórum também contará com o lançamento do livro “Felicidade do Pediatra da Inovação: a bela história da neuropatia que completa 80 anos”, no qual o médico e ex-presidente da FCEE Álvaro José de Oliveira conta sua trajetória profissional e de vida. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online.

Direcionado a fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas, médicos, pedagogos e professores, o fórum será realizado no auditório da FCEE, em São José, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 17h30 e será ministrado pela psicopedagoga Taís Cibotto, que irá abordar os temas “Como o cérebro aprende?", "Desenvolvimento das funções executivas", "O que são as funções executivas e como se desenvolvem?” e “Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e comorbidades”.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no edital ou na página de Cursos e Capacitações do site da FCEE.

Serviço 
O quê: III Fórum sobre Neurociências aplicadas a Educação e Saúde
Quando: 22/11/2017
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 17h30
Local: Auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial
Onde: Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 - Bairro Nossa Senhora do Rosário - São José

Informações adicionais para a imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Educação Especial - FCCE
E-mail: imprensa@fcee.sc.gov.br
Fone: (48) 3381-1693 / 99115-8918
Site: www.fcee.sc.gov.br